Transporte universitário passa por turbulências
Estudantes reclamam da superlotação nos ônibus do Expresso Caxiense que partem de Flores da Cunha com destino a instituições de Caxias do Sul
Desde o dia 22 de fevereiro mais de 1,3 mil estudantes universitários de Flores da Cunha que utilizam o transporte intermunicipal gratuito pago pela prefeitura passam por apertos, literalmente. Com a volta às aulas, esses alunos reclamam da superlotação dos ônibus, que estão indo e vindo com os bancos e corredores cheios. “Além da lotação, alguns cartões da bilhetagem eletrônica deram problema, o que acabou atrasando tudo. Acredito que o número de alunos aumentou e o itinerário continua o mesmo. Já fui e voltei apertado e de pé no corredor diversas vezes neste início de semestre”, admite um dos usuários, de 22 anos, estudante de Ciências da Computação na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e que usa o serviço quatro vezes por semana.
De acordo com o Departamento de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, mesmo com o início do semestre, muitos alunos ainda estão realizando o cadastro, e com isso acabaram não sendo contabilizados nem pela prefeitura, tampouco pelo Expresso Caxiense por meio da bilhetagem eletrônica, porém, utilizaram o serviço comprando as passagens na hora. Na última sexta-feira, dia 26, eram 1.215 alunos cadastrados, número que saltou para 1.340 até a tarde de quarta-feira, dia 2 de março. No período letivo do ano passado mais de 1,4 mil alunos utilizaram o serviço. Para quem ainda não fez o cadastro do transporte, ele segue até o dia 11 de março.
Outra estudante, de 18 anos, aponta que em alguns dias houve confusão no embarque dos estudantes para o retorno a Flores da Cunha. “Existem três horários com linhas para Flores, porém, o motorista de um deles, que faz o itinerário em um dos lados da cidade, afirmou que não faria a parada no Centro (em frente à Massaiola), onde muitos estudantes desembarcam, inclusive eu. Foi aí que a maioria acabou utilizando o outro ônibus, que ficou muito lotado. A confusão gerou atraso e o veículo saiu da UCS após as 23h, além de confundir os desembarques”, conta a estudante de Ciências Contábeis da UCS.
Contraponto
O gerente operacional do Expresso Caxiense, Milton Félix dos Santos, argumenta que esses primeiros dias de aulas são de ajustes, já que a empresa não tem como estipular qual a demanda de alunos. “Essas duas primeiras semanas não podem ser parâmetros para nada, cada dia é um histórico diferente de alunos, que variam os dias pelas disciplinas. É muito difícil definir um número de ônibus para uma demanda que está indefinida, não por nossa culpa, mas porque é normal o processo ser assim. A partir de semana que vem já teremos um parâmetro de como foram esses dias e o serviço começa a se estabilizar”, afirma Santos.
De acordo com o gerente, um encontro entre a empresa e a prefeitura será realizado nos próximos dias para tratar do transporte universitário. Atualmente, em média nove ou 10 veículos fazem as linhas, tendo variações conforme o dia. “A capacidade dos ônibus é de até 15 passageiros de pé, como em qualquer ônibus metropolitano normal. Não há impedimentos para que se faça o percurso de pé e esse será um assunto a ser tratado com a prefeitura. Vamos transportar de pé ou não?”, adianta o gerente. Outra indefinição, segundo ele, é no número de estudantes que utilizam o transporte para voltar para Flores, já que muitos já estão em Caxias e fazem apenas o retorno com o Caxiense.
Mudanças
Alunos que embarcam nos ônibus nos bairros florenses, em função da bilhetagem eletrônica, não fazem mais o desembarque na Rua Frei Eugênio (nos fundos da Muraro Bebidas). O mesmo veículo apenas faz o embarque de outros estudantes e segue para Caxias. Na volta, o desembarque na Avenida 25 de Julho (em frente à Massaiola) segue para todos os ônibus.
No distrito de Otávio Rocha, os universitários não se deslocam mais até Flores com um ônibus do Caxiense, que deixou de realizar este percurso. Com isso, a prefeitura passou a disponibilizar um ônibus do transporte escolar para levar os estudantes até São Gotardo, onde embarcam no veículo que sai de Flores da Cunha.
Saiba mais
Horários
– Saída para a FSG: 18h15min.
– Saída para a UCS: 18h40min.
– Volta para Flores nas duas instituições: 22h, 22h15min e 22h35min.
Cadastro
– Universitários que já utilizam o serviço devem apresentar no térreo da prefeitura o requerimento de matrícula atualizado e um documento com foto.
– Novos alunos precisam levar cópias do requerimento de matrícula, de um comprovante de residência e de um documento com foto.
– O atendimento é das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min.
– Informações pelo telefone 3292.1722, na Secretaria de Educação.
De acordo com o Departamento de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, mesmo com o início do semestre, muitos alunos ainda estão realizando o cadastro, e com isso acabaram não sendo contabilizados nem pela prefeitura, tampouco pelo Expresso Caxiense por meio da bilhetagem eletrônica, porém, utilizaram o serviço comprando as passagens na hora. Na última sexta-feira, dia 26, eram 1.215 alunos cadastrados, número que saltou para 1.340 até a tarde de quarta-feira, dia 2 de março. No período letivo do ano passado mais de 1,4 mil alunos utilizaram o serviço. Para quem ainda não fez o cadastro do transporte, ele segue até o dia 11 de março.
Outra estudante, de 18 anos, aponta que em alguns dias houve confusão no embarque dos estudantes para o retorno a Flores da Cunha. “Existem três horários com linhas para Flores, porém, o motorista de um deles, que faz o itinerário em um dos lados da cidade, afirmou que não faria a parada no Centro (em frente à Massaiola), onde muitos estudantes desembarcam, inclusive eu. Foi aí que a maioria acabou utilizando o outro ônibus, que ficou muito lotado. A confusão gerou atraso e o veículo saiu da UCS após as 23h, além de confundir os desembarques”, conta a estudante de Ciências Contábeis da UCS.
Contraponto
O gerente operacional do Expresso Caxiense, Milton Félix dos Santos, argumenta que esses primeiros dias de aulas são de ajustes, já que a empresa não tem como estipular qual a demanda de alunos. “Essas duas primeiras semanas não podem ser parâmetros para nada, cada dia é um histórico diferente de alunos, que variam os dias pelas disciplinas. É muito difícil definir um número de ônibus para uma demanda que está indefinida, não por nossa culpa, mas porque é normal o processo ser assim. A partir de semana que vem já teremos um parâmetro de como foram esses dias e o serviço começa a se estabilizar”, afirma Santos.
De acordo com o gerente, um encontro entre a empresa e a prefeitura será realizado nos próximos dias para tratar do transporte universitário. Atualmente, em média nove ou 10 veículos fazem as linhas, tendo variações conforme o dia. “A capacidade dos ônibus é de até 15 passageiros de pé, como em qualquer ônibus metropolitano normal. Não há impedimentos para que se faça o percurso de pé e esse será um assunto a ser tratado com a prefeitura. Vamos transportar de pé ou não?”, adianta o gerente. Outra indefinição, segundo ele, é no número de estudantes que utilizam o transporte para voltar para Flores, já que muitos já estão em Caxias e fazem apenas o retorno com o Caxiense.
Mudanças
Alunos que embarcam nos ônibus nos bairros florenses, em função da bilhetagem eletrônica, não fazem mais o desembarque na Rua Frei Eugênio (nos fundos da Muraro Bebidas). O mesmo veículo apenas faz o embarque de outros estudantes e segue para Caxias. Na volta, o desembarque na Avenida 25 de Julho (em frente à Massaiola) segue para todos os ônibus.
No distrito de Otávio Rocha, os universitários não se deslocam mais até Flores com um ônibus do Caxiense, que deixou de realizar este percurso. Com isso, a prefeitura passou a disponibilizar um ônibus do transporte escolar para levar os estudantes até São Gotardo, onde embarcam no veículo que sai de Flores da Cunha.
Saiba mais
Horários
– Saída para a FSG: 18h15min.
– Saída para a UCS: 18h40min.
– Volta para Flores nas duas instituições: 22h, 22h15min e 22h35min.
Cadastro
– Universitários que já utilizam o serviço devem apresentar no térreo da prefeitura o requerimento de matrícula atualizado e um documento com foto.
– Novos alunos precisam levar cópias do requerimento de matrícula, de um comprovante de residência e de um documento com foto.
– O atendimento é das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min.
– Informações pelo telefone 3292.1722, na Secretaria de Educação.
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