Geral

Saúde como prioridade

Confira as propostas na área da saúde dos três candidatos ao Executivo de Flores da Cunha

A saúde florense está sendo testada. Com a pandemia da Covid-19, os olhares se voltaram à pasta que cuida das pessoas e muitas ações foram desenvolvidas para inibir a propagação do vírus do município. Mas, quais são as propostas dos candidatos a prefeito de Flores da Cunha nesta área que é a principal preocupação do brasileiro? Confira a seguir as propostas da coligação ‘Flores para o Futuro’, de César Ulian (Progressistas) e Marcio Rech (Republicanos); ‘Flores: Participação e Inovação’, de Ernani Heberle (PSB) e Paula Cavagnolli (PDT); e ‘Flores no Rumo Certo’, de Moacir Ascari – Fera (MDB) e Samuel de Barros Dias (PTB).
Flores da Cunha possui um Centro de Saúde e seis Unidades Básicas de Saúde em quatro bairros do município e nos dois distritos: União, São Pedro, Nova Roma, São Gotardo, Otávio Rocha e Mato Perso. 
Conforme os números da Secretaria da Saúde, de janeiro a agosto de 2020 o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi realizou 15.267 consultas médicas e 2.984 encaminhamentos ao Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima. 
Atualmente, estão lotados na Secretaria da Saúde 15 médicos, 12 enfermeiros, 31 técnicos de enfermagem, oito dentistas, sete psicólogos, 19 agentes comunitários da saúde e 16 motoristas. 
A Farmácia Básica tem em média 8 mil atendimentos mês, sendo de janeiro a agosto atendidas mais de 66.300 pessoas. Atualmente, são 226 medicamentos disponíveis. Desde setembro, o município também possui a Farmácia Solidária, que abre uma vez por semana (sempre nas quartas-feiras), tendo em média nove atendimentos por dia.
Já em relação a cirurgias em espera, a Secretaria informa que existem 91 pessoas aguardando por intervenção cirúrgica de alta complexidade no município, sendo na área de traumatologia – coluna, quadril e joelho. 

Covid-19

Dia 16 de abril foi marcado pelo primeiro caso de Covid-19 em Flores da Cunha. De lá até então, Flores contabiliza mais de 650 casos confirmados e cinco mortes. O município também investiu em um ambulatório, que foi construído especialmente para a Covid-19. Esse foi desmanchado no início de outubro. Por lá foram realizadas 2.134 consultas, além de 1.202 testes rápidos e 202 testes PCR. A estrutura que foi montada ainda no mês de abril e permaneceu até setembro teve um investimento de R$ 12,5 mil mensais. 

Hospital Fátima 

A prefeitura também mantém um convênio com o Hospital Fátima. Até julho de 2020, os investimentos feitos na saúde através da compra de serviços totalizaram cerca de R$ 4,5 milhões. De acordo com o Secretário municipal de Saúde, Vanderlei Stuani, com estes recursos a prefeitura compra serviços tais como internações hospitalares, atendimento de urgência e ambulatorial, cirurgias, exames clínicos e de imagem e, ainda, custeia o sobreaviso de médicos em diversas especialidades.

 

Propostas ‘Flores para o Futuro’

Sem saúde não temos nada. É fundamental garantir o bem-estar, tanto físico quanto emocional, de nossa população. Para isso, a prevenção deve ser prioridade. Iremos realizar ações de prevenção e promoção da saúde, minimizando riscos e possíveis doenças. Evitar que o cidadão chegue doente na Unidade de Saúde é a meta da nossa gestão. Isso é respeito às pessoas.
Reconhecemos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde no dia a dia e não apenas em época de pandemia. Vamos dar condições para incentivar a humanização e o acolhimento no atendimento público. 
Outra iniciativa é ampliar os serviços de saúde mental, fortalecendo o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o serviço de Psicologia, em especial nas escolas, a fim de enfrentar os problemas decorrentes da pandemia. Além disso, é preciso aumentar a oferta de medicamentos específicos para o tratamento da Covid-19 e reforço da imunidade da população. Também é necessário flexibilizar o horário de atendimento para a retirada de medicamentos no Centro de Saúde. 
Iremos planejar, com base nos dados de crescimento populacional, a adequação da capacidade de atendimento das Unidades Básicas de Saúde. 
Nosso objetivo é oferecer serviços efetivos à comunidade. Por isso, vamos implantar um sistema de informação para agendamento de consultas com a finalidade de facilitar a comunicação entre os usuários e os serviços de saúde prestados pelo município. Ainda queremos ampliar a informatização dos prontuários de saúde, disponibilizando, assim, o histórico do paciente aos prestadores de serviço, promovendo agilidade de atendimento com maior qualidade à população.
A comunidade precisa ser tratada com respeito. Iremos avaliar as especialidades médicas referenciadas no município, buscando ampliar o atendimento que hoje é indisponível na cidade. Também vamos analisar a inclusão de médicos plantonistas vinculada ao Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima. 
Reconhecemos que é essencial reforçar o serviço de controle de zoonoses para dar apoio ao bem-estar animal e atenção às doenças transmitidas entre animais e pessoas. Portanto, iremos apoiar as iniciativas da comunidade de atenção e cuidado com os animais em parceria com a UPEVA.

 

Propostas ‘Flores: Participação e Inovação’

Desde 1948, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Artigo XXV, está definido que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe e a sua família, saúde e bem-estar, dentre outros. Para Ernani e Paula, da coligação “Flores: Participação e Inovação”, essa premissa é lembrança constante. Por isso, em seu plano de governo, o acesso à saúde é uma prioridade.
E uma dessas decisões, do governo Ernani e Paula, com certeza, é viabilizar um sistema tecnológico que irá interligar e agilizar os atendimentos a pacientes e consultas médicas. Além de aumentar a precisão de controles e ofertas de medicamentos, assim como disponibilizar a digitalização de exames e encaminhamentos. A modernização permitirá conjugar os dados com sistemas de informações externos, como o do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual e do próprio Hospital Fátima, dentre outros órgãos.
Para o Hospital, ouviremos os gestores, e sugeriremos a implementação ao atendimento exclusivo para pacientes psiquiátricos, com sala e quarto separados dos demais pacientes. Também a ampliação de atendimentos na área da saúde mental, tanto para emergências quanto para acompanhamentos. Além disso, apoiar para o aumento do número de cirurgias especializadas. A intenção é apoiar para que o Hospital se torne referência na realização de cirurgias eletivas de traumatologia, através do SUS, que hoje são feitas somente em Farroupilha.
Algo que urge a ser feito é a criação do Programa Médico do Nôno, que objetiva o cuidado permanente e domiciliar dos idosos. Profissionais da saúde farão visitas e acompanharão o paciente pensando especialmente na prevenção. 
Outra meta é implantar os serviços de Telemedicina, com o objetivo de modernizar o atendimento e diminuir o fluxo de pessoas nos postos. Ainda estão previstas nas ações do governo, a ampliação das consultas especializadas, capacitação profissional de quem atua junto a área e ampliação do quadro de funcionários. As necessidades da população quando se fala em saúde serão ouvidas e finalmente terão sua vez para serem atendidas no governo de Ernani e Paula.

 

Propostas ‘Flores no Rumo Certo’

Saúde pública é um serviço fundamental e que merece toda a atenção dos gestores municipais. O governo de Lídio Scortegagna resolveu antigos problemas dessa área em Flores da Cunha. Hoje não faltam mais médicos e dentistas para quem procura por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, todas contam com equipes do Programa de Saúde da Família, oferecendo um atendimento humanizado aos cidadãos. A preocupação com a descentralização dos serviços também esteve presente. Com a construção das UBSs de Otávio Rocha, Mato Perso e do bairro União, centenas de famílias não precisaram mais se deslocar ao centro da cidade para buscar atendimento. Se o governo Lídio colocou a saúde no rumo certo, Fera e Samuel têm o plano certo para que ela avance ainda mais:
- Construção de Unidades Básicas de Saúde nos bairros Aparecida e São José. Já a UBS Nova Roma ganhará sede própria;
- Ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi: com o terreno recentemente adquirido será possível abrigar a parte administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, Vigilância Sanitária, Regulação de Transporte e garagem no subsolo para frota de veículos;
- Ampliação do horário de atendimento da Sala de Vacinas: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia;
- Implantação do Cartão SUS Digital: sistema vai integrar as UBSs, o Centro de Saúde e o Hospital Nossa Senhora de Fátima;
- Ampliação do horário de atendimento da Farmácia Municipal: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia;
- Clínica do Homem: criação de um serviço especializado destinado à saúde do homem;
- Programa Crescer Saudável: ações articuladas para acompanhar o crescimento e desenvolvimento na infância;
- Programa “Emagreser”: implantação de ações que promovam a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares mais saudáveis, com apoio de psicólogos e nutricionistas;
- Cataratas Zero: disponibilizar a realização de cirurgias de cataratas para usuários do SUS.
 


 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário