Secretário de Turismo é sepultado em Otávio Rocha
O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha foi sepultado no cemitério do distrito de Otávio Rocha na manhã de terça-feira, dia 12.
O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha foi sepultado no cemitério do distrito de Otávio Rocha na manhã de terça-feira, dia 12. Lutando contra um câncer nos pulmões, o professor Ivanor Miguel Calgaro, 42 anos, morreu na madrugada de segunda, dia 11, no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, onde estava internado. A responsável pelo Departamento de Apoio à Indústria, Comércio e Serviços da secretaria, Mari Siqueira, responde interinamente pela pasta desde a segunda quinzena de abril. O prefeito Ernani Heberle (PDT) ainda não definiu um substituto para o cargo.
Nascido em 29 de setembro 1966, em Otávio Rocha, Ivanor era filho de Itacir Ângelo Calgaro e Vilma Sonda Calgaro. Como professor, era licenciado em Psicologia, Filosofia, Sociologia, História e Ensino Religioso. Também com formação em Teologia, foi seminarista e padre pela Igreja Católica. No distrito onde nasceu e vivia, desenvolveu atividades culturais e religiosas.
Calgaro atuou como guia turístico da Secretaria de Turismo de Flores da Cunha e, na Diocese de Caxias do Sul, como secretário de Comunicação. Além disso, participou de pastorais, catequese, liturgia, grupos de jovens e de dependentes químicos e em hospitais, nos municípios de Torres, Caxias do Sul e Carlos Barbosa. Foi professor nas escolas São Rafael (Flores da Cunha), Luis Gelain (Nova Pádua) e Cristóvão de Mendoza, Irmão Guerini e Santa Catarina (Caxias do Sul). Na vida política, concorreu a vice-prefeito pelo PT em 2004 e a vereador em 2008. Neste ano, foi presidente da 11ª Festa Colonial da Uva e da 1ª Festa do Moranguinho de Otávio Rocha.
Manifestações
Na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, os parlamentares lamentaram a morte do secretário municipal. Para o líder de governo Jatir Mosquer (PDT), Calgaro “foi um bravo ao tentar vencer a doença. Era uma pessoa de muita fé”. Renata Zorgi Lusa (PMDB), voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer, lembrou que “é preciso lutar contra a doença com todas as forças. Infelizmente, o câncer o venceu em pouco tempo”. Demais manifestações de apoio prestadas à família Calgaro foram feitas pelos vereadores José Luis de Souza (PSB), Osmar Doro e Rudimar Nascimento, ambos do PDT, e Alexandre Scortegagna (PP).
Declarações
“Foi um nome de grande expressão política e cultural do município de Flores da Cunha, o qual dedicou a sua vida ao ensino, à religião e à política, contribuindo para o desenvolvimento social da comunidade florense.”
Ernani Heberle (PDT), prefeito.
“Flores da Cunha sofreu uma perda significativa. O Ivanor era uma peça importante, pois sempre foi uma pessoa integrada com a comunidade. Na vida pública, atuou com responsabilidade e foi uma liderança.”
Felipe Salvador (PP), presidente da Câmara de Vereadores.
“Na política, Ivanor Calgaro foi um petista autêntico. Extremamente leal, defendeu os ideais do partido com coerência e convicção, características difíceis de serem encontradas atualmente em pessoas que ocupam cargos públicos. Era uma pessoa preparada para enfrentar desafios, tanto que colocou o nome à disposição em 2004 e 2008.”
Miguel Barreiro, presidente municipal do PT.
0 Comentários