Geral

Solenidade inaugura Leão de São Marcos na Praça

Monumento foi um presente do governo da região do Vêneto, na Itália. Evento foi realizado na tarde deste sábado, no Centro de Flores da Cunha

O Leão de São Marcos, também chamado de leão alado, um presente do governo da região italiana do Vêneto, foi entregue oficialmente a Flores da Cunha na tarde deste sábado, dia 22 de junho, na Praça da Bandeira. Autoridades europeias e gaúchas, estas representantes de municípios com entidades que representam os descendentes de imigrantes, participaram da solenidade.

Após uma missa no salão paroquial, conduzida pelo frei Valdivino Salvador e com a presença do coral Nova Trento, a cerimônia de entrega do monumento ocorreu na Praça. “Esta é uma homenagem aos imigrantes e aos atuais moradores desta cidade”, disse César Prezzi, idealizador do projeto Leone Nelle Piazze junto ao governo italiano e ao Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul (Comvers).

O presidente do Comvers, Alvírio Tonet, de Nova Pádua, ressaltou que o momento também serve para recordar dos imigrantes que vieram com a ideia de um mundo melhor. "Quando eles saíram e passaram pelo Leone de São Marcos, não tinham esperança de vê-lo novamente. Hoje ele chega a Flores para ser visto pelos descendentes daqueles que o deixaram”, discursou, lembrando um ditado em dialeto: Se el nono non la conta, el joveni non la escolta, ou Se o nono não conta, o filho não escuta, e assim se perde a história.



O secretário de Estado do Vêneto para os Fluxos Migratórios, Daniele Stival, frisou que "é um prazer, uma honra e uma emoção poder fazer parte deste momento". O prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna (PMDB), foi sucinto ao reforçar as palavras ditas por seus antecessores, e fez questão de agradecer ao ex-secretário de Turismo florense, Floriano Molon. “Ele foi o verdadeiro idealizador deste projeto, é um sonho também dele que está sendo realizado. O importante é esta relação de amizade que estamos mantendo”, destacou o prefeito, referindo-se ao gemellaggio (projeto de parceria com cidades italianas; Flores é cidade-irmã de Sospirolo).

Além da corte da Fenavindima (rainha Elisa Toigo e princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello), estiveram presentes o cônsul da Itália em Porto Alegre, Augusto Vaccaro; vereadores, secretários e prefeitos e comitivas dos municípios que também receberão o Leão de São Marcos (Antônio Prado, Ilópolis, Sobradinho e Santa Tereza). Abaixo, confira algumas imagens da solenidade. 









Alvírio Tonet (E), Danielle Stival, Lídio Scortegagna (C), César Prezzi e Augusto Vaccaro (D). - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário