Geral

UCS terá MBA em Sommellerie

Curso será em parceria com a Fisar e tem previsão para iniciar em 2013

Qualificar as pessoas que estão em busca de mais informações sobre o universo dos vinhos e certificar quem é profissional e procura por uma especialização. Esse é o objetivo do MBA em Sommellerie – Cultura, Gestão e Serviço do Vinho, que a Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a Federazione Italiana Sommelier, Albergatori, Ristoratori (Fisar) oferece a partir de 2013. As inscrições serão abertas no início do próximo ano e a previsão é de que as aulas comecem em maio.

Segundo os professores coordenadores do MBA, doutora Ivanira Falcade (UCS) e doutor Roberto Rabachino (Fisar), o curso terá 600 horas/aula e será dividido em módulos concentrados em uma semana, em horário integral, todos os dias. As aulas abrangerão outras áreas do conhecimento, além daquelas que hoje são oferecidas pela Fisar em seus cursos de Sommelier Internacional Básico (60 horas) e Sommelier Profissional (nove módulos com total de 400 horas), ministrados na Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, desde 2004 – onde já foram certificados 1.048 sommeliers com Formação Básica e 24 sommeliers profissionais. “Este é mais um curso que a UCS e a Fisar oferecem à comunidade para atender às exigências do mercado nacional e para certificar em nível universitário a profissionalização daqueles que já estão no mundo do vinho”, destacam os coordenadores.

Entre as disciplinas que farão parte do MBA estão Geografia da Viticultura, Viticultura, Enologia, Gestão do Negócio do Vinho, Novas Fronteiras Enológicas do Mundo e Educação ao Consumo do Vinho. O módulo de Juiz Internacional do Vinho também fará parte da grade, além de visitas técnicas a vinícolas. “Haverá destaque especial aos nossos vinhos, contemplando vinícolas da Serra Gaúcha, a mais tradicional região produtora de vinho do Brasil, entre outras áreas vitícolas do país que alcançaram níveis qualitativos mais elevados”, explica Ivanira. No curso serão degustados vinhos de diferentes regiões vitivinícolas do mundo que, por motivos éticos, lembra Rabachino, serão de empresas que não tenham seu produto à venda no Brasil.

Os cursos na área da sommelllerie têm como enfoque o vinho de diversas regiões vitivinícolas do mundo. Além de ensinar a degustação e sua análise sensorial, ocupa-se com as técnicas do serviço e conservação da bebida, dando importância para a harmonização com a gastronomia. Quem fez os cursos da Fisar e for graduado poderá propor o aproveitamento dos módulos quando ingressar no MBA, como informa Rabachino, presidente da Fisar Internacional. O Sommellerie – Cultura, Gestão e Serviço do Vinho terá a realização de um módulo no Exterior, com duração aproximada de 10 dias, cujo destino será definido a cada nova turma.
No final do curso o estudante passará por um exame escrito e oral, teórico e prático.

As aulas ocorrerão na Escola de Gastronomia de Flores da Cunha. Os cursos de extensão Sommelier Internacional Básico e Profissional, ministrados em parceria UCS/Fisar, com certificação internacional, continuam sendo oferecidos. Informações pelo e-mail gastronomia@ucs.br ou pelo telefone (54) 3292.1188.


Professor Roberto Rabachino. - Fabiano Provin
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário