UCS e Centro Empresarial lançam segunda turma em Viticultura e Enologia
“Nós precisamos fazer com que todo brasileiro conheça um pouco mais de vinho”. Essa frase é do presidente do Centro Empresarial de Flores da Cunha, Gilberto Boscatto. A entidade é parceira da Universidade de Caxias do Sul (UCS) na promoção do curso de Viticultura e Enologia. Na noite desta segunda-feira (5), um evento pautou a importância de propagar a cultura do vinho por todos os cantos do Brasil, tendo como instrumento a formação superior que inicia sua segunda turma no dia 26.
— Nós começamos a consumir vinho há 150 anos. Não é nada comparado com a Europa. Mas acredito que temos que nos dedicar aos produtos bons que nós já temos e continuar trabalhando, pois temos um mercado muito grande — afirmou Boscatto.
Para o representante da UCS, Marcelo Faoro, a parceria da Universidade com o Centro Empresarial já apresenta resultados no que se refere a contribuição no mercado do vinho na região de Flores da Cunha. Desde 1994, o município ostenta o título de Maior produtor de vinhos do país. Essa história e cultura foi um dos motivos para escolher a cidade para ser sede do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia.
— Em 2004, iniciamos o curso de Sommelier. Agora, em 2023, começamos esse curso superior (Viticultura e Enologia) com turmas fechadas. Abrimos vagas uma vez por ano. Um dos motivos é que temos duas vinificações e são poucas escolas enológicas que colocam a mão na massa — explicou o professor e diretor da Escola de Gastronomia da UCS, Mauro Cingolani.
A primeira turma tem 13 alunos e a segunda poderá ter até 30 estudantes, que, segundo a professora e coordenadora do curso, Bruna Dechery, terão uma formação de qualidade, voltada ao setor da uva e do vinho.
— Nós estamos na cidade que mais produz vinho no Brasil, com quase 200 vinícolas. E esse produtor, para se especializar precisa ir a outra cidade. Precisa morar em outra cidade ou ter um alto custo de deslocamento. Isso dificulta e atrasa o desenvolvimento desse segmento. Então, a universidade percebendo esses obstáculos, passou a oferecer o curso (Viticultura e Enologia). Em termos de estrutura, equipe de professores, estamos oferecendo uma grade curricular condizente com as necessidades desta região (de Flores). O profissional vai saber fazer vinho e gerenciar e ampliar o seu negócio. Além de criar outras condições de trabalho, olhando também para o enoturismo — destacou Bruna.
Sobre o curso
A Universidade de Caxias do Sul oferece desde 2023, com o apoio do Centro Empresarial, o curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, com aulas em Flores da Cunha e em Caxias do Sul. Essa graduação tem caráter exclusivo devido à sua formatação e conteúdo proporcionado.
O vestibular para 2024 está com inscrições abertas através do link: https://www.ucs.br/viticultura-e-enologia com provas on-line.
O período do curso é de um ano e meio, com carga horária de 2,4 mil horas, mais atividades complementares. Previsão para início das aulas em 26 de de agosto. Como diferencial, os alunos terão formação com ênfase para potencialização de um profissional empreendedor e inovador, de modo que possam impulsionar o segmento em todos os seus âmbitos: técnico, enoturístico, geográfico e enogastronômico.
Detalhes e valores podem ser conferidos no site ou por meio do telefone e What'sApp: (54)99702-4359 com Claudia.
A capacitação tem o apoio do Centro Empresarial de Flores da Cunha, através da Câmara Setorial de Vinhos da entidade. Associados CE possuem desconto de 5%
0 Comentários