Geral

Semana do Meio Ambiente terá programação especial

Atividades são promovidas pela Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito

No dia 5 de junho, o mundo comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. No Brasil, esse período foi estabelecido em 1981, através do Decreto nº 86.028.

Para celebrar a data, o município de Flores da Cunha inicia nesta segunda-feira, dia 31, a programação da Semana do Meio Ambiente. O objetivo do evento é conscientizar a população e as organizações sobre a necessidade crescente em cuidar do meio ambiente.

Uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente será promovida pela Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, por meio do Projeto de Educação Ambiental. Serão abordados temas sobre a separação de resíduos sólidos, compostagem doméstica, campanha de reciclagem de eletroeletrônicos, conservação do meio ambiente, além da realização de passeios no Parque Natural São Francisco de Assis.

Programação de lives

31 de maio, 19h30min

Separação de resíduos sólidos, convidada Franciele Zorzi - Engenheira Ambiental e Diretora do Meio Ambiente do Município de Flores da Cunha.

1º de junho, 19h30min

Reciclagem e destinação dos resíduos sólidos, convidado Marcelo Masiá - Engenheiro Agrônomo.

2 de junho, 19h30min

Compostagem doméstica, com Daniel Reolon, fundador da Compostaggio.

4 de junho, 19h30min

Parque Estadual do Turvo (Maior reserva florestal do Rio Grande do Sul e a maior queda longitudinal de água do mundo), com Rafael Diel Schenkel – Gestor do Parque Estadual do Turvo.

As atividades on-line podem ser acompanhadas pela plataforma do YouTube do Projeto de Educação Ambiental de Flores da Cunha, pelo link disponibilizado na bio dos perfis no Instagram @meioambientefc ou @parquesaofranciscofc ou pela página do Facebook Meio Ambiente Flores da Cunha.

O bate-papo com os convidados inicia sempre às 19h30min. As pessoas podem interagir enviando suas perguntas sobre os temas abordados pelo chat da transmissão ao vivo.

Campanha de recolhimento de eletroeletrônicos

Datas e horário para entrega

Dia 4 de junho (sexta- feira)

Das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h

Dia 5 de junho (sábado)

Das 8h30min às 15h

A campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos pós-consumo será realizada nos dias 4 e 5 de junho, no estacionamento dos fundos da prefeitura municipal. A atividade, organizada pelo Departamento de Meio Ambiente, é uma oportunidade para a população fazer o descarte de equipamentos obsoletos, que ocupam espaço nas residências, de maneira gratuita e ambientalmente correta.

Confira o material que será arrecadado: TV, computador, teclado, mouse, caixa de som, projetor, DVD player, videocassete, câmera fotográfica, webcam, home theater, impressora, mp3 player, estabilizador, videogame, scanner, controle remoto, notebook, ar-condicionado, tablet, geladeira, modem, fogão, forno elétrico, roteador, micro-ondas, HD, pen drive, secadora de roupas, celular, fax, telefone, freezer, carregador, batedeira, cabo elétrico, ferro de passar, placas eletrônicas, furadeira, liquidificador, secador de cabelo, ventilador, máquinas de lavar louça e lavar roupa.

Os eletroeletrônicos serão destinados para empresas habilitadas que irão realizar a reciclagem do material. Por isso, os equipamentos não poderão conter restos de alimento ou outro contaminante líquido ou sólido (inclusive barro ou poeira excessiva, nem ter sido expostos ao ar livre). Os aparelhos deverão ser entregues íntegros, isto é, montados com todos os componentes, sem sinais de violação ou saque de componentes sob o risco de não serem coletados.

Como vai funcionar

Nesta edição, o recebimento dos equipamentos será no modelo drive-thru. Apenas o condutor do veículo deve comparecer, obrigatoriamente usando máscara e respeitando o distanciamento entre os carros e os servidores públicos. Caso o cidadão optar por entregar a pé, deverá observar as mesmas regras.

Trilha Ecológica no Parque Natural São Francisco de Assis

No domingo, dia 6 de junho, serão realizadas trilhas guiadas pelo Parque Natural São Francisco de Assis. Os passeios podem ser feitos por qualquer pessoa, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável. O passeio será conduzido pelo biólogo do parque e cada grupo terá capacidade de até oito pessoas. O nível de dificuldade das trilhas é classificado como moderado.

Para participar, é necessário preencher o formulário disponível no link ou no site da Prefeitura de Flores da Cunha na seção “Parque Natural São Francisco de Assis”. Depois da inscrição, o participante deve ficar atento ao e-mail e/ou mensagem de confirmação. Os passeios são gratuitos. Em caso de chuva a atividade será cancelada.

É obrigatório o uso de máscara durante todo o passeio, inclusive nas trilhas.

Horários

Das 14h às 15h30min e das 15h30min às 17h

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário