Geral

Serra continua na bandeira vermelha

Ajustes no distanciamento controlado foram apresentados

Pela quarta semana consecutiva, a Serra se mantém na bandeira vermelha no Distanciamento Controlado do Governo do Estado.

Nesta sexta-feira, dia 31, também foram apresentados ajustes na linha de corte em sete indicadores do modelo, o que impactou na média final de classificação das regiões. Um deles diz respeito ao local de moradia do paciente e a macrorregião em que ele foi internado em hospital. O paciente será contabilizado, no indicador de hospitalização, para a localidade em que ele reside, mesmo que ele esteja internado em outro município. Isso tende a aliviar as avaliações de risco sobre as cidades que são referência de atendimento e que recebem doentes de municípios menores. 

• Clique aqui e veja a revisão metodológica dos critérios para a definição das bandeiras.

Bandeira vinho

Um modelo intermediário de Distanciamento Controlado foi proposto pela Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) ao Estado, e municípios da Serra começaram a aderir um novo decreto nesta sexta-feira, dia 31, mesmo sem a aprovação do governo – conforme a live desta sexta, a Coordenadora do Comitê de Dados Leany Lemos informou que a Procuradoria do Estado está analisando o caso. O prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, ainda não se posicionou sobre o assunto, continuando, por ora, a validação da bandeira vermelha dentro do município.  

Conforme a Amensne, a proposta sugere a criação de um Modelo de Distanciamento Controlado Compartilhado, no qual constaria uma nova classificação: a bandeira vinho. De acordo com a Associação, a criação da nova bandeira objetiva a retomada da saúde econômica da região. “Se em bandeira laranja os restaurantes, por exemplo, podem atender com 50% da capacidade, torna-se plausível que criemos uma “bandeira vinho”, onde esta atividade possa atender com 25% de capacidade, sempre respeitando os protocolos exigidos na bandeira vinho”, ressalta o Jose Carlos Breda, presidente da Amesne.

 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário