Geral

Sídnei Trentin será o Agricultor Destaque 2022

Câmara entregará certificado na próxima quinta-feira, dia 28, em Sessão Solene

Em 2022, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha entrega o certificado de Agricultor Destaque a um jovem produtor rural. Sídnei Trentin, de 43 anos, será o homenageado do ano na Sessão Solene que ocorre na próxima quinta-feira, dia 28, às 19h, no plenário da Casa Legislativa.
Trentin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1979, em Otávio Rocha. É filho de Julieta Molon e Roque Trentin e completou o Ensino Fundamental na escola Francisco Zilli. É casado com Silvana Paim Lahn e pai de Eloiza Molon Trentin, Gabriela Lahn Trentin e Pedro Trentin. Hoje, a propriedade da família conta com uma área plantada de quatro hectares de uva (Bordô e Niágara rosa), meio hectare de tomate e nove mil pés de morango.
A Comissão Especial, responsável pela escolha, destacou que Trentin se enquadra nos oito critérios estabelecidos pelo Decreto Legislativo nº 52 de 2020, que institui o Certificado de Agricultor Destaque: o trabalho familiar, o aproveitamento da tecnologia, o uso racional e adequado de insumos agropecuários, a participação e o envolvimento em eventos destinados à agropecuária, boa produtividade, criatividade e diversificação, preservação do meio ambiente, destinação correta de embalagens e a permanência do jovem no meio rural. “Ele faz jus ao título. Conheço ele há muitos anos e ele é um jovem inovador. É um exemplo de propriedade organizada, de família que trabalha junto, unida e que tem sucesso”, defende o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Olir Schiavenin, integrante da Comissão.
Na preservação do meio ambiente, por exemplo, Trentin destaca a busca por uma propriedade 100% sustentável. “Temos área verde preservada, nascente de água protegida, temos o CAR e o SIOUT. Estamos desenvolvendo a casinha de tratamentos, fazemos a devolução correta das embalagens e estamos investindo na irrigação”, destaca. Além da preocupação ecológica, Trentin se destaca pela criatividade. Na busca por inovação e para facilitar o trabalho pesado, ele desenvolveu um trator específico para realizar a pulverização dos tomates e morangos, adaptado a partir de uma motocicleta. “Pensei em fazer um trator que passasse nas fileiras entre os morangos e os tomates, com um pulverizador que atendesse. Peguei a moto do meu pai e fiz em pedaços, depois a parte técnica a gente foi pesquisando. Hoje tem muito acesso à informação. Esse trator foi o terceiro, pra chegar no projeto final, foi muito ferro soldado”, conta.
Criado em meio a agricultura, aos 28 anos Trentin buscou outras áreas, quando trabalhou com montagem de máquinas por sete anos, mas acabou retornando para ajudar a família. “Hoje, qualidade de vida é o interior. Hoje, tranquilidade é o interior. Tenho duas filhas e tenho meu guri de três anos. Se eu conseguir deixar aqui todos os três, vou deixar. Eu vejo muito futuro aqui”, projeta. Para o agricultor, os sete anos que trabalhou fora representam sua oportunidade de aprendizagem e a homenagem que recebe do Legislativo simboliza a sua formação. “Eu não fui pra aula, eu não tive minha formatura, então eu digo pra todo mundo que essa homenagem vai ser a minha formatura”, reflete.

Sídnei Trentin, de 43 anos, receberá a homenagem nesse ano. - Shamila Carpeggiani/Câmara FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário