Geral

Semana Farroupilha: Flores da Cunha bem campeira

Para comemorar o 20 de setembro, o município fará uma programação especial online

O município de Flores da Cunha vai apresentar, de forma online, um programa especial com diversas atrações artísticas e culturais para homenagear o dia 20 de setembro. Apresentado pelo radialista e tradicionalista Roberto Reis, o Gauchinho, o programa será veiculado no Facebook da prefeitura (@prefeituradefloresdacunha), no domingo, dia 20, a partir das 10h.
Valorizando os artistas locais, o especial que foi gravado na quarta-feira, dia 16, no CTG Galpão Serrano, terá atrações musicais, danças, declamações, trova, momento de oração e a tradicional chegada da Chama Crioula, conduzida pelos cavalarianos.

A Igreja Nossa Senhora de Lourdes também fará uma celebração especial. Uma Missa Crioula será celebrada neste domingo, 20 de steembro, a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebbok da paróquia (@paroquiafloresdacunha). 

CTGs, DTGs e Grupos Tradicionalistas

O município de Flores da Cunha possui Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) e Grupos Tradicionalistas. 
Os Centros de Tradições Gaúchas são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento. Os CTGs se diferenciam de Departamentos de Tradições Gaúchas (DTG), porque esses geralmente estão ligados a alguma instituição.
Conforme a 25º Região Tradicionalista, que engloba os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, Flores possui três CTGs cadastrados: CTG Galpão Serrano; CTG Querência de São Pedro; e CTG Velho Tropeiro Serrano, além do DTG Herança da Tradição (desativado). Já Nova Pádua possui o CTG Laço Italiano e o CTG Recanto Gaúcho.
O município florense também conta com a participação de grupos tradicionalistas que sempre estão presentes nas atividades ligadas ao folclore gaúcho: Grupo Tropeiros, Grupo Tropilha Serrana e Grupo Fronteiristas.

Leonardo Molon, 39 anos, e a esposa Franciele Massarotto Molon, 37, ensinaram seus filhos Bernardo, 8, e Clara, 5, desde cedo a montar. Desde o nascimento de Clara, a família adquiriu um motorhome para facilitar os deslocamentos e a participação nos eventos pelo Rio Grande do Sul.  - Carlos Paviani
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário