Geral

Tecnologia a serviço da agricultura

Colono e Motorista: Aplicativo permite rastrear etapas da produção da uva

Uma tecnologia lançada recentemente pela Cooperativa Nova Aliança tem facilitado a rotina das famílias associadas. Trata-se de um aplicativo por meio do qual ficam registradas todas as etapas da produção da uva, desde a adubação, passando pela poda e aplicações de herbicidas, fungicidas e outros insumos utilizados no cultivo da fruta. Tudo em tempo real, na palma da mão.
Joel Caldart, 41 anos, é um dos 250 agricultores que desde a última safra tem se beneficiado da ferramenta em sua propriedade no Travessão Martins. Na área de aproximadamente 4,5 hectares, ele produz uvas das variedades Bordô, Niágara branca e Isabel, utilizadas na elaboração de vinhos e sucos. Para ele, o aplicativo só trouxe vantagens. “Antes, tudo era anotado no papel. Muitas vezes, se fazia um rascunho e, depois, se passava para o caderno que era entregue na empresa. Agora, é tudo mais rápido e prático”, afirma.
Com apenas alguns toques na tela, Caldart informa, em minutos, as etapas realizadas no vinhedo, bem como os produtos usados. Além da economia de tempo, ele salienta que o aplicativo contribuiu também para a gestão do negócio, uma vez que se torna mais fácil calcular os custos de produção.
O vice-presidente da Nova Aliança, Joel Panizzon, explica que o aplicativo NA Mob começou a ser desenvolvido no fim de 2018 pela equipe de TI e Agronomia e foi testado por um grupo de aproximadamente 15 associados para identificar as possíveis melhorias necessárias. A partir da safra 2020, foi disponibilizado aos interessados. Atualmente, cerca de 250 das 500 famílias utilizam a tecnologia, com a assessoria dos agrônomos da empresa. Aos poucos, novos usuários estão aderindo. “Pelo método antigo, pode levar até um mês para planilhar tudo. Com o aplicativo, temos acesso em tempo real. Percebemos essa necessidade de um sistema mais rápido. Assim, conseguimos rastrear desde a base”, salienta Panizzon.
Atualmente, a Nova Aliança possui associados em 18 municípios da Serra, sendo Flores da Cunha, Nova Pádua, Caxias do Sul, Farroupilha e Pinto Bandeira os de maior volume. Panizzon acrescenta que, além da uva, o associado pode utilizar o aplicativo para registrar informações referentes a outras culturas que produz.

Joel Caldart utiliza a tecnologia em sua propriedade no Travessão Martins.  - Diego Adami
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário