Geral

Solenidade marca o início das obras do museu e do Inventário do Patrimônio Cultural Material do município

Cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, dos patrocinadores e da comunidade

Integrando a programação da Semana do Município, alusiva aos 99 anos de Flores da Cunha, a noite de terça-feira, dia 23, foi marcada pelo lançamento de dois importantes projetos culturais: o começo das obras do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi (primeira etapa) e o início do Inventário do Patrimônio Cultural Material do município. A cerimônia realizada em frente ao museu contou com a presença de autoridades municipais, da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, dos patrocinadores e da comunidade em geral.

Abrindo os pronunciamentos da solenidade, Lorete Calza Paludo, presidente da Associação dos Amigos do Museu Pedro Rossi, proponente do projeto cultural, evidenciou a importância do restauro deste patrimônio municipal tombado, que abriga um rico e amplo acervo da cultura da imigração italiana. “Hoje é um dia marcante para o museu. Este espaço, considerado uma das principais referências arquitetônicas da cidade, conta nossa história. Nós somos a continuidade do que está aqui, por isso ele merece esse destaque”, enfatiza.

Já para Vinicius Martins Fioreze, presidente da Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (Apac), proponente do projeto do inventário, a iniciativa estimula o processo permanente de preservação e divulgação dos referenciais culturais do município. “Vamos valorizar o que já foi feito na arquitetura local. Quando conservado e colocado no papel, nosso patrimônio se mantém vivo por muito tempo. É um belo legado que deixaremos para o futuro, preservando o nosso passado”, destaca.

O engajamento entre poder público, iniciativa privada e a comunidade foi ressaltado na fala da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo. “É gratificante acompanhar a viabilização de projetos como estes que nos permitem exercer nossa missão maior, que é a de valorizar a cultura, preservando o que é nosso e dando suporte para que os municípios possam promover ações relevantes para sua herança cultural”, diz.

O prefeito, César Ulian enalteceu o enriquecimento cultural que Flores da Cunha ganha com a execução destas iniciativas. “A exemplo do nosso Campanário e de outras ações que nossa gestão está fazendo em prol da cultura, unimos esforços para construir um verdadeiro legado cultural ao apostar na restauração do museu e no inventário dos nossos bens edificados”, conclui Ulian.

Além disso, fizeram o uso da palavra a subsecretária de Cultura, Camila Stuani Pauletti, e os representantes das empresas patrocinadoras, entre eles a gerente de compras da Hidrover, Simara Pilatti, e o CEO da Florense, Mateus Corradi. O evento também contou com a apresentação do Coro Municipal e do Coro dos Canarinhos.

 - Samuel da Silva/Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário