Geral

Tudo acaba em pizza!

Neste sábado, dia 10 de julho, é celebrado um dos principais pratos típicos da Itália

Se dependesse da vontade de muitos, todo dia seria dia dela. Mas desde 1985, a pizza tem uma data específica: 10 de julho, o dia em que um concurso estadual em São Paulo elegeu as 10 melhores receitas dos sabores mussarela e marguerita. No entanto, a origem da data e de um dos pratos preferidos dos brasileiros é muito mais antiga e bem longe do território nacional. 
Quase um século antes, no mesmo dia 10 de julho, só que no ano de 1989, na Itália, o rei Humberto I e sua esposa, a rainha Margherita, provaram pela primeira vez a pizza que remetia às cores da bandeira do país pela primeira vez. A receita foi elaborada por Rafaelle Esposito, em Nápoles, e recheada com mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem a um dos mais conhecidos sabores de pizza.
Embora quase todos pensem que o prato é uma invenção italiana, os egípcios foram os pioneiros na criação de massas à base de farinha de trigo e água, enquanto babilônios, gregos e hebreus também assavam massas parecidas em fornos rústicos ou tijolos quentes. A pizza no formato em disco, como conhecemos hoje, é sim oriunda da Itália, surgida no século XVI, quando o tomate foi introduzido na culinária europeia.
Considerada um alimento dos pobres, a pizza era preparada com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. Ela foi trazida por imigrantes italianos para a América no começo do século XX: a primeira pizzaria dos Estados Unidos data do ano de 1905, enquanto a cantina Santa Genoveva foi a pioneira no Brasil, em 1910, inaugurada no bairro do Brás, na cidade de São Paulo, considerada a capital brasileira da pizza.
Independente de onde surgiu, a verdade é que o prato é amado no mundo inteiro. Para celebrar o dia dela, o Jornal O Florense separou curiosidades sobre a pizza e uma receita que vai te dar água na boca. Que tal aproveitar o sábado se deliciando com o seu sabor preferido? Boas opções de pizza são o que não faltam na cidade. Bom apetite! 

Curiosidades

A origem da expressão “Tudo acaba em pizza”
Segundo a lenda, a história remonta à década de 50. Os diretores da Sociedade Esportiva Palmeiras, clube com forte ligação italiana – até a Segunda Guerra Mundial, se chamava Palestra Itália –, foram comer em uma pizzaria após uma calorosa briga. Muitos cálices de vinho e fatias de pizza depois, eles deixaram a confusão para trás, sem maiores consequências. Desde então, adotou-se a expressão, que significa algo que parte do nada e chega a lugar nenhum.

Fonte de felicidade
Em 2019, uma pesquisa realizada por ocasião do “Dia Internacional da Felicidade”, celebrado no dia 20 de março, revelou que a pizza é uma das maiores fontes de felicidade para os italianos. De acordo com 42% dos italianos, o alimento é o prato que mais deixa as pessoas alegres, informou o estudo feito pela Deliveroo.

Uma de calabresa, por favor
Segundo estimativas da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, existem atualmente pouco mais de 40 mil pizzarias, formais e informais no país. O Brasil ocupa o segundo lugar de maior consumidor de pizza, perdendo apenas para os Estados Unidos. A pesquisa aponta, também, que o sabor preferido entre os brasileiros continua sendo a pizza de calabresa.

Um sabor por região
As pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região brasileira. Na Bahia, por exemplo, a Companhia da Pizza serve pizzas de rapadura. Em Curitiba, o Avenida Paulista Pizza Bar oferece a seus clientes uma versão coberta com farofa crocante, sorvete de creme e até pétalas de rosas. Em Manaus, ingredientes como tucumã e cupuaçu entram na composição, e em Porto Alegre não poderia faltar a pizza de picanha.

Pizza combina com ketchup?
Em algumas pizzarias mais tradicionais, o ketchup não está presente nas mesas. Isso porque, de acordo com seus proprietários, a pizza seria servida como na Itália, onde não se come pizza com ketchup. Diante dessa polêmica, a empresa Heinz, famosa fabricante de ketchup e mostarda elaborou em 2018 uma pesquisa para saber se os consumidores aprovam a combinação entre pizza e ketchup. Entre os participantes da pesquisa, 63% são a favor da união entre pizza e ketchup, enquanto 37% votaram contra.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário