Geral

Um desfile de sabores, aromas e criatividade

Primeiro corso alegórico da Fenavindima levou para a Rua Borges de Medeiros a rica cultura trazida pelos imigrantes italianos, a uva, o vinho, a polenta e a maneira simples e alegre de levar a vida dos moradores do interior da cidade

As comemorações em torno da colheita da uva foram oficialmente abertas pouco antes das 18h do dia 19 de fevereiro em Flores da Cunha. Debaixo de chuva iniciou a 12ª Festa Nacional da Vindima. Entre as autoridades, além do prefeito Ernani Heberle (PDT), o deputado Pepe Vargas (PT) representou a Câmara Federal e, o deputado estadual Alceu Barbosa Velho (PDT), substituiu o presidente da Assembleia, Adão Villaverde (PT). O governador Tarso Genro (PT) não compareceu.

Após as disputas das finais dos Jogos de Colônia, os convidados se acomodaram no espaço reservado aos shows da Festa. A primeira a falar foi a presidente da 12ª edição, empresária Cristiane Passarin. Citando números previstos para esta safra, tanto na colheita de uvas (80 milhões de quilos) quanto na produção de vinhos (100 milhões de litros), ela ressaltou que a proposta foi a de organizar um evento para todos se divertirem. “Sintam-se em casa. Nossa principal atração é a colheita da uva. Prestigiem e levem os turistas”, sintetizou Cristiane.

O presidente da Associação Comunitária Fenavindima, Sérgio Dal’Alba, frisou que nos dias que antecederam a abertura do evento os organizadores “comeram, beberam e dormiram pensando na Festa”. “A Festa está acontecendo porque esta administração não teve medo de arregaçar as mangas”, desabafou Dal’Alba. O deputado estadual caxiense Barbosa Velho pediu desculpas pela ausência do presidente da Assembleia, “integrado às questões do vinho”, que acompanhou o governador a São Borja durante interiorização do governo e lançamento das comemorações dos 50 anos da Campanha da Legalidade. Além do pededista, estiveram presentes os deputados Gilmar Sossella (PDT) e Miki Breier (PSB).

A celebração da cultura de um povo foi o foco das palavras de Pepe Vargas. Ele enfatizou a necessidade da união das entidades representativas do setor vitivinícola para conquistar avanços ainda maiores nas políticas para o setor. Acompanhado no evento dos também deputados federais Assis Melo (PCdoB) e Luiz Stédile (PSB), ele citou a experiência à frente de quatro Festas Nacionais da Uva – foi prefeito de Caxias do Sul em dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004). “Nossas festas são feitas graças ao trabalho de centenas de anônimos”, destacou.

O prefeito Ernani lembrou do momento festivo e realçou a ação das pessoas que viabilizaram a realização da Fenavindima. “A Cristiane e o Sérgio foram os primeiros a encontrarem dificuldades: falta de verbas. Patrocinadores tradicionais não estão presentes. Agradeço a todos que trabalharam gratuitamente”, discursou. Às vinícolas integrantes da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), Heberle fez um agradecimento especial por apostarem no evento: “Essas empresas terão o destaque que merecem no enoturismo”.

Sobre o título de Maior Produtor de Vinhos do País, o prefeito florense fez questão de dizer que o município quer apenas “ocupar um espaço que é nosso; queremos ser uma alternativa turística na região”. Após os discursos, e acompanhado das soberanas Elisa Giani Toigo, Ariane Schiavenin e Duana Nesello, Heberle participou do desenlace da fita na entrada dos pavilhões. Uma breve caminhada pelos estandes foi finalizada com um brinde com espumantes.

Público
O primeiro final de semana da Festa Nacional da Vindima contabilizou mais de 21 mil visitantes. Somente no Parque foram 11.723 pessoas – outras 10 mil compareceram ao primeiro desfile alegórico. Além da exposição de uvas, o público pode conferir nos pavilhões uma vila típica com igreja e coreto, espaço das vinícolas, degustação de uvas e os estandes que apresentam um pouco da força do município. Uma das novidades desta 12ª edição é o Wine Bar, espaço alternativo em frente aos pavilhões para quem deseja degustar vinhos ou espumantes. Outra é o 1º Festival do Menarosto e da Comida Colonial, realizado em sete restaurantes da cidade. A Fenavindima acontece até o dia 13 de março, sempre nas sextas, sábados e domingos, com o tema A Comida Colonial e a Alta Gastronomia no Maior Produtor de Vinhos do País.


Brinde oficial no espaço da Associação dos Produtores de Vinhos dos Altons Montes.
 

Mato Perso é a grande campeã dos Jogos de Colônia

Além de disputar as provas visando um troféu, os participantes dos Jogos de Colônia da 12ª Festa Nacional da Vindima se divertiram para valer na tarde do dia 19 de fevereiro. Em meio à chuva e ao sol, que por hora apareceu entre nuvens no Parque da Vindima Elóy Kunz, foram realizadas as etapas finais das provas relacionadas com o dia a dia dos moradores do interior de Flores da Cunha.
A comunidade mais premiada foi a de Mato Perso, com 12 troféus, incluindo o de Torcida Mais Animada (como prêmio levou uma caixa de vinho). Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram as localidades de Travessão Alfredo Chaves e São Gotardo.

Os Jogos foram disputados em 11 modalidades, com tarefas individuais, em duplas ou por equipes. O objetivo de divulgar a área rural do município, acredita o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Lisboa, foi alcançado e somado à integração dos moradores. As provas: arremesso de queijo (feminino e masculino), fazer bigoli, cabo de guerra (feminino e masculino), esmagar uvas com os pés, plantar milho (feminino e masculino), transportar e travezar vinho, debulhar milho, corrida de carriola, revezamento de salame, lançamento de ovo (feminino e masculino) e jogo de cartas (briscola e trisete).

Resultados finais dos Jogos de Colônia
Arremesso de queijo – feminino
1ª Salete Berti – São João
2ª Erenita Lorenzet – Mato Perso (São Tiago)
3ª Maura – São Vitor

Arremesso de queijo – masculino
1º César Zamboni – Mato Perso
2º Flávio Verza – São Gotardo
3º Mateus Detoni – Fulina

Fazer bigoli
1º Felipe Grando e Maria Inês Cecatto – Mato Perso (Santa Juliana)
2º Dilmar Doro e Salete – Nova Roma
3º Leira e Martinho – São João

Cabo de guerra – feminino
1ª Angela Zamboni, Maria Inês Cecatto, Vilma Gaio, Erenita Lorenzet e Maria Lurdes Gaio – Mato Perso (Santa Juliana)
2ª Ivete Berti, Salete Berti, Vitalina Rech, Rosane Rech e Helena Bertin – Travessão Gavioli
3ª Marisa Rigo, Teresinha Sandi, Lurdes Ceconello, Antonieta Cavalli e Rosangela – São Gotardo

Cabo de guerra – masculino
1º Jaquel Zamboni, Ivan Zili, Fabiano Isoton, Cesar Zamboni e Felipe Grando – Mato Perso (Santa Juliana)
2º Rafael Posso, Ademir Barcaro, Rouglan Barcaro, Jucelino Zitolie e Caetano Posso – Parque dos Pinheiros
3º Renato Onzi, Ivanor Rigo, Nilton Primo, Valdecir Berti e Justino Cemin – São Gotardo

Esmagar uvas com os pés
1º Lurdes e Orildo – São Vitor
2º Salete e Nadil – Travessão Gavioli
3º Giovani Eberle e Dominique Girelli – Monte Belo

Plantar milho – feminino
1ª Ivete Zanella – São Pedro
2ª Maria Inês Cecato – Mato Perso (Santa Juliana)
3ª Arlete Boz Tronco – Travessão Alfredo Chaves

Plantar milho – masculino
1º Jair Lovison – Mato Perso (São Vítor)
2º Zair Molon – Otávio Rocha
3º Eloir Granzoto – Travessão Alfredo Chaves

Transportar e travezar vinho
1º Angélica e Ademir Scortegagna – Travessão Alfredo Chaves
2º Leira e Martinho – São João
3º Jaquiel Zamboni e Erenita Lorenzet – Mato Perso (São Tiago)

Debulhar milho

1º Osmar Rigo – São Gotardo
2º Ademir Scortegagna – Travessão Alfredo Chaves
3º Luis – São Vitor

Corrida de carriola
1º Mateus Dettoni e Delvira Pastisselli – Nova Roma
2º Eloir e Lais – São Vitor
3º Giovane e Carine Eberle – São João

Revezamento de salame
1º Eloir, Lais, Fabiano e Higor – São Vitor
2º Jair Lovison, Bruno Balbinot, Alex Gaspareto e Francine Gaio – Mato Perso (Santa Juliana)
3º Francine Vanin, André Rigo, Ivanor Rigo e Lurdes Ceconello – São Gotardo

Lançamento de ovo – feminino
1ª Maria de Lourdes e Erenita Lorenzett – Mato Perso (Santa Juliana)
2ª Roberta e Isabel – São Gotardo
3ª Luana Tonello e Angélica Scortegagna – Travessão Alfredo Chaves

Lançamento de ovo – masculino
1º Sidnei Bombardelli e Tiago Molon – Otávio Rocha (Travessão Carvalho)
2º Luiz e Jaime – São João
3º Elton Bergozza e Ademir Scortegagna – Travessão Alfredo Chaves

Jogo de cartas – briscola
1º Henrique Molon e Rafael Stangherlin – Otávio Rocha
2º Nominato Carraro e Valmor Zanela – Nova Roma
3º Nelson Mussoi e Felipe Cecatto – Mato Perso (Santa Juliana)

Jogo de cartas – trisete
1º Itacir Frigotto e Luis Brunetto – Travessão Alfredo Chaves
2º Belmiro Valente e Delacir Mascarello – São João
3º Nei Rigo e Geraldo Rigo – São Gotardo

Resultados por comunidades
12 troféus – Mato Perso (6 primeiros lugares, 3 segundos, 2 terceiros e Torcida Mais Animada)
7 troféus – Travessão Alfredo Chaves (2 primeiros lugares, 1 segundo e 4 terceiros)
7 troféus – São Gotardo (1 primeiro lugar, 2 segundos e 4 terceiros)
6 troféus – São João (1 primeiro lugar, 3 segundos e 2 terceiros)
5 troféus – São Vitor (2 primeiros lugares, 1 segundos e 2 terceiros)
3 troféus – Otávio Rocha (2 primeiros lugares e 1 segundo)
3 troféus – Nova Roma (1 primeiro lugar e 2 segundos)
2 troféus – Travessão Gavioli (2 segundos lugares)
1 troféu – São Pedro (1 primeiro lugar)
1 troféu – Parque dos Pinheiros (1 segundo lugar)
1 troféu – Monte Belo (1 terceiro lugar)
1 troféu – Fulina (1 terceiro lugar)


Vencedores da Exposição de Uvas
A 12ª Festa Nacional da Vindima premiou os 20 melhores cachos da Exposição de Uvas. Os vencedores foram selecionados entre dezenas de variedades de uvas inscritas por 303 agricultores de Flores da Cunha e Nova Pádua. O prêmio para cada um será uma viagem técnica ao Chile na segunda quinzena de março, quando ainda poderão conferir a vindima no país vizinho. A grande atração foi o cacho de uva da variedade Benitaka com 4,125 kg, inscrita pelo agricultor Carlos Alberto Tomazzoni.
A avaliação foi feita por uma comissão técnica e a divulgação do resultado ocorreu no sábado, dia 19, na presença de parte dos produtores vencedores. A rotina da colheita impediu que alguns participassem do ato. Confira os vencedores abaixo.

Variedade Isabel
1º lugar – Ana Maria P. Rizzotto / 2º lugar – Juliano Bedin / 3º lugar – Francisco Schiavenin / 4º lugar – Valcir Guaresi / 5º lugar – Nilto Rizzotto / 6º lugar – Martinho Stuani / 7º lugar – Ilso V. Stuani
Variedade Bordô
1º lugar – Tiago Casagranda / 2º lugar – Ivo Mascarello / 3º lugar – Danilo A. Rufatto / 4º lugar – Nilto Rizzotto / 5º lugar – Caetano Demoliner

Variedade Niágara Branca
1º lugar – Paulo Casagranda e 2º lugar – Valdemar Fortunatti Variedade Niágara Rosada
1º lugar – Paulo Casagranda e 2º lugar – Carlos A. Tomazzoni Variedade Cabernet Sauvignon
1º lugar – Josemar Giacomin e 2º lugar – Morgana Molon Conjunto de Variedades
1º lugar – Nelso Slaviero e 2º lugar – Tranquilo Slaviero

Ricardo Tomazzoni, filho de Carlos Alberto, que recebeu destaque no concurso.
(Foto / Cáren Cristine Dal Más / Divulgação)

Degustando uvas com a princesa
Quem visitou a 12ª Festa Nacional da Vindima no primeiro final de semana teve a oportunidade de participar de cursos gratuitos de degustação de vinhos e de uvas. O curso sobre uvas é ministrado por uma das princesas da festa, a enólogo Ariane Schiavenin. Já os cursos gratuitos de degustação de vinhos são conduzidos pelo diretor-executivo da Agavi, Darci Dani.
 

 

Programação

Curso gratuito de degustação de uvas
Dias: 26 de fevereiro, 6 e 12 de março
Horário: 14 horas
Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF (Parque da Vindima Eloy Kunz)
Como se inscrever: Secretaria de Turismo – 54 3292.1722 Ramal 217 ou no local.

Curso gratuito de degustação de vinhos
Dia 5 de março, às 14 horas
25 de fevereiro e 11 de março, às 19 horas
Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF (Parque da Vindima Eloy Kunz)
Como se inscrever: Agavi – 54 3292.1184 ou no local.
 

Um desfile autêntico e criativo

Autenticidade, beleza e cultura estão entre as palavras que definem o corso alegórico da Festa Nacional da Vindima. O primeiro desfile aconteceu no domingo, dia 20, e contou, segundo a organização, com a presença de cerca de 10 mil pessoas. A apresentação estava prevista para acontecer no sábado à noite, mas teve que ser transferida devido ao mau tempo. Cerca de 400 figurantes, de 12 comunidades do município, participaram do desfile que conta com 20 alegorias. O próximo corso acontece neste domingo, dia 27, às 16h.

O início
Domingo, dia 20, 16h. Sentados no cordão da calçada ou em pé, o público que aguardava o início do primeiro desfile de carros alegórico se deliciava com uvas geladinhas oferecidas pela comunidade de São Vitor. Era o indício de que em pouco tempo o espetáculo, tão prometido pela organização da festa, iria iniciar. A expectativa maior era para o desfile noturno, mas, como não aconteceu, o público não deixou de comparecer ao Centro da cidade.

O tempo foi passando. Depois de alguns minutos, eis que surge a primeira alegoria: um grupo de pessoas trazendo consigo a alegria e a simplicidade dos descendentes de imigrantes. Era o grupo de teatro ‘Sempre Amigos’, do Travessão Gavioli (leia mais abaixo). Cantando e dançando, eles procuravam fazer com que o público, mesmo que ainda um tanto tímido, se divertisse e se alegrasse para aguardar as apresentações que estavam por vir.

 

 
O primeiro grande carro a aparecer anunciava que o desfile apresentaria a rica cultura trazida pelos imigrantes italianos. A partir dos provérbios em talian “In colónia se laora e se core, ma de fame no se more” (Na colônia se trabalha e se corre, mas de fome não se morre) e “Quando el diàvolo nol pol venire lu manda el secretario” (Quando o diabo não pode vir ele envia o secretário) um grande boneco representando a lenda do Sanguanel desceu a Borges. Depois foi a vez do carro que demonstrava a caça, a pesca e o menarosto, prato típico de Flores da Cunha e que teve transformações em sua composição ao longo dos anos. Logo em seguida, como não poderia deixar de ser, a comunidade de Mato Perso, que se promove através deste delicioso prato, mostrou todas as etapas do preparo da polenta e como ela é apreciada pelos moradores locais: junto a um bom salame e queijo. Após, vieram as alegorias que apresentavam desde o trigo até o pão. Detalhe: todas essas delícias não ficaram somente como ilustrações em cima das alegorias. Figurantes distribuíam esses produtos aos visitantes e comunidade, fazendo com que houvesse uma interação entre todos.

O desfile teve sequência através do artesanato, da alta gastronomia, da fé, da uva, do vinho, das malhas e dos móveis e da História do Galo. As embaixatrizes também se apresentaram. Ao final, aguardadas pelo público, as soberanas da festa, a rainha Elisa Giani Toigo e as princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello apareceram em um carro decorado com grandes cachos de uvas apresentando o tema “A Vindima”.

Alegria contagiante
Os primeiros a pisarem na Borges não passaram desapercebidos. O grupo de teatro ‘Sempre Amigos’, do Travessão Gavioli, animou a todos. Estavam em 40 pessoas, mas dois deles arrancavam risos de todos: Nadil Lidoni, com sua carroça, e Lindomar Schiavenin, com uma cariola (carrinho de mão). Ambos cantavam e faziam palhaçadas. Uma prova de que não é preciso muito para encantar as pessoas.

O grupo de teatro ‘Sempre Amigos’ surgiu em 1980, segundo sua coordenador, Ivete Berti. É formado por pessoas que residem no Travessão Gavioli (região de São Valentin), em Flores da Cunha, e por moradores de Caxias do Sul. O grupo costuma se apresentar nos desfiles da Festa da Uva e na comunidade de Ana Rech, em Caxias.
 
Lindomar Schiavenin, um dos figuantes do desfile.
 
Programação para o segundo final de semana
Sexta - 25/02
Exposição Fotográfica Gerações da Família Boff, de Sabrina Boff - Palco Interno.
19h - Curso Gratuito de Degustação de Vinhos. Local Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Inscrições: AGAVI 3292.1184 ou no local
20h - Banda De Puta Madre
21h - Banda Hábitos Groove

Sábado - 26/02
8h30min às 11h - Programa Super Sábado Especial Rádio Gaúcha com os jornalistas Wianey Carlet e Gabrieli Chanas - ao vivo direto do Parque da Vindima
14h - Curso Gratuito de Degustação de Uvas
16h - Exibição de Filmes da Série Vindima da Imagem e Astro, Festival de Cinema Estudantil. Local: Auditório da Escola de Gastronomia UCS/ICIF
17h - Coral Santa Juliana - Palco Interno
18h - Peça Teatral Sete Pecados, com Gutto Basso e Júlio Saraiva - Palco Interno
21h - Pedro Ernesto Denardin e Banda Show dos Esportes - Palco Principal

Domingo - 27/02

17h - Maicon Passarin - Palco Principal
19h – Os Serranos

  Abaixo, da esquerda para a direita:
- Desenlace da fita contou com a presença de autoridades e soberanas da festa.
- Comunidade de Mato Perso levou 12 troféus para casa, incluindo o de torcida mais animada.
- Simbolizando o 'Trigo' alegoria mostrou a produção de pão.
- 'Polenta, Queijo e Salame' no carro de Mato Perso.
 

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário