Todo Movimento Importa incentiva a vinda de turistas para Flores da Cunha
A campanha que revitaliza o turismo no município está na terceira etapa e visa reforçar a imagem da Terra do Galo como um destino atrativo.
A campanha que pretende revitalizar o turismo em Flores da Cunha chegou na sua terceira etapa: reforçar a imagem do município como um destino atrativo. iniciativa Todo Movimento Importa, lançada após as enchentes, continua a tentar estimular a economia com apoio da comunidade e de campanhas regionais, reposicionando o município como um destino atrativo e acessível.
O secretário de Turismo, Tiago Centenaro Mignoni garante que a campanha segue com força e relevância no cenário atual. Ele explica que a ação iniciou com uma abordagem de solidariedade e, progressivamente, mostrou a disponibilidade do município para receber visitantes. Atualmente é feito um trabalho de intensificação da comunicação para apresentar Flores da Cunha como "um destino imperdível".
Para o gerente do Hotel Letto, Lincoln Rocha, a ação está sendo positiva.
— A campanha Todo Movimento Importa tem ajudado e sensibilizado, principalmente, o povo gaúcho. Algumas empresas no raio de 300 km estão fazendo eventos e conseguimos fechar (hospedagens) com alguns. Toda ação para atrair mais turistas é bem-vinda. A gravidade (da situação) afetou do pequeno ao grande empresário, mas a ação foi muito válida e tenho certeza que futuramente vamos colher mais frutos — opina.
Ricardo ‘Bacana’ Vignatti, que participou da elaboração da campanha, considera que o movimento foi importante para a economia ter resiliência.
Mignoni lembra que a hotelaria foi um setores turísticos mais afetados.
— Quem sabe o morador de Flores da Cunha possa se hospedar em um hotel do município para ter uma experiência diferente e para que possamos gerar um fluxo local. Ao invés de fazer o almoço de domingo em casa, que as pessoas escolham conhecer um empreendimento turístico. É importante que quem trabalha com turismo também possa contar com o consumo local — sugere.
De acordo com Rocha, o cenário de bloqueio das estradas e a falta de operação do aeroporto impactou gravemente o Hotel Letto.
— Durante o mês de maio o hotel ficou praticamente fechado sem receber hóspedes devido a esses problemas. Estávamos com uma estimativa de ocupação boa, mas infelizmente isso atrapalhou. A retomada do nosso movimento (de hospedagens) foi gradual. Estamos no final de agosto e ainda sentimos (os impactos) — lamenta.
O empreendimento que tinha projeção de crescimento de 10% a 15% no primeiro semestre registrou uma queda drástica e, mesmo prospectando melhorias para o segundo semestre, o hotel estima que não terá nenhum crescimento em 2024.
O município também está unido à campanha Serra Gaúcha, da plataforma Viva o RS, que reúne 10 municípios de diversas iniciativas privadas no objetivo de promover o turismo. O projeto pretende reunir investimento de R$ 1 milhão. Até o momento, foram captados mais de R$ 500 mil para a campanha, que começou no final de junho. A ação busca recursos com empresas de fora do Rio Grande do Sul.
— Essa campanha nos ajuda, como Flores da Cunha, porque nos conecta com as principais forças do turismo gaúcho e é importante que a gente esteja junto. Terão imagens nossas que vão compondo essas atividades e produtos que estão sendo preparados, o que vai ajudar na percepção de Flores da Cunha ser um destino turístico — opina o secretário.
As Três Etapas da Campanha
- Mensagem de Solidariedade: A primeira etapa focou em expressar empatia e apoio à comunidade e aos empresários locais, destacando a importância de manter a união e a resiliência durante o período crítico.
- Mostrar Disponibilidade: Na segunda fase, a campanha teve como meta demonstrar que Flores da Cunha estava pronta para receber turistas. Foram criados materiais informativos sobre as estradas e a abertura dos empreendimentos turísticos.
- Comunicação do Destino: A etapa final concentrou-se em promover Flores da Cunha como um destino turístico atraente, utilizando mídias sociais e parcerias com influenciadores para alcançar um público mais amplo. Essa etapa é contínua.
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