Geral

Semeando um futuro próspero

Projeto “Horta nas Escolas”, uma iniciativa do vereador Luizzão, é apresentado

Um espaço ocioso em uma área de aproximadamente 360 metros quadrados, localizado aos fundos da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Caneca, ganhou vida com a criação de uma horta orgânica que foi entregue aos alunos e colaboradores, oficialmente, na tarde de segunda-feira, dia 6. 
O projeto “Horta nas Escolas”, uma iniciativa do vereador Luiz André de Oliveira, o Luizzão (Republicanos), começou com a apresentação da proposta para a diretora, conselheiros e coordenadores. Após essa etapa, no início do mês de setembro, teve início o processo de montagem dos canteiros, a colocação e a preparação da terra, além do cercamento do local – que foi realizado com paletes doados por uma empresa florense. 
“A nossa ideia de criar a horta nos colégios foi a partir do momento em que começamos a cuidar do colégio Frei Caneca, fazer toda a parte da limpeza, da jardinagem, roçada da grama – que realizamos há dois anos, desde o início da pandemia – aí observamos um espaço muito bom, grande, que não era utilizado e poderíamos criar uma horta para a escola”, lembra Luizzão. Ainda de acordo com ele, a escolha por essa escola se deve ao envolvimento: “Nós conhecemos muitos amigos, colegas, pais de alunos desse colégio e então tivemos essa ideia de construir essa horta para valorizar ainda mais todo um espaço que se tem ali”, acrescenta.  
Além de um melhor aproveitamento da área do pátio, a criação da horta vai ao encontro da alimentação saudável e de aproximar os alunos do contato com a terra. “O objetivo principal é fazer com que as crianças consumam produtos mais saudáveis, fazer com que elas venham a levar essa ideia para casa, para os seus pais, e consequentemente muito mais pessoas do nosso município estarão consumindo produtos orgânicos e mais saudáveis. Além de fazer com que os alunos saiam um pouquinho dos equipamentos eletrônicos, que tem tomado muito tempo deles e não sabemos ao certo o que eles estão fazendo ali”, destaca o vereador. 
Na ocasião, um dos idealizadores da ação, Rafael Garibaldi, 31 anos, ministrou uma breve explicação sobre o projeto para os alunos do terceiro ano do ensino fundamental das séries iniciais. Ele abordou os diversos tipos de horta, os processos de adubação, as pragas e como combatê-las de forma natural. “A nossa horta vai ter a compostagem, nós já identificamos que ela tem algumas pragas como o Pulgão, em algumas alfaces, então vamos fazer o combate dessas pragas. Em cima dos canteiros também colocamos folhas secas para ajudar a manter a umidade do solo quando demora para chover e para a planta não sofrer tanto com a seca”, frisa o voluntário.  
A horta conta com variedades como: alface, beterraba, repolho, espinafre, alecrim, salsa e cebola e, a partir do próximo ano letivo, os estudantes terão a oportunidade de plantar, limpar e colher no espaço, o que também contribuirá para o desenvolvimento dos alunos, uma vez que mexer com a terra é uma terapia, um antidepressivo. 
“Nós fomos a primeira escola de Flores da Cunha a receber essa horta, somos o projeto piloto, tudo que for produzido nela vai ser utilizado no lanche dos alunos, e se sobrar será distribuído entre as turmas para levarem para as suas casas”, enfatizou a professora e coordenadora do projeto Horta nas Escolas, no Frei Caneca, Andréia Cristina Costa Tonello. 
“É um sonho que está se tornando realidade. Sempre se teve esse desejo de uma horta orgânica em que os alunos pudessem usufruir do que é cultivado. Quando o vereador e alguns idealizadores chegaram com a ideia, era tudo que nós queríamos: alguém que nos ajudasse, que olhasse para a escola como eles estão olhando, com esse carinho e vendo o potencial que temos para fazer isso”, emociona-se Andréia, ao mesmo tempo em que relata que ao longo do próximo ano desenvolverão atividades para trabalhar com os alunos as hortas em casa. 
O projeto “Horta nas Escolas” também teve a coordenação da voluntária, Diane Pasticelli, e apoio da direção e colaboradores da escola Frei Caneca. Agora, que as primeiras mudas já estão sendo colhidas, a ideia é otimizar ainda mais o espaço plantando variedades como maracujá e feijão, nos próprios paletes utilizados para cercar o local. 
Para os próximos anos, a expectativa é expandir essas ações e levar as hortas orgânicas para outras escolas do município, como a Antônio Soldatelli, na localidade de Nova Roma, que já está sendo articulada pelos voluntários com o intuito de criar, cada vez mais, novos alunos multiplicadores que disseminem esse projeto para suas famílias e, consequentemente, para a comunidade. 

Os alunos do nono ano, turma 92, participaram da entrega oficial da horta na escola.  - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário