Geral

Tem gente fazendo cerveja na terra do vinho

Neste final de semana ocorre a 3ª edição do Beer & Music Festival na Praça da Bandeira. Ao mesmo tempo, cervejeiros amadores têm elaborado a bebida em casa, junto com os amigos

Entre suas muitas vinícolas, Flores da Cunha também vêm se destacando no ramo cervejeiro. Atualmente já são duas cervejarias profissionais – uma inclusive dentro de uma vinícola –, e inúmeros apreciadores da bebida. Tem até evento anual para celebrar o mundo cervejeiro e que ocorre neste final de semana. A terceira edição do Beer & Music Festival está marcada para este sábado e domingo, dias 30 e 31, na Praça da Bandeira.

O intuito da organização é levar ao público um pouco mais sobre o universo cervejeiro aos florenses. “Nas últimas duas edições mais de 2,5 mil pessoas se fizeram presentes no evento. Este ano queremos aumentar ainda mais esse número pela proporção que o evento vem tomando”, ressalta um dos organizadores do Beer & Music Festival, Éderson Zulian Nunes. Com um slogan a base de água, malte, lúpulo e muita alegria, o evento, organizado pela Confraria Paulistania e RoosteR Beer, terá à disposição do público 15 estilos de cervejas, além de comida de rua. Atrações musicais também fazem parte do evento. 

Conforme a organização, os copos de 400 ml estarão à disposição com preços a partir de R$ 10. Copos de acrílico do evento também estarão à venda a preço de custo na compra da primeira cerveja – para não gerar acúmulo de lixo. A entrada no evento é franca e parte da renda arrecadada será destinada à Secretaria de Desenvolvimento Social do município. A renda da venda de água será destinada à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Em caso de chuva, o evento ocorrerá normalmente, já que a estrutura será totalmente coberta. 

Produção
A região tradicionalmente conhecida pela elaboração de vinhos tem aberto suas portas para as cervejas. O município vizinho de Caxias do Sul é a terceira cidade com mais fábricas de cerveja do país, com 16 cervejarias, de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura em 2018. No Estado, são 186 companhias cervejeiras, tornando o Rio Grande do Sul o líder brasileiro em produção da bebida especial, popularmente conhecida como artesanal. Com negócios tão próximos, Flores da Cunha não poderia ficar de fora do universo.

A primeira empresa a se consolidar no município foi a RoosteR Bier. Fundada em 2012 pelos amigos Mauren Bassanesi, Wagner Uliana e Elias Fiorese, a cervejaria cresceu exponencialmente nos últimos anos. No início, a capacidade era para uma produção de dois mil litros e produzia apenas Pilsen. Hoje, a empresa possui uma capacidade para 12 mil litros com seis variedades: Pilsen, IPA, Weiss, Pale Ale, Honey e Bock. “No início produzíamos só em barril de 30 e 50 litros. Hoje já temos as garrafas de 600ml. Mas tivemos uma aceitação muito grande. Foi uma grande experiência que começou entre amigos, em casa, fazendo cerveja de ‘panela’”, comenta um dos proprietários, Wagner Uliana.

No ano passado, a Vinícola Monte Reale também inovou no ramo com a fundação da Alem Bier, que produz cervejas artesanalmente a partir de receitas exclusivas, e já conquistou medalhas nacionais. A linha de cervejas em garrafas da marca tem quatro rótulos: Pilsen, Weissbier, IPA e Oatmeal Stout.

Os primeiros rótulos da Alem Bier mostram a realização de um sonho construído pelo fundador da vinícola, Valdecir Mioranza, ainda na década de 1970, e que já almejava a produção de chope em Flores da Cunha. Foi o filho Ênio e os netos Bruno e Carlo que deram vida ao negócio cervejeiro. Para isso, investiram cerca de R$ 2 milhões na estruturação do complexo, que fica exatamente no ‘coração’ da vinícola. Atualmente, a cervejaria produz 10 mil litros por mês, mas possui capacidade para gerar até 200 mil litros mensais.

Amigos que produzem suas cervejas
Confira durante este final de semana alguns dos grupos de amigos que elaboram em casa suas próprias cervejas.

Beer & Music Festival
O evento ocorre neste final de semana, na Praça da Bandeira. Durante o dia haverá 15 tipos de cervejas (Pilsen, Lager Premium, Strong Red Lager, Tripel, Stout, APA, Session IPA, IPA, Weiss, Pale Ale, Honey, Helles, Barley Wine, Hefeweisse e Hop Lager) e comida de rua com Hay Burger, Republique Crêperie, Gourmet Popcorn, Cocos Pura Vida, El Pancho Zarpado, Doctor Pizza e Sorvete Expresso. Confira as atividades.

Programação
Sábado, dia 30

14h – Abertura do evento
14h15min – Maicon & Pontel 
16h – Os Roques
17h45min – Mahaila 
18h30min – De Puta Madre
20h15min – Bigorna 
22h – Encerramento


Domingo, dia 31
10h – Abertura
12h30min – Bruna e Felipe 
(acústico) 
14h15min – Rebobinados 
16h – Dançarte
16h45min – Cheap Thrills - A Janis Joplin Tribute
18h30min – Jokerman 
20h – Término do evento

Cervejas são a principal atração do final de semana. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário