Geral

Sesmarias: seis castas de seis lotes e um grande vinho

Primeiro tinto brasileiro com dupla fermentação em barricas de carvalho é elaborado com alta precisão e técnica, do vinhedo à garrafa

O Miolo Sesmarias Safra 2020 é o vinho mais conceitual da Vinícola Seival, unidade da Miolo Wine Group, instalada em Candiota, na Campanha Meridional. É a arte em forma de vinho num corte de seis castas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional. Cultivadas em vinhedos próprios, essas uvas são monitoradas simultaneamente para se alcançar a precisão perfeita entre natureza e homem, uma prática técnica de sensibilidade do enólogo que resulta em uma experiência rica em detalhes. É o vinho que completa a Coleção dos Sete Lendários – The Seven Legendaries of Miolo Safra 2020 e está disponível na loja virtual ou pelo televendas no 0800 970 4165 e nas principais lojas especializadas do país.

O Miolo Sesmarias é o primeiro tinto elaborado no Brasil com fermentação integral em barricas de carvalho. Todo processo é minucioso e extremamente preciso. O trabalho começa ainda no vinhedo, onde nasce o vinho. A seleção contempla uma profunda triagem entre as próprias plantas, quando apenas os frutos perfeitos são colhidos. As uvas são cuidadosamente desengaçadas sem esmagamento. A remontagem é feita com o rolamento da própria barrica. Tanto a fermentação alcoólica quanto a malolática acontecem na madeira em contato com as cascas. Por duas semanas, a fermentação alcoólica acontece em barricas com o uso de leveduras indígenas. O grande diferencial do rótulo é que ocorrem duas fermentações em barricas, a primeira com o propósito de ‘amaciar’ a bebida e a segunda para dar estrutura e complexidade. O corte dos seis vinhos estagia por mais de 18 meses em barrica nova de carvalho francês. Da ‘Safra das Safras’ chegarão ao mercado apenas 9.580 garrafas.

Expressivo, elegante e longevo, o Sesmarias Safra 2020 é um exemplar da vocação e expertise da Miolo na elaboração de vinhos tintos nobres com qualidade internacional. Considerado o vinho mais conceitual da Miolo, o rótulo somente foi produzido nos anos de 2008, 2011 e 2018. Segundo o diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, fazer um vinho conceitual como este não é uma tarefa fácil, porém prazerosa e realizadora. “Para alcançar este resultado tão representativo foi preciso muito trabalho. Tivemos que compreender muito bem o terroir e sua potencialidade, aprender com a natureza e junto com ela aplicar o que melhor sabemos fazer”, destaca Miolo.

O vinho

De um vermelho escuro profundo mesclado com importante matiz de tom violáceo, este vinho tem uma fragrância arrebatadora, com predomínio de florais com depuradas notas de frutas negras bem amadurecidas, de especiarias e balsâmicas. É uma bebida poderosa, altamente estruturada, com grande volume em boca e intrigantemente elegante, com taninos redondos e sedosos que proporcionam um retrogosto longo e muito demorado.

A sofisticação e o requinte do Sesmarias exige também engrandecido acompanhamento gastronômico. Como se trata de um vinho elegante, longevo, corpulento, de acidez refrescante, harmoniza com iguarias à base de carnes nobres e de caça. Por ser moderno é um excelente parceiro de qualquer obra culinária, mesmo da tão em voga cozinha contemporânea. Ideal ser apreciado a uma temperatura que varia entre 16ºC e 18ºC.

 - Miolo/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário