Geral

Saúde realiza primeiro encontro do grupo de apoio contra o tabagismo

Atividades ocorrem no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi

Na última semana, foi realizado o primeiro encontro do grupo de apoio contra o tabagismo. As atividades do grupo ocorrem no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e são coordenadas pela farmacêutica Lívia Soldatelli Oliboni e pela enfermeira Taíse Rech. Nesta primeira sessão, o cirurgião-dentista Marcos Andre Dallegrave participou do encontro.

Até o fim do ano, serão promovidas quatro sessões semanais em grupo fechado, duas sessões quinzenais de manutenção (para aqueles que conseguiram parar de fumar) e uma sessão mensal em grupo aberto.

No decorrer das ações de apoio, também haverá a contribuição de outros profissionais da equipe multidisciplinar da Secretaria, como médico, farmacêutico, psicólogo, enfermeiro e nutricionista.

Os usuários ativos integrantes do grupo terão acesso ao tratamento para dependência da nicotina no SUS, que consiste em avaliação clínica, abordagem intensiva em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva, conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo do Ministério da Saúde.

O objetivo principal deste aconselhamento é preparar os usuários para a solução de seus problemas, estimular habilidades para resistir às tentações, prevenir recaídas e ensiná-los a lidar com o estresse.

De acordo com a farmacêutica Lívia, o Centro de Saúde pretende divulgar a abertura de inscrição para novos grupos ainda ao longo deste ano, conforme a disponibilidade da equipe multidisciplinar de saúde e dos medicamentos oriundos do PNCT do INCA/MS.

As localidades que possuem Unidade Básica de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família também podem promover ações de Apoio à Cessação do Tabagismo aos interessados e vinculados. Para isso, os usuários deverão procurar a UBS mais próxima e verificar com o enfermeiro responsável a previsão de disponibilidade do serviço em sua área.

O cirurgião-dentista Marcos Andre Dallegrave participou do primeiro encontro. - Prefeitura de FC/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário