Geral

Simecs lança Escola do Amanhã, programa de formação para a indústria, voltada aos jovens

Projeto será realizado em parceria com Senai, Sicredi e Prefeitura de Caxias

Conversar com os jovens bem antes deles iniciarem a vida profissional é uma das novas estratégias do Simecs para valorizar a indústria e atrair talentos. Em novembro, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região dá início a Escola do Amanhã, um programa que vai começar com aulas de Introdução à Robótica, direcionado, neste primeiro momento,  para estudantes de 14 a 16 anos. O projeto utilizará a metodologia Lego Zoom, que busca de forma prática e lúdica aplicar e transferir conhecimento aos alunos, deixando as aulas mais interativas. Um dos objetivos é colocar os alunos em contato com os fundamentos e vivências da indústria.

Além das aulas de introdução à robótica, eles terão ainda visitas técnicas a indústrias e conversas com profissionais. Também haverá aulas de educação financeira, ministradas pelo Sicredi. 

As visitas técnicas e bate-papos com profissionais que atuam na indústria são importantes para que haja uma conexão e conhecimento da realidade, unindo com o que está sendo visto em sala de aula, por isso, o projeto tem um olhar amplo sobre todas as dimensões da indústria. Além disso, os organizadores do projeto consideram extremamente relevante as aulas de educação financeira, por ser fundamental para todos os cidadãos gerenciar seus ganhos e despesas. 

“Temos como uma das fortes bandeiras do Simecs a formação e qualificação de pessoas. Apresentar o universo da indústria para jovens de 14 a 16 anos é  criar uma aproximação do setor com eles, que muitas vezes desconhecem  seu funcionamento e quão promissor é trabalhar nesse segmento tão pujante de nossa região - ressalta Ubiratã Rezler, presidente do Simecs. 

Os estudantes estão sendo indicados pela Secretaria Municipal da Educação, Smed. Os interessados ainda podem entrar em contato com a Direção de sua escola e demonstrar o interesse para se inscrever. Nesta primeira etapa, a ideia é atender 60 jovens com idade entre 14 e 16 anos.

As empresas associadas ao Simecs que ainda não integram o projeto, mas que estejam interessadas em oferecer visitas técnicas ou palestras de seus profissionais devem entrar em contato com o Simecs, pelo telefone (54) 3228.1855. 

Introdução à Robótica para a Indústria  
Utilizando a metodologia Lego Zoom os estudantes vão entrar em contato com conceitos básicos da indústria realizando atividades como: medir, projetar, fabricar, programar, construir e implementar soluções 

Primeiro os alunos vão conhecer as partes de um robô, com todas as suas dimensões, usando instrumentos de medição profissionais e desenhos mecânicos.

Depois irão pensar em um desafio e criar uma solução virtual para o tema. Na hora de fabricar, utilizarão impressoras 3D para imprimir as partes do robô. Após irão ensinar o robô a realizar atividades autônomas. 
 

Simecs e Senai apresentaram o projeto para os diretores de escolas - Elisabete Bianchi/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário