Serenatas de Natal que tocam o coração
Integrantes do Cenáculo de Maria percorreram diversos locais nos dias 7, 8 e 9 de dezembro
Tocar o coração das pessoas com música, fé, alegria, reflexão, amor, união, paz. Este é o objetivo do Cenáculo de Maria que, por meio de seus instrumentos mágicos, leva às ruas de Flores da Cunha e Nova Pádua o verdadeiro sentido do Natal, evidenciando o nascimento do menino Jesus.
Há mais de duas décadas, os voluntários percorrem o município cantando e tocando músicas repletas de significado. A inspiração em realizar as serenatas de Natal veio, de acordo com a integrante da equipe de Partilha (que auxilia a coordenação), Marcieli Ferrari Goulart, de 29 anos, do que era feito em outras cidades da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul e Salvador do Sul, por exemplo: “A ideia era presentear amigos e familiares com uma mensagem natalina cheia de carinho e alegria”, revela a professora.
Por vezes, alguns integrantes do grupo se vestem com roupas dos personagens bíblicos – José e Maria –, formando um verdadeiro presépio vivo, mas, conforme Marceli, independente disso: “As ações consistem em oferecer canções natalinas a amigos e parentes dos cenantes, com o intuito de levar o Espírito de Natal à comunidade”.
Magia que, nem mesmo a pandemia impediu a realização. No ano passado a iniciativa ocorreu em número reduzido e com o uso de máscaras, mas, neste ano, a ‘normalidade’ permitiu que cerca de 50 voluntários participassem de cada um dos encontros, nas noites de 7, 8 e 9 dezembro, percorrendo diversos bairros de Flores da Cunha e o interior de Nova Pádua.
Na quarta-feira, dia 7, o loteamento Monte Belo, os bairros Parque dos Pinheiros, São Cristóvão, São Pedro, Pérola e São Gotardo, a comunidade da Linha 80 e o distrito de Otávio Rocha receberam as serenatas. Na quinta-feira, dia 8, foi a vez dos bairros Centro, Nova Roma, Vindima, São José, Morada do Camping e Colina de Flores. E, para encerrar, os bairros Aparecida, União e Granja União, a comunidade da Linha 100, o Travessão Alfredo Chaves e o interior de Nova Pádua, foram embalados pelas canções na última sexta-feira, dia 9.
Conforme Marcieli, para poder oferecer a serenata é necessário que o integrante do Cenáculo de Maria tenha participado do retiro, mas, o presente pode ser recebido por qualquer pessoa, afinal, todos merecem ser tocados pela magia do Natal.
0 Comentários