Geral

Semana teve um homicídio, 3 arrombamentos e 5 assaltos

Série de ocorrências deixou a população de Flores da Cunha assustada. Falta de efetivo da Brigada Militar compromete a segurança

Se 2011 encerrou como o mais violento dos últimos 11 anos, 2012 não iniciou diferente na área da segurança. A segunda semana de janeiro foi movimentada para a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil. Foram registrados pelo menos cinco assaltos, sendo três em estabelecimentos comerciais e dois em residências. O mais recente ocorreu por volta das 16h de ontem, dia 12, numa relojoaria no centro da cidade. Também foram registrados três furtos e um assassinato, este na tarde do dia 8, no bairro São José. Até o fechamento desta edição, no início da noite de ontem, nenhum criminoso havia sido identificado ou preso.

A onda de crimes iniciou no final da semana passada. No dia 6, no bairro Granja União, ladrões entraram em uma casa e furtaram uma TV de 42 polegadas, uma pistola 380, 14 munições, joias e relógios. Na noite anterior, em outras duas moradias no bairro Aparecida, assaltantes furtaram botijões de gás e outros objetos. No meio da semana, em uma casa situada na Rua Frei Eugênio, no centro da cidade, os bandidos entraram na garagem e furtaram equipamentos que estavam no interior de um veículo.

5 assaltos em 4 dias
Do dia 9 até o meio da tarde de ontem ocorreram cinco assaltos em Flores da Cunha. Uma idosa de 97 anos foi ferida pelo ladrão que invadiu sua casa na madrugada do dia 11, no Aparecida. O assaltante colocou uma faca no pescoço dela e, na tentativa de afastar a arma e se defender, a idosa sofreu um profundo corte na mão direita. O criminoso fugiu levando pequena quantia de dinheiro. Ela foi socorrida e precisou fazer 14 pontos. Este não foi o único ataque registrado esta semana. Na noite de segunda-feira, três homens encapuzados e armados de revólver invadiram uma casa em São Cristóvão. O bando rendeu o morador de 56 anos e roubou uma TV de 20 polegadas, um DVD, um rádio, uma roçadeira, uma motosserra, uma furadeira, um telefone celular, todos os alimentos que estavam na moradia e cerca de R$ 900 em dinheiro.

Outros três ataques a estabelecimentos comerciais ocorreram nos primeiros dias da semana. Por volta das 9h20min de segunda-feira, dois homens encapuzados e armados de revólver e pistola invadiram um mercado no centro da cidade e roubaram cerca de R$ 1,5 mil, cartões telefônicos e tíquetes vale-gás. Um terceiro homem aguardava a dupla em um Honda Civic cor prata, estacionado em frente ao mercado. Além de dois funcionários, os ladrões renderam a filha do proprietário e dois clientes. Ninguém ficou ferido. O Civic foi localizado no início da tarde de quarta-feira, dia 11, na comunidade de São Victor, próximo ao Rio das Antas – o automóvel fora roubado dia 26 de dezembro em Farroupilha e tinha placas clonadas.

No meio da semana ainda foi registrado um roubo em uma imobiliária no centro de Flores. Ontem, dia 12, por volta das 16h, uma relojoaria situada ao lado da Igreja Matriz foi atacada por dois homens que estavam em uma moto de cor vermelha. De acordo com o proprietário do estabelecimento, um dos ladrões entrou correndo na loja armado e anunciou o assalto. Foram roubadas joias (o valor não foi divulgado). Em seguida, a dupla fugiu em direção ao bairro São José.

Câmeras poderiam auxiliar a esclarecer crimes
O crescente número de roubos registrados nestes primeiros dias de 2012, especialmente no centro da cidade, poderiam ser esclarecidos mais facilmente caso as câmeras de monitoramento prometidas há anos estivessem em funcionamento. No final da tarde de ontem, a titular da Delegacia de Polícia de Flores da Cunha, delegada Aline Martinelli, recebeu as imagens do assalto ocorrido em Farroupilha, onde o Honda Civic fora roubado. Com isso, a delegada tentará identificar os suspeitos. Ela destaca ainda que, caso câmeras de vídeo tivessem instaladas, muitos crimes poderiam ser evitados e, outros, esclarecidos. “Terá de acontecer uma morte para a prefeitura tomar uma providência”, questiona. De acordo com ela, além disso, a falta de policiamento nas ruas está contribuindo para a insegurança dos florenses.

Conforme o comandante interino da Brigada Militar (BM) local, tenente Luiz Carlos da Luz Rodrigues, a corporação está trabalhando com 60% do efetivo normal. Segundo ele, cinco servidores foram deslocados para a Operação Golfinho, no Litoral Norte; dois foram cedidos para o Natal Luz de Gramado (devem retornar na próxima semana); e outros cinco estão de férias, incluindo o capitão Juliano Amaral. No entanto, ele afirma que PMs de Farroupilha estão reforçando o efetivo. “Aos poucos está voltando ao normal”, ameniza.

O tenente faz um alerta à população para que fique atenta e avise a Brigada em qualquer situação suspeita. O oficial lembra que pouco antes do assalto de ontem, quinta, a BM recebeu uma ligação anônima informando que dois mercados seriam assaltados. No entanto, enquanto os policiais averiguavam os locais dos possíveis crimes, dois homens atacaram a joalheria no centro. “Os próprios ladrões podem ter feito a falsa comunicação”, afirma o tenente.

Última investida ocorreu na tarde de ontem, quinta, em uma relojoaria da área central. - Fotos/NaHora/Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário