Geral

Taquaras que se transformam em arte

Exposição no Museu e Arquivo Municipal Pedro Rossi, em Flores da Cunha. apresenta elementos confeccionados com bambu

Conhecido como a madeira do futuro por contribuir para uma arquitetura mais sustentável, o bambu está presente há milênios como um elemento decorativo em ambientes. Pensando nisso, o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi apresenta a exposição Taquara & Taquarimbó, do artesão Gelson Santos. A exposição revela ao público trabalhos de artesanato feitos a partir da taquara. A mostra pode ser vista até o dia 23 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. A entrada é franca.

A mostra Taquara & Taquarimbó reúne uma série de elementos, objetos, móveis, utensílios feitos com bambu pelo artesão e auxiliar de serviços complementares Gelson Santos. Apreciador da natureza, ele trabalha desde 1995 com o bambu, quando nasceu seu primeiro filho. Na época, ele resolveu fazer um móvel. “Minha mãe tem descendência indígena e na minha infância brincava no meio dos bambus. Com o passar dos anos percebi que o bambu era um material que eu gostaria de trabalhar e isso virou um hobby”, conta.

No início, a taquara era utilizada para a confecção de pulseiras, brincos e colares. Com o tempo, a forma foi mudando e Santos passou a usar a taquara para decorar a casa. “O bambu é rústico e pode ser utilizado para confeccionar objetos úteis como porta-retratos, copos e cadeiras”, diz o artesão, que tem uma pequena plantação de taquara em casa. “Quando preciso de mais recorro aos amigos”, brinca.

Autodidata, Santos aprendeu a técnica sozinho pelo método da observação e faz um garimpo constante pela cidade, onde encontra materiais que podem ser utilizados na sua arte. “Meus trabalhos são sempre recicláveis; os objetos se transformam com o tempo. Acredito que o artesão sempre tem que enxergar um passo adiante”, pontua.
A exposição é uma promoção da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e tem o apoio da Vitrine Propaganda e Marketing, da Associação dos Produtores de Arte e Cultura (Apac) e da Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.


O artesão Gelson Santos trabalha com taquaras há 17 anos. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário