Geral

15/02/2020 - 18:00

Um bom carteado e uma partida de bocha

Os jogos de bodega estarão presentes no pavilhão principal para quem quiser conhecer e participar

Briscola, trisete, quatrilho e o jogo da mora. Quem nunca parou para ficar vendo e tentando entender esses jogos? E tem ainda o jogo de bochas, que consiste em quem atingir a bocha mais perto do bolim ganha. 
Se você tem curiosidade para saber mais sobre esses jogos e também jogar, a Fenavindima terá um espaço especial, a bodega. Além das brincadeiras, o pequeno armazém de antigamente, os chamados ‘secos e molhados’, terá vendas de produtos e bebidas. “Um carteado sem vinho, não é carteado”, ressalta o presidente da festa Darci Dani.  
Conforme ele, o espaço da bodega será de descontração. “Teremos a participação das comunidades que estarão jogando e também interagindo com os visitantes, explicando como funcionam esses jogos”, informa. O jogo do cepo também ocorrerá concomitantemente. Este terá competição. São oito equipes com oito pessoas cada. Os jogos ocorrem durante a festa, no Parque da Vindima, junto ao bosque. “Quem quiser assistir e também jogar será muito bem-vindo”, informa o diretor do Departamento de Esportes, Antônio Inglês. 
Na bodega, que terá diversos artefatos antigos, terá a venda do vinho de garrafão, da cachaça, além dos doces de antigamente, como maria-mole, sorvete seco, gomas e balas. Os valores variam de R$ 0,20 a R$ 3. “Queremos relembrar esse aspecto que é ainda tão forte. E, além disso, vamos ter o jogo dos cavalinhos, onde terá muitos brindes”, adiantam as responsáveis pelo projeto e decoração da Fenavindima, Renata Trentin e Vivian Schiavenin. 
Outra forma de relembrar a cultura é através do coreto. Para quem não conhece, o coreto é uma cobertura, situada ao ar livre, em praças e jardins, para abrigar bandas musicais. Na Fenavindima ele estará dentro do pavilhão e será utilizado por grupos culturais italianos.

Por Gabriela Fiorio - gabriela@jornaloflorense.com.br

Compartilhe esta notícia:
 - Gabriela Fiorio

Outras Notícias:

Nenhum Comentário

Deixe o Seu Comentário

Copyrights © 2021 Todos os direitos reservados por Jornal O Florense.