Geral

Suco de uva agora tem dia de comemoração

Crescimento do consumo e aspectos saudáveis da bebida fizeram com que Câmara de Vereadores institui-se o ‘Dia Municipal do Suco de Uva’

Saboroso e saudável, o suco de uva tem ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros. Os números comprovam que o consumo da bebida aumentou. Conforme o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 2018 foram comercializados 120,8 milhões de litros de suco de uva integral produzidos no Rio Grande do Sul. A versão integral ou natural é aquela elaborada com 100% da fruta, sem adição de água ou açúcar em sua composição. Em comparação com o ano de 2017, quando foram vendidos 100,8 milhões de litros da bebida, houve um aumento de 19,8%. Somadas as variações adoçado, natural/integral, reconstituído, polpa e mosto de uva, chegaram até a mesa dos brasileiros 131,4 milhões de litros de suco de uva no ano passado. Estima-se que o valor total da comercialização em 2018 seja de 282,3 milhões de litros, incluindo todos os tipos de suco – até o concentrado vendido a granel. Na safra 2019, foram produzidos 50,9 milhões de litros da bebida no Estado (sem contar a quantidade concentrada), sendo 48,5 milhões de suco de uva integral tinto e 1,6 milhão de integral branco. 
Os reflexos do consumo também são percebidos em Flores da Cunha, já que muitas vinícolas têm direcionado a matéria-prima, que seria destinada aos vinhos, para a elaboração da bebida. Além disso, na segunda-feira, dia 12, foi aprovado na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que institui o ‘Dia Municipal do Suco de Uva’. A comemoração é proposta para o primeiro domingo do mês de março – em 2020 será no dia 1º, data em que se encerra a 14ª Fenavindima. Segundo o autor do projeto, vereador César Ulian (Progressistas), o principal objetivo é que, com a definição de um dia específico, o Poder Público realize ações nas escolas, nos bairros e nas comunidades do interior, informando sobre os benefícios do suco de uva para a saúde. “A intenção com esta medida é também promover o turismo, fortalecer a economia, incentivar novos produtores e, se possível, inserir gradativamente o suco de uva no cardápio das festas coloniais”, afirma. Ulian ressalta que são realizados eventos para promover o vinho na cidade, porém não há um dia específico para prestigiar o suco de uva. “Pretende-se valorizar ainda mais uma bebida que conta hoje com uma produção em grande escala na cidade”, diz.

Suco na merenda escolar

O consumo de suco de uva indicado por dia é de 400 ml para adultos e 200 ml para crianças. Na rede municipal de ensino, a bebida está presente na merenda escolar desde dezembro de 2008, quando foi aprovada a lei municipal que dispõe sobre a inclusão do suco de uva na merenda. Conforme a lei, é obrigatória a inclusão do suco de uva natural, no mínimo uma vez por semana, no cardápio escolar para alunos da educação infantil e ensino fundamental das redes municipal e estadual. 
De acordo com a prefeitura, sete mil litros de suco por ano são destinados para as escolas.

Tecnologia de ponta

Desde 2017, a Vinhos Monte Reale conta com uma nova estrutura para a produção de suco de uva. Segundo o enólogo Giovani Giotto, os equipamentos operam de forma mais automatizada e facilitam o processo de elaboração da bebida em comparação com o sistema utilizado anteriormente. “O investimento aumentou a produtividade e melhorou a qualidade do produto em nível de cor, sabor e aroma”, diz. A vinícola tem capacidade de armazenamento atual de 180 mil litros de suco, porém o novo maquinário processa até 10 toneladas de uva por hora. A Monte Reale também está investindo na instalação de placas solares para geração de energia fotovoltaica. 
A Cooperativa Nova Aliança e a Fante Bebidas também destacam-se quando o assunto é suco de uva. A Nova Aliança possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva integral da América Latina. Desde 2013, a produção da bebida está concentrada na sede da cooperativa, localizada em Flores da Cunha. Já a Fante produz, em média, quatro milhões de litros de suco de uva integral por ano.

Aliado dos idosos e atletas

São inúmeros – e comprovados – os benefícios apresentados pelo suco de uva. A bebida elaborada sem adição de açúcar tem alto poder antioxidante, o que contribui na prevenção do envelhecimento e das doenças neurodegenerativas. De acordo com a biomédica e pesquisadora do Centro Universitário Metodista - IPA e do CIAS, Caroline Dani, estudos recentes apontaram que a bebida exerce um papel importante ao ser consumida por mulheres idosas. “Independente da prática de exercícios, observamos que a ingestão do suco de uva melhora uma neurotrofina chamada BDNF, que está relacionada com a memória e o aprendizado. O estudo também mostra que o perfil de dano provocado pelos radicais livres nessas idosas melhora muito após o consumo da bebida”, conta. O suco de uva também é benéfico para atletas e praticantes de exercícios físicos. Segundo Caroline, pesquisas comprovam que a bebida auxilia esportistas como judocas, corredores e jogadores de voleibol e rugby. “Ele é um excelente aliado para reduzir processos inflamatórios e marcadores de estresse oxidativo pós-jogo. Dessa forma, ao prevenir danos pós-partida, o atleta se recupera mais rápido para voltar à prática do esporte”, afirma a biomédica. 
O suco de uva é indicado para portadores de Parkinson e gestantes – já que seus nutrientes passam da mãe para o bebê. A profissional ressalta que, além do tinto, o suco de uva branco também faz bem para a saúde.

Diferencie os sucos

Suco 100% integral: 100% uva, sem adição de água e açúcar na sua concentração natural.
Suco 100%: 100% uva, sem adição de corantes ou aromatizantes, reconstituído com adição de água.
Refresco: 30% de fruta, diluído em água, adoçado, colorido e aromatizado artificialmente.
Néctar: a partir de 40% de uva, diluído em água e adoçado.
Em pó: pode não conter uva em sua composição.

Fonte: Ibravin

O enólogo Giovani Giotto explica a nova estrutura para sucos da Monte Reale. - Bruna Marini
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário