Geral

Um cenário que muita gente não conhece

Último encontro do Ciclo de Palestras ocorrerá no dia 27 e abordará Flores da Cunha perante fatos históricos

Na próxima segunda-feira, dia 27, encerram os encontros do 9º Ciclo de Palestras promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, por meio do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e da Associação dos Amigos do Museu. Este último encontro acontece às 19h no Espaço Cultural São José e será conduzido pela professora Gissely Lovatto Vailatti com o tema O Cenário do município de Flores da Cunha perante revoluções, guerras e golpes militares.

A palestra será o fechamento dos assuntos abordados nos encontros anteriores, direcionando-os para os reflexos vivenciados no município de Flores da Cunha. Dentre os tópicos, os participantes terão uma explanação sobre fatos ocorridos entre os anos de 1893 e 1985. Segundo a palestrante, acontecerá uma contextualização histórica por meio de fotografias, documentos e depoimentos, que são fontes de pesquisa para aqueles que se interessam em aprofundar os estudos. “Por tratar-se de assuntos contemporâneos e experiências ou lembranças de pessoas que convivem em nosso meio, a proposta é que aconteça um momento interativo, onde os relatos dos presentes possam fomentar memórias que precisam e devem ser preservadas”, antecipa Gissely.

A professora é licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e integra o quadro de professores da rede municipal de Flores da Cunha. Atualmente, é coordenadora pedagógica dos turnos da manhã e da tarde da Escola Municipal 1º de Maio. Autora e co-autora de obras e artigos sobre a história do município, foi coordenadora do Museu e Arquivo Histórico entre 1999 e 2006; coordenadora do Arquivo Histórico em 2007; orientadora e roteirista de documentários produzidos pelo Núcleo de Produção Audiovisual (NPAV) em 2007 e 2008; pesquisadora do projeto Resgate Histórico das Comunidades da prefeitura entre 2009 e 2012; idealizadora e fundadora da Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi; sócia fundadora da Associação dos Amigos de Sospirolo (gemellaggio com Flores da Cunha); e vice-presidente do Circolo Vicentino de Flores da Cunha.

A entrada para o Ciclo é gratuita. A atividade tem apoio da Vitrine Propaganda e Marketing, Gráfica G4, Sistema Estadual de Museus e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Professora e historiadora Gissely Lovatto Vailatti. - VALTER BEBBER/DIVULGAÇÃO
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário