Geral

Suco de uva é importante aliado ao sistema imunológico

Rico em polifenóis e vitaminas, produto possui ainda outros benefícios à saúde

Se já não bastasse ser saboroso e altamente nutritivo, auxiliando numa dieta saudável, o suco de uva integral é importante aliado à imunidade, faz bem ao coração e diminui os riscos de aparecimento de diversas enfermidades, como o câncer e as doenças neurodegenerativas. Elaborada com uva e nada mais, a bebida é rica em resveratrol e polifenóis – responsáveis por ativos anti-inflamatório e antimicrobiano –, além de possuir altas concentrações de vitaminas. Não é por acaso que a uva é considerada a “superfruta da saúde”, com seus inúmeros benefícios comprovados cientificamente em estudos pelo mundo todo.

Em meio a pandemia do coronavírus e a proximidade do inverno, que deixa as pessoas mais suscetíveis a doenças respiratórias, estar com o sistema imunológico em pleno funcionamento é fundamental para diminuir a incidência de enfermidades. “Os polifenóis, que estão presentes em grandes quantidades na uva, melhoram a imunidade do organismo, não só contra vírus, mas de bactérias e fungos. Eles também auxiliam no equilíbrio da microbiota do intestino, que está diretamente ligada ao sistema imunológico”, explica Caroline Dani, biomédica, mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center (Estados Unidos).

Há 15 anos estudando os benefícios da uva e seus derivados, a especialista é referência nacional sobre o assunto. Pesquisas lideradas pela biomédica já comprovaram que o consumo regular do suco de uva é capaz de influenciar na redução significativa de câncer de mama e de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, na diminuição da gordura abdominal e na melhora do desempenho de esportistas. Mas para obter as vantagens é necessário ingerir suco de uva diariamente. “Em adultos, o ideal é beber de 300 a 400 mls. Já as crianças devem consumir de 100 a 200 mls”, detalha. 

Caroline, que também é sommelière, explica que os mesmos benefícios encontrados no suco de uva estão presentes nos vinhos e espumantes. Porém, a grande vantagem é que a bebida não alcoólica pode ser consumida por toda família, da criança ao idoso, sem restrição. “Minha sugestão é que quem pode consumir, que consuma os dois, o suco e o vinho”, reforça, lembrando que em 2020 o setor teve uma safra histórica, o que deixou os produtos vinícolas ainda melhores.

Considerada uma das melhores safra de uvas entre décadas, os produtos elaborados neste ano são verdadeiras preciosidades. Além de excelentes vinhos e espumantes, os sucos de uva prometem surpreender os consumidores com um equilíbrio perfeito e altas concentrações de polifenóis, responsáveis pelos benefícios à saúde. “As uvas para suco cultivadas na Serra Gaúcha têm por característica uma acidez muito presente, o que faz com que na bebida seja um grande sucesso. Em 2020, devido à alta qualidade da fruta, somou-se à acidez um teor maior de açúcar. Por isso, os produtos estão ainda mais equilibrados, saborosos e com uma cor ainda mais bonita”, explica Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, a maior cooperativa do país e líder de mercado no segmento.

          

Conheça alguns dos benefícios da uva e seus derivados à saúde:    
- Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;                     
- Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;         
- Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;        
- Melhora na cognição e na memória;                           
- Ajuda na prevenção  de alterações celulares que podem levar ao aparecimento de vários tipos de cânceres;
- Favorece as funções hepáticas do fígado;             
- Auxilia no combate à obesidade e às alterações associadas à doença;               
- Acelera o metabolismo energético;
- Diminui o dano muscular, consequentemente, combatendo a fadiga;                  
- Aumenta o desempenho de atletas;         
- Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos;                 
- Auxilia no reparo as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;       
- Ajuda no funcionamento da flora intestinal;                   
- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.

Caroline Dani estuda há 15 anos os benefícios da uva e seus derivados à saúde. - Gilmar Gomes/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário