Geral

Sorria, você está sendo filmado

Projeto Olhar Digital contempla instalação de câmeras de monitoramento e atuação da Guarda Civil Municipal

No início de 2024, Flores da Cunha passará a contar com reforços na segurança do município, seja para circular pelas ruas a qualquer hora do dia ou da noite, ou para ter acesso ao melhor que as áreas de uso comum podem proporcionar. É o Projeto Olhar Digital, que auxiliará a Brigada Militar e a Polícia Civil por meio da instalação de câmeras de monitoramento em diferentes ruas da cidade. 
A primeira fase de implantação dos equipamentos contemplará 100 câmeras, distribuídas em 30 pontos estratégicos que, de acordo com o secretário de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, Emerson Ubirajara de Souza, por questão de segurança, para não alertar os que queiram praticar delitos sem serem identificados, não serão divulgados, no entanto, os mesmos serão visíveis à comunidade. 
“O Projeto Olhar Digital tem o objetivo de instalar aproximadamente 250 câmeras no município. Nas próximas fases, aumentaremos o número de câmeras e, consequentemente, aumentaremos o número de pontos da cidade a serem cobertos pelo Olhar Digital. Nossa ideia é, na segunda fase, dar ênfase às escolas”, detalha Ubirajara de Souza sobre as etapas do programa florense.
Caminhando junto com a instalação das câmaras está a Guarda Civil Municipal (GCM), cujo curso para formação de profissionais está em andamento e os 16 formados terão, dentre outras tarefas, a de operar as câmeras na central de monitoramento. “A criação de uma GCM em Flores da Cunha é um projeto que nasceu e está crescendo, ligado, diretamente, ao Projeto Olhar Digital. As câmeras serão operadas pela nossa GCM em uma central de monitoramento, que vai funcionar na nova sede da Secretaria de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, junto ao Núcleo de Extensão Escolar”, explica o secretário da pasta, completando que a formatura dos guardas está prevista para o mês de janeiro de 2024 e que, após nomeados (o que deve acontecer logo após a formatura), já poderão estar nas ruas do município exercendo suas atividades. 
Ubirajara de Souza ressalta que os pontos estratégicos onde serão instaladas as câmeras foram escolhidos pela Secretaria Municipal de Segurança em conjunto com os órgãos estaduais de segurança do município, Brigada Militar e Polícia Civil: “O critério de escolha foi baseado nos pontos da cidade com maior índice criminal ou com probabilidade para tal. As câmeras estão voltadas para auxiliar a segurança pública e trazer mais tranquilidade para a nossa comunidade”.
Uma das missões constitucionais da Guarda Municipal, que será potencializada pelas câmeras de monitoramento, será a de zelar pelo patrimônio do município, preservando bens públicos, tais como praças e áreas de uso comum. “Diante disso, nossa GCM vai atuar com muita atenção nesses pontos da nossa cidade, para manter esses locais em condições para que as famílias usem para o seu lazer”, revela o secretário. 
As câmeras instaladas no município serão para a leitura de placas de veículos, de monitoramento do tipo ‘speed dome’ e de reconhecimento facial (veja como cada uma funciona o lado), todas as imagens captadas ficarão gravadas na central de monitoramento para, posteriormente, serem utilizadas em investigações criminais e processos judiciais, se necessário. É importante esclarecer que as câmeras instaladas não estarão ali para multar os munícipes – para esta função, o município já conta com 19 controladores de velocidade – e sim para zelar por sua segurança: “No nosso município não haverá câmeras com controle de velocidade. As câmeras com leituras de placas somente irão constatar se os veículos terão registros de roubo ou furto”, informa Ubirajara de Souza.
O secretário também defende que a implantação das câmeras de monitoramento, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, são projetos que impactarão diretamente na segurança dos munícipes de Flores da Cunha e, por isso, representam importantes avanços nesta área. “As câmeras vão multiplicar a visão territorial que, por vezes, somente o patrulhamento dos órgãos de segurança não consegue abranger. Uma cidade monitorada desmotiva delinquentes que são de outros municípios a virem praticar delitos na nossa cidade, porque saberão que poderão ser captados e identificados pelas câmeras. A guarda irá auxiliar a Brigada Militar e deixá-la mais disponível para o atendimento de ocorrências e a prevenção de delitos mais graves. Marcará presença física nas praças, nos parques, nas áreas turísticas, nos eventos. Estes projetos são muito importantes para a segurança de Flores da Cunha, que já é excelente”, finaliza.

Câmeras selecionadas para monitoramento

Câmeras para leitura de placas de veículos: a serem instaladas principalmente nos acessos (entradas e saídas) do nosso município. O objetivo é alertar a Central de Operações sobre a entrada ou saída de veículos em situação de ocorrências, principalmente de veículos roubados ou furtados em quaisquer partes do território nacional. 

Câmeras de monitoramento do tipo ‘speed dome’: irão monitorar áreas de grande circulação de pessoas e de veículos e que podem aproximar, através do zoom, a visualização a uma distância aproximada de 500m.  Em locais de baixa luminosidade ou à noite esta visualização, com clareza, fica na casa dos 150m.

Câmeras de reconhecimento facial: poderão fazer o reconhecimento de pessoas com antecedentes criminais, foragidas ou procuradas da justiça que estejam circulando em nossa cidade com intuito de cometer delitos.

Aula inaugural da Guarda Civil Municipal foi realizada em setembro. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário