Geral

Secretaria de Educação recebe livro que valoriza capelas de Nova Pádua

Publicação busca estimular o turismo religioso ao resgatar a história local.

A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Nova Pádua recebeu exemplares da obra “A fé como alicerce”, um levantamento histórico das capelas da região, escrito pelas pesquisadoras Danúbia Otobelli e Gissely Lovatto Vailatti. A entrega foi realizada na manhã da última sexta-feira (1º).

— O livro é o resultado de uma pesquisa e para que não ficasse restritra, optamos em transformá-la num livro para que a população de Nova Pádua possa conhecer mais sobre suas capelas, a história e os fatos referentes as suas ‘chiesas’ (igrejas em italiano). É uma nova fonte de pesquisa para moradores, estudantes e apreciadores e também mais um registro da história de Nova Pádua — considera Danúbia, que recentemente também publicou o e-book “Histórias (quase) esquecidas”.

Encomendado pela Prefeitura Municipal à empresa Desvendare - História e Comunicação, das sócias Danúbia e Gissely, o projeto visa servir como base para a criação de placas turísticas que serão instaladas em cada capela e ponto religioso, promovendo um roteiro turístico religioso na cidade.

A obra retrata com riqueza as histórias das comunidades locais e suas edificações singulares, fundamentando-se em um minucioso processo investigativo que valorizou registros documentais.

Os exemplares foram recebidos pela Secretária de Educação, Josenice Panizzon Bernandi, e pelo Secretário de Administração e Fazenda, Gelson Sonda. A dupla também escreveu em conjunto títulos como Benedictus: os cemitérios de Flores da Cunha (2007); Hospital Fátima: uma história de muitas vidas (2022); e Da Vanguarda ao Legado: 70 anos da Muraro Bebidas (2024); e o levantamento histórico do Inventário dos bens edificados do município de Flores da Cunha, entregue em junho deste ano.

 - Taisy Scremin / Prefeitura de Nova Pádua / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário