Geral

Selo Suco de Uva Puro no mercado

O objetivo é facilitar o consumidor na identificação da bebida pura. Cinco vinícolas florenses fazem parte do projeto

A importância do suco de uva puro para o organismo já foi comprovada por diversos estudos. Mas, ao ir ao mercado e se deparar com diversas variedades e marcas, algumas dúvidas sobre a pureza da bebida são questionadas.

A partir de agora, um selo irá se diferenciar em algumas embalagens. O Selo Suco de Uva Puro já pode ser encontrado no mercado, e cinco vinícolas florenses fazem parte deste projeto que foi lançado no mês de março deste ano: Vinícola Galiotto, Fante Bebidas, Vinícola Casagranda, Vinícola Malacarne e Vinícola Luvison.

A ideia do selo surgiu através da Associação Brasileira dos Elaboradores de Suco de Uva Puro, criada em 2018 e hoje presidida por Arnaldo Passarin. Conforme o diretor da Associação, Aguinaldo José de Lima, a certificação assegura que o produto é feito só de uva, ou seja, não tem adição de água, açúcares, corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes e outros ingredientes. “Tudo começou com uma reunião com alguns representantes de vinícolas da região da Serra que perceberam seu produto 100% uva ameaçado por outros que estavam confundindo os consumidores”, conta Lima. Diante disso, para se diferenciar no mercado, surgiu a ideia do selo. “O Selo Suco de Uva Puro é um programa de certificação de autogestão e foi construído pelos associados, que definiram regras para produzir suco de uva puro. Assim, eles devem seguir a regra da legislação e as regras da Associação”, informa.

Para garantir 100% da naturalidade do suco, laboratórios que são credenciados pelo Inmetro realizam a análise dos produtos e uma empresa especializada em certificação foi contratada para gerir o projeto – o Instituto Totum. “Os produtos participantes são apenas das vinícolas que integram a Associação e, estando dentro dos parâmetros, o produto recebe o selo”, esclarece Lima. Antes de vigorar, a certificação passou pela aprovação do Ministério da Agricultura, além do registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “Foi em novembro de 2019 que começamos a aplicação desta nova normativa, e as primeiras empresas começaram a ter autorização a partir de janeiro deste ano”, diz o diretor, que enfatiza que os primeiros produtos começaram a ingressar no mercado em março. 

Conforme os dados, hoje a Associação conta com a participação de 12 vinícolas. 

O selo já pode ser encontrado em vinícolas como Casa Perini, Vinícola Campestre, Vinícola Sinuelo e Vinícola Galiotto, de Flores da Cunha. No município, em breve, o selo estará nos produtos da Fante Bebidas; suco Casa Nobre, da Vinícola Casagranda; suco Colheita do Sul, da Vinícola Malacarne; e Vinícola Luvison.

A biomédica e pesquisadora há mais de 15 anos dos benefícios da uva e seus derivados, Caroline Dani, que também está auxiliando no projeto, enfatiza que a composição pura do suco garante mais benefícios e qualidade de vida. “A ideia é que possamos, por meio da divulgação do selo de suco puro, atestar que o produto é só uva, e que o consumidor, através do selo, tenha certeza do que está comprando”, declara. Conforme Caroline, o selo dá a garantia de todos os benefícios que são atribuídos à uva. “Hoje, a adição de açúcar é um grande problema, assim como suco de maça, por exemplo, que faz com que o suco perca benefícios”, explica.

Como participar

Interessados em fazer parte da Associação e conquistar o selo, pode entrar em contato através das redes sociais Instagram e Facebook do Selo Suco de Uva Puro (@sucodeuvapuro) e demostrar interesse. Um site da Associação estará no ar até a metade do mês de junho.

 

Produtos florenses

A Sociedade de Bebidas Malacarne, com o suco Colheita do Sul, é uma das cinco vinícolas que faz parte da Associação e aderiram ao selo após a comprovação do suco 100% natural e só uva em sua composição. O diretor da vinícola, Gilmar Malacarne, informa que a vinícola começou a produção de sucos em 2015. “Hoje temos uma capacidade de armazenamento de 2,5 milhões de litros para o suco, com tanques diferenciados em relação ao vinho”, destaca. Para Malacarne o selo é de fundamental importância para o produto. “É importante que o produto tenha uma identificação que possa diferenciá-lo dos demais, dando ao consumidor uma segurança e uma satisfação de estar consumindo um produto genuíno”, informa.

Já a Fante Bebidas, passou a elaborar suco de uva integral no ano de 2010, a partir da construção de uma área exclusiva para a produção da bebida. Atualmente são produzidos cerca de quatro milhões de litros por ano. “Desde o início prezamos pela qualidade do nosso produto, usando 100% uva na elaboração. A intenção é que com o uso do Selo Suco de Uva Puro o cliente reconheça na hora da compra que o nosso produto possui qualidade agregada, o que nos destacará diante dos produtos similares expostos no mercado”, destaca a gerente de marketing, Caroline Fante.

A Fante, no momento, está adaptando as linhas de produção para que todas as embalagens de suco saiam com o selo. A previsão é de que em julho o consumidor já encontre nos pontos de venda espalhados pelo país os produtos identificados.

Conheça alguns dos benefícios da uva e seus derivados à saúde:

- Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;

- Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;

- Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;

- Melhora na cognição e na memória;

- Ajuda na prevenção  de alterações celulares que podem levar ao aparecimento de vários tipos de cânceres;

- Favorece as funções hepáticas do fígado;

- Auxilia no combate à obesidade e às alterações associadas à doença;

- Acelera o metabolismo energético;

- Diminui o dano muscular, consequentemente, combatendo a fadiga;

- Aumenta o desempenho de atletas;

- Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos;

- Auxilia no reparo as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;

- Ajuda no funcionamento da flora intestinal;

- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário