Tapete solidário de Corpus Christi em construção
Doações podem ser feitas durante as celebrações religiosas
O altar da Igreja Nossa Senhora de Lourdes está se tornando um grande tapete solidário, com alimentos e material de limpeza e higiene. Esta foi à forma comunitária que a Igreja e a Secretaria de Turismo apresentaram para as comemorações de Corpus Christi neste ano, já que a confecção dos tapetes de serragem colorida foi suspensa devido à pandemia da Covid-19. “É uma sensação diferente, pois desde sempre fiz tapetes”, conta a voluntária Geni Fontana, que já perdeu de vista há quanto tempo realiza o trabalho. “Mas acredito que essa crise de coronavírus vem para nos ajudar a refletir o que temos que continuar e o que precisamos mudar. A paróquia está organizando o tapete solidário e achei ótimo, diante das necessidades atuais. E vou ajudar porque tenho certeza que é isso que Jesus Cristo me pede neste ano”, destaca Geni, que é coordenadora dos Ministros da Eucaristia.
É por isso que, neste ano, os voluntários seremos todos nós. A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes organiza para que sejam realizadas doações de alimentos e material de limpeza e higiene durante as celebrações na Igreja Matriz e também nas capelas do interior e nos bairros – veja no quadro os horários das missas. O objetivo é formar com os donativos um grande tapete solidário, que começará a ser montado na quarta-feira, dia 10. Os itens arrecadados serão distribuídos às famílias em vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues até o dia 14. “Tradicionalmente, a confecção dos tapetes é espontânea e uma doação e, neste ano, não será diferente, porque queremos convidar a todos a fazerem a sua doação para ajudar outras pessoas. Vamos celebrar dessa maneira, já que Jesus nos motivou e nos motiva a sermos solidários e misericordiosos”, frisa o pároco, frei Edson Cecchin.
As celebrações também contarão com missas online, bênção com o Santíssimo pelas principais ruas do município e uma carreata com drive-thru no Eremitério do Frei Salvador. No dia 11, feriado de Corpus Christi, haverá missas às 9h – com transmissão online pelas páginas do Facebook da paróquia, prefeitura municipal, Secretaria de Turismo, além das rádios Amizade 89.1, Flores 104.9 e Solaris 99.1 –, 10h30min, 14h, 16h e 18h, na Igreja Matriz. Após a missa das 9h, ocorrerá a bênção do Santíssimo. É solicitado para que as pessoas coloquem tapetes e cobertas nas janelas e sacadas.
No domingo, dia 14, às 9h, haverá uma missa no Eremitério do Frei Salvador. No período da tarde, a partir das 14h, ocorrerá uma carreata com o Santíssimo até o Eremitério para simbolizar a tradicional Romaria ao religioso. No local, haverá um bênção aos carros no sistema drive-thru.
É importante saber que as missas serão realizadas com capacidade reduzida de, no máximo, 25%, sendo obrigatória a utilização de máscaras, o uso de álcool gel e o respeito ao distanciamento social. A capacidade da Igreja Matriz com essa redução é de cerca de 80 pessoas. Haverá um controle de acessos na porta de entrada do templo. “Teremos várias missas no dia, mas as pessoas podem participar das celebrações durante toda a semana”, destaca o pároco.
Uma campanha nas redes sociais será promovida pela Secretaria Municipal de Turismo para incentivar a população a publicar fotos das edições anteriores do Corpus Christi e não deixar a data turística passar em branco.
Programação de missas
Quarta-feira, dia 10
18h – Igreja Matriz (9ª noite da novena)
Quinta-feira, dia 11
9h – Igreja Matriz e após bênção com o Santíssimo pelas ruas da cidade. Transmissão online pelas páginas do Facebook da paróquia, prefeitura municipal, Secretaria de Turismo, além das rádios Amizade 89.1, Flores 104.9 e Solaris 99.1.
10h30min, 14h, 16h e 18h – Igreja Matriz
16h – Eremitério do Frei Salvador
Sábado, dia 13
16h – Linha 80
17h – São Martinho
Domingo, dia 14
9h – Nossa Senhora da Guadalupe (Bairro Pérola)
9h – Eremitério do Frei Salvador
10h – Sete de Setembro
14h – Carreata com saída em frente à Igreja Matriz até o Eremitério. Na chegada, haverá bênção as famílias e aos carros.
0 Comentários