Geral

Saúde mental em pauta

Nesta semana tem programação nas Unidades Básicas de Saúde sobre o Janeiro Branco

Desde o início do mês o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, além das unidades básicas (UBS) espalhadas pelo município, realiza uma série de ações relativas ao Janeiro Branco, projeto que tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais, além de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. A psicóloga do Centro de Saúde, Angélica Granzoto, ressalta a importância do atendimento psicológico para a prevenção e promoção da saúde mental. “Percebemos que as pessoas não têm o hábito de compartilhar seus problemas. O tratamento da saúde mental não se dá apenas com remédios, mas as pessoas precisam se conhecer e compartilhar isso”, explica a profissional.

Em Flores da Cunha, as equipes de saúde realizaram desde oficinas em grupos até a distribuição de materiais informativos e de conscientização nas salas de espera e também nas ruas e no comércio. “A comunidade e principalmente as empresas precisam falar abertamente com seus funcionários. A depressão e o estresse são fatores muito importantes e que as pessoas não dão a devida importância”, salienta Angélica. A ação é da Secretaria da Saúde, coordenada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Florescer, em parceria com entidades privadas e os veículos de comunicação.

Programação

– Nesta terça-feira, dia 22, a UBS de Otávio Rocha realizará uma blitz de conscientização na área central do distrito, com abordagem de veículos durante amanhã. Já à tarde, haverá panfletagem em residências e no comércio local.

– Na quinta-feira, dia 24, a UBS de São Gotardo realizará uma roda de conversa com pacientes da comunidade, juntamente com o secretário da Saúde, Vanderlei Stuani, a enfermeira Neusa Stolfo, as psicólogas Regina Mioranza e Marina Fochezatto, agentes comunitárias de saúde, e o autor da Lei do Janeiro Branco em Flores da Cunha, o vereador e presidente do Legislativo, Samuel de Barros Dias.

Sobre o Janeiro Branco

Em Flores da Cunha, o Janeiro Branco foi instituído em 2017, com o intuito de realizar ações preventivas e educativas sobre promoção à saúde mental. O objetivo da lei é despertar a sociedade para a importância da saúde mental desde seus aspectos individuais aos coletivos. No país, a iniciativa chega em 2019 a sua 6ª edição, unindo ações nas redes sociais, prefeituras, câmaras de vereadores, assembleias legislativas, hospitais, postos de saúde, e levando o slogan ‘Quem cuida da mente, cuida da vida’.

Equipes do Centro de Saúde e das unidades básicas levaram para as ruas ações de conscientização sobre a saúde mental. - Prefeitura FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário