Seguro-Desemprego só depois de agendamento online
Serviço encaminhado junto à prefeitura agora tem primeiro passo pela internet. Diariamente a média é de 20 atendimentos
A partir desta semana a Secretaria de Desenvolvimento Social de Flores da Cunha, que coordena os serviços disponibilizados na Agência FGTAS/SINE (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e Sistema Nacional de Emprego), passa a contar com o agendamento online de atendimentos. Encaminhamentos do Seguro-Desemprego serão feitos após o agendamento de data e horário pelo site www.fgtas.rs.gov.br. O sistema já é utilizado em outros municípios e tem como objetivo facilitar e tornar o processo mais cômodo ao trabalhador.
De acordo com o secretário da pasta, Ricardo Espíndola Silva, desta forma o requerente comparece já com a documentação completa e evita que o processo se torne mais demorado. “Muitas pessoas tinham que ir e vir por falta de documentos. O Seguro-Desemprego é um processo burocrático e, assim, o encaminhamento é feito de forma mais ágil, além de evitar filas. Temos algumas dificuldades de adaptação e hábito, mas o processo pela internet é simples e facilita o nosso trabalho e das pessoas também”, assegura.
Os trabalhadores que não possuem acesso à internet podem realizar o agendamento online na recepção da Agência FGTAS/SINE (o atendimento não ocorre no mesmo dia).
Demanda crescente
O encaminhamento do Seguro-Desemprego pode ser feito em qualquer cidade, e Flores da Cunha tem se tornado um dos pontos procurados pelos trabalhadores de cidades vizinhas, principalmente Caxias do Sul, por ter agendamentos mais ágeis. De janeiro a março de 2018 foram encaminhados 387 seguros na Agência FGTAS/SINE florense, no mesmo período deste ano o número subiu para 654 atendimentos – um aumento na demanda de praticamente 70%. “Percebemos que nosso volume de atendimento tem aumentado cada vez mais, por isso optamos pelo agendamento online. Quem agenda em Caxias, por exemplo, está conseguindo para metade de junho. Em Flores estamos com agenda a partir do início de maio, por isso essa procura crescente. No mês de março atendemos mais pessoas de Caxias do que propriamente florenses”, complementa o secretário. Durante 2018 foram 1.791 seguros encaminhados e mais de 7 mil atendimentos.
Esse número geral também cresce, mas não na mesma proporção. “Nestes três primeiros meses do ano tivemos um crescimento de cerca de 22% nos atendimentos gerais, por isso, em breve outros serviços seguirão o mesmo processo de agendamento online, como, por exemplo, a confecção de carteiras de trabalho, de identidade, e a intermediação de mão de obra. Vamos agendar basicamente todos os serviços da Agência FGTAS/SINE, do Posto de Identificação e da Junta Militar”, adianta.
Para Espíndola, esse aumento na procura pelo Seguro-Desemprego reflete um mercado de trabalho ainda retraído. “Mas em compensação estamos vendo muitas vagas serem abertas, já é um sinal de uma lenta, mas positiva, recuperação. Mesmo que tenhamos esse aumento no trabalho, sem nenhum retorno financeiro desses serviços feitos por servidores municipais, procuramos mantê-los, pois é uma comodidade que pensamos para nosso munícipe, que não precisa se deslocar para outras cidades”, avalia.
Como agendar
Para fazer o agendamento online, o trabalhador precisa acessar ao site www.fgtas.rs.gov.br, clicar na aba ‘Serviços e Informações’ e, em seguida, escolher ‘Agendamento de Seguro-Desemprego’, preenchendo as informações solicitadas e escolhendo o dia e hora para o atendimento presencial.
Este caminho pode ser acessado diretamente no link https://fgtas.rs.gov.br/agendamento-seguro-desemprego.
Documentos necessários
– Requerimento do Seguro-Desemprego (com assinatura e identificação do empregador, com nome e CPF, ou o carimbo da empresa)
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
– Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT)
– Termo de Homologação ou Termo de Quitação
– Extrato do saque do Fundo de Garantia
– Documento de identificação
– Últimos três contracheques
0 Comentários