Geral

Teleatendimento e tele-escuta passam a operar em Nova Pádua

Pacientes podem fazer consultas por telefone com médicos e psicóloga

Garantir a proteção de quem necessita atendimento na Unidade Sanitária Henrique Gelain é o objetivo da nova ala que entrou em funcionamento na quarta-feira, dia 22, como parte da preparação para o enfrentamento da Covid-19. A estratégia é evitar o contato de pessoas com sintomas gripais com outros pacientes que buscam os serviços do posto de saúde.

Além da área exclusiva, localizada no lado de cima da Unidade Sanitária, foi inaugurado o teleatendimento, em que o médico conversa por telefone com o paciente para uma primeira avaliação, antes mesmo da ida ao posto. O serviço contará com dois médicos à tarde e uma enfermeira pela manhã. A consulta deve ser solicitada pelo telefone (54) 9.8142 0588. “A orientação é que as pessoas não saiam de casa antes do contato por telefone. Se for o caso, o médico chama para a unidade para uma consulta presencial e dá o encaminhamento necessário”, explica o diretor de Saúde Pública e Vigilância Sanitária, Paulo André Paliosa.

Até o momento, Nova Pádua não registra nenhum caso positivo de infecção pelo novo coronavírus. Para garantir a segurança dos profissionais que trabalham na área da saúde, foram adquiridos equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, protetores oculares e macacões, além de álcool em gel e líquido. O município também recebeu do Governo do Estado 20 testes rápidos, que serão aplicados em profissionais da saúde que apresentarem sintomas e também em idosos acima de 60 anos sintomáticos.

Outro projeto que entrou em funcionamento nesta semana foi a tele-escuta. Desenvolvida por uma psicóloga, a modalidade tem o objetivo de prestar suporte a pessoas que necessitam compartilhar suas ansiedades e angústias neste período de pandemia. “A pessoa fica perdida com tanta informação, e a tele-escuta é um apoio importante”, salienta Paliosa. O agendamento é pelo (54) 3296 1747.

O diretor e o secretário de Administração e Fazenda, Pedro Quintanilha, também estiveram reunidos com a direção do Hospital Fátima para ajustar a forma como serão feitos os atendimentos de pacientes de Nova Pádua com a Covid-19 nos horários em que não houver atendimento médico na Unidade Sanitária. Na ocasião, também foi alinhada a questão dos protocolos para o deslocamento de pacientes para o Hospital Fátima.

Acesso à Unidade Sanitária onde está a área especial para a Covid-19. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário