Te apruma que vão começar os Festejos Farroupilhas
Cores da bandeira do Rio Grande do Sul predominarão no Parque da Vindima a partir deste sábado. Programação segue até 21 de setembro
Cada região do Estado apresenta aspectos que lhe dão um colorido próprio: a Campanha, as fronteiras Sul e Oeste, o Litoral, as Missões, a Serra. Cada um desses lugares e, mesmo cada município, tem nos próximos dias a oportunidade de mostrar tudo aquilo que faz com que tenhamos orgulho de dizer Eu Sou do Sul, este que é o tema proposto para os Festejos Farroupilhas 2014 em todo o Rio Grande do Sul. Uma frase que relembra o orgulho de manter as tradições, os costumes e hábitos de um Estado culturalmente rico. Em Flores da Cunha, a Chama Crioula chega sábado no Parque da Vindima Eloy Kunz. Muita música, dança e tradição vão reconhecer as diferentes formas de expressar o orgulho gaúcho até o dia 21 de setembro.
Criados para engrandecer a saga Farroupilha, os Festejos Farroupilhas marcam uma semana especial de cultivo às tradições gaúchas, envolvendo praticamente toda a população, se não fisicamente nos locais organizados, mas das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias. Regulada por uma Lei Estadual e regulamentada por um decreto, a Semana Farroupilha é festejada em todo o Rio Grande do Sul. Em Flores da Cunha a programação será para todas as idades e públicos. O Parque da Vindima recebe a gauchada com 12 espaços para os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes, além da imprensa – o jornal O Florense estará presente para receber seus leitores e assinantes. A água quente e erva-mate serão fornecidas pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços.
Na programação, shows com nomes consolidados no tradicionalismo gaúcho como os grupos Encanto Nativo, Camoatin, Alma Serrana, Balanço Fandangueiro, Baitaca e Estilo Serrano (leia na página 8 a programação completa). Um destaque desta edição é a realização da mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul. De segunda a quinta-feira cada CTG terá a oportunidade difundir e expandir a cultura gaúcha para os visitantes.
O Concurso Artístico e Cultural também teve alterações, o horário das apresentações passou para as 18h, para que os pais dos alunos possam prestigiar as apresentações estudantis. “Buscamos um formato de evento que criasse um ambiente para toda a família. É imprescindível que o jovem tome gosto pela cultura e os CTGs conseguem fazer isso, inclusive durante essa semana festiva. Basta levar a cuia que a água quente e erva-mate estão garantidos”, adianta o secretário de Turismo, Everton Scarmin.
A entrada e o estacionamento para os Festejos Farroupilhas são gratuitos. Porém, a prefeitura solicita que em pelo menos um dos dias os visitantes façam a doação de brinquedos novos ou materiais escolares. Todas as doações serão distribuídas para crianças carentes do município no projeto ‘Cartinhas de Natal’.
Cavalgada une três municípios
Na última quarta-feira, dia 10, os municípios de Nova Pádua, Flores da Cunha e São Marcos realizaram a Cavalgada de Integração. A programação é alusiva aos Festejos Farroupilhas e, além de relembrar os antigos tropeiros – figura ilustre da história do Rio Grande do Sul –, proporcionou maior convivência entre os municípios também em torno da Chama Crioula. O grupo se encontrou na capela da Linha 100, seguindo depois para uma cerimônia tradicionalista no galpão do CTG Velho Tropeiro Serrano, no Parque de Eventos Antônio Dante Oliboni, depois de percorrer a área central florense. Os tradicionalistas jantaram no local e, no raiar do sol da quinta-feira saíram em cavalgada até São Marcos.
Sábado, dia 13, por volta das 7h30min, uma cavalgada sai de Flores para Caxias do Sul. A chegada aos Pavilhões da Festa da Uva está prevista para as 11h. Às 16h a comitiva retorna para Flores, desta vez trazendo a Chama Crioula. A chegada ao Parque da Vindima está prevista para as 16h, momento em que será feita a abertura oficial da Semana Farroupilha.
Cultura gaúcha o ano inteiro
Uma bela maneira de não deixar que a identidade cultural seja perdida é no contato com os alunos, dentro das instituições de ensino. Pensando nisso Flores da Cunha passou a promover o Concurso Artístico e Cultural com a programação dos Festejos Farroupilhas. O resultado está na integração dos jovens, que durante todo o ano ensaiam danças tradicionalistas, declamação de poesias e versos e interpretação vocal de músicas gauchescas, fazendo da cultura mais que uma semana celebrada em setembro, mas uma prática diária de amor, dedicação e crescimento pessoal.
Neste ano o Concurso inicia na segunda-feira, dia 15, com a Declamação. Entre todas as escolas envolvidas, sejam municipais, estaduais ou particulares, 45 alunos irão se apresentar nesta modalidade. Os alunos exercitam o ato onde declamar envolve também externar os sentimentos retidos naquelas palavras, levando os ouvintes a vivenciarem o que o poeta quis dizer em seus versos. Na terça, dia 16, o palco vai ficar pequeno, pois é o dia das Danças Tradicionalistas. Neste dia, 11 grupos organizados nas escolas vão se apresentar divididos nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil e Adulto. Mais de 100 alunos ensaiaram durante o ano.
Na quarta, dia 17, último dia de apresentações, o Concurso Artístico leva para o palco 23 alunos que competem em Intérprete Vocal. Nesta modalidade são apresentadas canções de cunho regionalista gaúcho, com acompanhamento instrumental. Ao todo, mais de 170 estudantes se envolveram durante todo o ano nas oficinas e ensaios. Na quinta-feira, dia 18, serão premiados os 16 vencedores.
De acordo com a diretora de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Lorete Calza Paludo, o Concurso tem, todos os anos, o intuito de unir as escolas e, claro, manter a cultura do Rio Grande do Sul. “Em Flores da Cunha temos muito presente a cultura italiana, em função das nossas origens, mas também somos gaúchos e devemos valorizar a nossa história e, por meio das oficinas nas escolas, conseguimos levar até os estudantes os mais diversos aspectos gaúchos”, destaca Lorete.
Além do conhecimento, a preparação para o Concurso Artístico e Cultural proporciona o crescimento pessoal dos estudantes, tanto na desenvoltura em público como no trabalho em equipe. “Sentimos durante todas as edições o interesse dos alunos aumentar. Eles aprendem sobre o Rio Grande do Sul, tomam gosto por essa cultura e crescem como alunos e pessoas. Exercitam a questão da timidez para enfrentar o palco, além do trabalho em equipe, especialmente nas danças. A cada ano os estudantes crescem com o Concurso”, constata Lorete.
Aprendizado de aluno para aluno
Prova de que os estudantes florenses estão evoluindo a cada ano nas suas trajetórias dentro do tradicionalismo está na Escola Municipal São José. Neste ano não foi necessária a contratação de um professor para os ensaios das modalidades do Concurso Artístico e Cultural. O aluno do 9º ano Felipe Bernardi Zorzo, 13 anos, é quem está coordenando os ensaios e, com os colegas, criou as coreografias e a apresentação de dança que promete surpreender na próxima terça-feira, dia das Danças Tradicionalistas. “Os alunos tiveram total autonomia neste ano. Com apoio certamente terão sucesso”, valoriza a professora de Educação Física Vera Lúcia Antoniolli.
O crescimento e experiência de Felipe, que conquistou o título de 1º Guri da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) neste ano como integrante do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Herança da Tradição, incentivou, espalhou alegria e contagiou o grupo que irá se apresentar com oito casais nesta edição.
Além de Felipe, que dança há seis anos, a estudante Amanda Sandi Fontana, 14 anos, está engajada e ansiosa. Há um ano ela se dedica aos ensaios. Felipe, Amanda e os colegas estão se empenhando e prometem uma apresentação com surpresas. “O envolvimento com o Concurso Artístico é muito bom. Além de aprendermos sobre nossa cultura e podermos repassar isso para as pessoas ao nosso redor, nos unimos e criamos uma amizade muito boa. A dança faz nascer amigos”, constata Felipe, que além de dançar declama e canta.
Para Amanda, que dança há quatro anos, os ensaios realizados durante todo o ano proporcionam um crescimento dentro e fora da sala de aula. “É uma forma de levarmos adiante nossa história e, acima de tudo, mostrar isso para pessoas que talvez não tenham acesso a essas informações. Nós, jovens, temos esse papel”, complementa a estudante, que também vai declamar.
Preparação
Os ensaios realizados entre alunos contam com vantagens na troca de ideias e opiniões. O resultado, garantem os estudantes, vai surpreender. “Por sermos todos mais próximos, uns ajudam os outros, conversamos e vamos mudando conforme a ideia do grupo. A dança trabalha a atenção, desenvolve a coordenação motora, exige que estejamos sempre atentos nos passos, tudo isso com muita alegria”, lembra Felipe. A proposta diferente vem da autonomia dos alunos, que admirou inclusive os professores. “Tudo começou como uma brincadeira e neste ano nossos estudantes alavancaram a ideia tradicionalista dentro da escola. A construção é mérito puro deles. Nós fizemos o nosso papel, incentivamos e proporcionamos as condições para isso, afinal, aqui são construídos os verdadeiros valores que jamais serão esquecidos. Agora é ficar de dedos cruzados”, brinca a professora Vera Lúcia.
Na próxima segunda, terça e quarta-feira crianças e adolescentes de escolas de todo o município irão se dedicar ao máximo nas apresentações do Concurso Artístico e Cultural. Todas têm mérito no crescimento do evento tradicionalista e, independente dos vencedores, o projeto cumpre com seu papel de levar adiante a tradição gaúcha, os hábitos e o gosto dos jovens pela cultura. “Gaúcho de verdade lembra a cultura durante o ano todo, veste a pilcha todos os meses, não só em setembro. Vamos juntos nos unir pelo nosso Estado”, conclui Felipe.
A programação em Flores da Cunha
Sábado, dia 13
16h – Recepção da Chama Crioula e abertura da Semana Farroupilha.
17h – Show com grupo Encanto Nativo.
19h – Show com grupo Camoatin.
21h – Show e baile com Cássia Abreu.
Domingo, dia 14
16h – Show do grupo de cultura nativa Alma Serrana.
17h – Show com Estilo Campeiro.
20h – Baile com Os Campeiros.
Segunda-feira, dia 15
18h – Concurso Artístico – Declamação.
20h30min – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul, CTG Velho Tropeiro Serrano.
21h – Baile com grupo Bombacha Preta.
Terça-feira, dia 16
18h – Concurso Artístico – Danças Tradicionalistas.
20h30min – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul, CTG Querência de São Pedro.
21h – Baile com Alma Campeira.
Quarta-feira, dia 17
18h – Concurso Artístico – Intérprete Vocal.
20h30min – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul, CTG Galpão Serrano.
21h – Baile com grupo Eco das Coxilhas.
Quinta-feira, dia 18
18h – Premiação do Concurso Artístico.
19h – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul DTG Herança da Tradição.
19h30min – Show com Trio Nativo e Grupo.
21h – Baile com Balanço Fandangueiro.
Sexta-feira, dia 19
19h – Show com Rebenque Musiqueiro.
21h – Baile com Baitaca e Grupo Fundo da Grota.
Sábado, dia 20
14h – Encontro dos grupos Melhor Idade e Cras e baile com o grupo Candiero da Flor Morena.
19h – Show com Coração Pampeano.
21h – Baile do Candiero com Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada.
Domingo, dia 21
10h30min – Missa Crioula celebrada pelo padre Ernesto Camerini.
14h – Encontro de Gaiteiros.
16h – Baile com Ernesto Nunes e grupo Estilo Serrano.
18h – Extinção da Chama Crioula e encerramento da Semana Farroupilha.
18h30min – Baile com Maicon Passarin e grupo de Cima da Serra.
Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.
Sábado de festa também em Nova Pádua
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laço Italiano de Nova Pádua será o local de encontro durante três dias da programação farroupilha no município. Entre as atrações estão jantares, apresentações artísticas e bailes. Confira abaixo a programação.
Sábado, dia 13
18h30min – Missa Crioula e abertura oficial dos Festejos Farroupilhas. Após, jantar e apresentações artísticas.
22h – Baile com grupo Tranco Serrano.
Quarta-feira, dia 17
20h – Jantar e baile com grupo Trancão de Baile.
Sábado, dia 20
20h – Encerramento dos Festejos Farroupilhas e jantar com apresentações artísticas.
22h – Baile com o grupo Estilo Campeiro.
Fonte: Prefeitura de Nova Pádua.
Criados para engrandecer a saga Farroupilha, os Festejos Farroupilhas marcam uma semana especial de cultivo às tradições gaúchas, envolvendo praticamente toda a população, se não fisicamente nos locais organizados, mas das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias. Regulada por uma Lei Estadual e regulamentada por um decreto, a Semana Farroupilha é festejada em todo o Rio Grande do Sul. Em Flores da Cunha a programação será para todas as idades e públicos. O Parque da Vindima recebe a gauchada com 12 espaços para os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes, além da imprensa – o jornal O Florense estará presente para receber seus leitores e assinantes. A água quente e erva-mate serão fornecidas pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços.
Na programação, shows com nomes consolidados no tradicionalismo gaúcho como os grupos Encanto Nativo, Camoatin, Alma Serrana, Balanço Fandangueiro, Baitaca e Estilo Serrano (leia na página 8 a programação completa). Um destaque desta edição é a realização da mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul. De segunda a quinta-feira cada CTG terá a oportunidade difundir e expandir a cultura gaúcha para os visitantes.
O Concurso Artístico e Cultural também teve alterações, o horário das apresentações passou para as 18h, para que os pais dos alunos possam prestigiar as apresentações estudantis. “Buscamos um formato de evento que criasse um ambiente para toda a família. É imprescindível que o jovem tome gosto pela cultura e os CTGs conseguem fazer isso, inclusive durante essa semana festiva. Basta levar a cuia que a água quente e erva-mate estão garantidos”, adianta o secretário de Turismo, Everton Scarmin.
A entrada e o estacionamento para os Festejos Farroupilhas são gratuitos. Porém, a prefeitura solicita que em pelo menos um dos dias os visitantes façam a doação de brinquedos novos ou materiais escolares. Todas as doações serão distribuídas para crianças carentes do município no projeto ‘Cartinhas de Natal’.
Cavalgada une três municípios
Na última quarta-feira, dia 10, os municípios de Nova Pádua, Flores da Cunha e São Marcos realizaram a Cavalgada de Integração. A programação é alusiva aos Festejos Farroupilhas e, além de relembrar os antigos tropeiros – figura ilustre da história do Rio Grande do Sul –, proporcionou maior convivência entre os municípios também em torno da Chama Crioula. O grupo se encontrou na capela da Linha 100, seguindo depois para uma cerimônia tradicionalista no galpão do CTG Velho Tropeiro Serrano, no Parque de Eventos Antônio Dante Oliboni, depois de percorrer a área central florense. Os tradicionalistas jantaram no local e, no raiar do sol da quinta-feira saíram em cavalgada até São Marcos.
Sábado, dia 13, por volta das 7h30min, uma cavalgada sai de Flores para Caxias do Sul. A chegada aos Pavilhões da Festa da Uva está prevista para as 11h. Às 16h a comitiva retorna para Flores, desta vez trazendo a Chama Crioula. A chegada ao Parque da Vindima está prevista para as 16h, momento em que será feita a abertura oficial da Semana Farroupilha.
Cultura gaúcha o ano inteiro
Uma bela maneira de não deixar que a identidade cultural seja perdida é no contato com os alunos, dentro das instituições de ensino. Pensando nisso Flores da Cunha passou a promover o Concurso Artístico e Cultural com a programação dos Festejos Farroupilhas. O resultado está na integração dos jovens, que durante todo o ano ensaiam danças tradicionalistas, declamação de poesias e versos e interpretação vocal de músicas gauchescas, fazendo da cultura mais que uma semana celebrada em setembro, mas uma prática diária de amor, dedicação e crescimento pessoal.
Neste ano o Concurso inicia na segunda-feira, dia 15, com a Declamação. Entre todas as escolas envolvidas, sejam municipais, estaduais ou particulares, 45 alunos irão se apresentar nesta modalidade. Os alunos exercitam o ato onde declamar envolve também externar os sentimentos retidos naquelas palavras, levando os ouvintes a vivenciarem o que o poeta quis dizer em seus versos. Na terça, dia 16, o palco vai ficar pequeno, pois é o dia das Danças Tradicionalistas. Neste dia, 11 grupos organizados nas escolas vão se apresentar divididos nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil e Adulto. Mais de 100 alunos ensaiaram durante o ano.
Na quarta, dia 17, último dia de apresentações, o Concurso Artístico leva para o palco 23 alunos que competem em Intérprete Vocal. Nesta modalidade são apresentadas canções de cunho regionalista gaúcho, com acompanhamento instrumental. Ao todo, mais de 170 estudantes se envolveram durante todo o ano nas oficinas e ensaios. Na quinta-feira, dia 18, serão premiados os 16 vencedores.
De acordo com a diretora de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Lorete Calza Paludo, o Concurso tem, todos os anos, o intuito de unir as escolas e, claro, manter a cultura do Rio Grande do Sul. “Em Flores da Cunha temos muito presente a cultura italiana, em função das nossas origens, mas também somos gaúchos e devemos valorizar a nossa história e, por meio das oficinas nas escolas, conseguimos levar até os estudantes os mais diversos aspectos gaúchos”, destaca Lorete.
Além do conhecimento, a preparação para o Concurso Artístico e Cultural proporciona o crescimento pessoal dos estudantes, tanto na desenvoltura em público como no trabalho em equipe. “Sentimos durante todas as edições o interesse dos alunos aumentar. Eles aprendem sobre o Rio Grande do Sul, tomam gosto por essa cultura e crescem como alunos e pessoas. Exercitam a questão da timidez para enfrentar o palco, além do trabalho em equipe, especialmente nas danças. A cada ano os estudantes crescem com o Concurso”, constata Lorete.
Aprendizado de aluno para aluno
Prova de que os estudantes florenses estão evoluindo a cada ano nas suas trajetórias dentro do tradicionalismo está na Escola Municipal São José. Neste ano não foi necessária a contratação de um professor para os ensaios das modalidades do Concurso Artístico e Cultural. O aluno do 9º ano Felipe Bernardi Zorzo, 13 anos, é quem está coordenando os ensaios e, com os colegas, criou as coreografias e a apresentação de dança que promete surpreender na próxima terça-feira, dia das Danças Tradicionalistas. “Os alunos tiveram total autonomia neste ano. Com apoio certamente terão sucesso”, valoriza a professora de Educação Física Vera Lúcia Antoniolli.
O crescimento e experiência de Felipe, que conquistou o título de 1º Guri da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) neste ano como integrante do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Herança da Tradição, incentivou, espalhou alegria e contagiou o grupo que irá se apresentar com oito casais nesta edição.
Além de Felipe, que dança há seis anos, a estudante Amanda Sandi Fontana, 14 anos, está engajada e ansiosa. Há um ano ela se dedica aos ensaios. Felipe, Amanda e os colegas estão se empenhando e prometem uma apresentação com surpresas. “O envolvimento com o Concurso Artístico é muito bom. Além de aprendermos sobre nossa cultura e podermos repassar isso para as pessoas ao nosso redor, nos unimos e criamos uma amizade muito boa. A dança faz nascer amigos”, constata Felipe, que além de dançar declama e canta.
Para Amanda, que dança há quatro anos, os ensaios realizados durante todo o ano proporcionam um crescimento dentro e fora da sala de aula. “É uma forma de levarmos adiante nossa história e, acima de tudo, mostrar isso para pessoas que talvez não tenham acesso a essas informações. Nós, jovens, temos esse papel”, complementa a estudante, que também vai declamar.
Preparação
Os ensaios realizados entre alunos contam com vantagens na troca de ideias e opiniões. O resultado, garantem os estudantes, vai surpreender. “Por sermos todos mais próximos, uns ajudam os outros, conversamos e vamos mudando conforme a ideia do grupo. A dança trabalha a atenção, desenvolve a coordenação motora, exige que estejamos sempre atentos nos passos, tudo isso com muita alegria”, lembra Felipe. A proposta diferente vem da autonomia dos alunos, que admirou inclusive os professores. “Tudo começou como uma brincadeira e neste ano nossos estudantes alavancaram a ideia tradicionalista dentro da escola. A construção é mérito puro deles. Nós fizemos o nosso papel, incentivamos e proporcionamos as condições para isso, afinal, aqui são construídos os verdadeiros valores que jamais serão esquecidos. Agora é ficar de dedos cruzados”, brinca a professora Vera Lúcia.
Na próxima segunda, terça e quarta-feira crianças e adolescentes de escolas de todo o município irão se dedicar ao máximo nas apresentações do Concurso Artístico e Cultural. Todas têm mérito no crescimento do evento tradicionalista e, independente dos vencedores, o projeto cumpre com seu papel de levar adiante a tradição gaúcha, os hábitos e o gosto dos jovens pela cultura. “Gaúcho de verdade lembra a cultura durante o ano todo, veste a pilcha todos os meses, não só em setembro. Vamos juntos nos unir pelo nosso Estado”, conclui Felipe.
A programação em Flores da Cunha
Sábado, dia 13
16h – Recepção da Chama Crioula e abertura da Semana Farroupilha.
17h – Show com grupo Encanto Nativo.
19h – Show com grupo Camoatin.
21h – Show e baile com Cássia Abreu.
Domingo, dia 14
16h – Show do grupo de cultura nativa Alma Serrana.
17h – Show com Estilo Campeiro.
20h – Baile com Os Campeiros.
Segunda-feira, dia 15
18h – Concurso Artístico – Declamação.
20h30min – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul, CTG Velho Tropeiro Serrano.
21h – Baile com grupo Bombacha Preta.
Terça-feira, dia 16
18h – Concurso Artístico – Danças Tradicionalistas.
20h30min – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul, CTG Querência de São Pedro.
21h – Baile com Alma Campeira.
Quarta-feira, dia 17
18h – Concurso Artístico – Intérprete Vocal.
20h30min – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul, CTG Galpão Serrano.
21h – Baile com grupo Eco das Coxilhas.
Quinta-feira, dia 18
18h – Premiação do Concurso Artístico.
19h – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul DTG Herança da Tradição.
19h30min – Show com Trio Nativo e Grupo.
21h – Baile com Balanço Fandangueiro.
Sexta-feira, dia 19
19h – Show com Rebenque Musiqueiro.
21h – Baile com Baitaca e Grupo Fundo da Grota.
Sábado, dia 20
14h – Encontro dos grupos Melhor Idade e Cras e baile com o grupo Candiero da Flor Morena.
19h – Show com Coração Pampeano.
21h – Baile do Candiero com Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada.
Domingo, dia 21
10h30min – Missa Crioula celebrada pelo padre Ernesto Camerini.
14h – Encontro de Gaiteiros.
16h – Baile com Ernesto Nunes e grupo Estilo Serrano.
18h – Extinção da Chama Crioula e encerramento da Semana Farroupilha.
18h30min – Baile com Maicon Passarin e grupo de Cima da Serra.
Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.
Sábado de festa também em Nova Pádua
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laço Italiano de Nova Pádua será o local de encontro durante três dias da programação farroupilha no município. Entre as atrações estão jantares, apresentações artísticas e bailes. Confira abaixo a programação.
Sábado, dia 13
18h30min – Missa Crioula e abertura oficial dos Festejos Farroupilhas. Após, jantar e apresentações artísticas.
22h – Baile com grupo Tranco Serrano.
Quarta-feira, dia 17
20h – Jantar e baile com grupo Trancão de Baile.
Sábado, dia 20
20h – Encerramento dos Festejos Farroupilhas e jantar com apresentações artísticas.
22h – Baile com o grupo Estilo Campeiro.
Fonte: Prefeitura de Nova Pádua.
0 Comentários