Geral

São Gotardo: uma comunidade dividida pela ERS

Situada às margens da rodovia e na divisa com Caxias do Sul, a comunidade se desenvolveu pela sua localização

São mais de 130 anos da chegada dos primeiros imigrantes à localidade. As primeiras famílias foram Marini, Cecconello, Sândi, Corso, Cavalli e Zamboni.
Conforme os moradores, um dos aspectos que merece atenção relaciona-se ao fato de São Gotardo ter uma excelente localização, que é um diferencial para a atração de novos empreendimentos. “Nossa comunidade está cada dia mais pujante, gerando emprego, riquezas e divisas para o município”, afirma o ex-prefeito e morador da localidade Ernani Heberle.
A localização privilegiada, próxima à sede do município e também de Caxias do Sul, além dos acessos a outras localidades do interior – como Linha 60, Linha 80 e Otávio Rocha –, faz de São Gotardo um lugar com vantagens competitivas importantes, não só para a atração de novos negócios, mas também para acesso a serviços da região.
Conforme Heberle, o desenvolvimento da localidade começa pelo trabalho, dedicação e empreendedorismo de seus moradores, além do espírito comunitário que sempre norteou as famílias de São Gotardo. “Há algum tempo, novos e expressivos investimentos foram feitos na comunidade por empreendedores vindos da região e do Estado, fazendo com que a comunidade obtivesse um crescimento econômico e populacional”, garante o ex-prefeito. 
Tudo isso graças à abertura e asfaltamento da ERS-122. “A gente tem a graça de ter passado a ERS-122 aqui, porque não era para ser. Isso trouxe benefícios, não ficamos perdidos. Facilita a vida de todo mundo, não só das empresas. O crescimento de São Gotardo muito se deu por isso”, relata a moradora Juliana Maria Muraro Rigo. 
“São Gotardo tem uma boa diversidade de empresas industriais, comerciais e de serviços, além da presença da agricultura, resultando numa economia diversificada e pujante, capaz de oferecer uma invejável qualidade de vida aos seus moradores, mesmo com os problemas de infraestrutura existentes”, declara Ernani. 
A comunidade possui serviços básicos de saúde, com a Unidade Básica de Saúde Antonia Susin Maccagnan, além da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Cecconello. “A participação comunitária, seja em relação à igreja ou ao Clube Cruzeiro, mesmo com o crescimento existente e a vinda de novos moradores, tem sido uma caraterística bastante preservada e que é fundamental para uma saudável convivência entre todos”, diz Heberle.

Reivindicações
A comunidade de São Gotardo tem crescido de forma expressiva, expandido sua área urbana de forma significativa, mas esse crescimento não tem se traduzido em igual qualidade em sua infraestrutura, de acordo com os moradores. “O crescimento desordenado, especialmente na última década, tem trazido desconforto e preocupação quanto ao futuro de nossa comunidade, pois a ausência de políticas estruturantes trazem consigo os problemas que são comuns nas cidades brasileiras”, destaca Ernani que elenca algumas demandas: creche municipal; um plano diretor adequado para orientar e definir a localidade quanto à localização dos empreendimentos industriais e as zonas residenciais; implantar ciclovias nas estradas de acessos à São Gotardo; verificar sobre a necessidade da criação de novos loteamentos; criação de um programa de acolhimento para famílias que se estabelecem na localidade; entre outros. Sobre o programa, “o município precisa conhecer essas pessoas, não só quem chega em São Gotardo, mas em todo o município - buscar entender suas necessidades e aspirações, orientá-las na busca de empregos, mostrar como são os costumes e tradições  locais, o modus vivendi, os serviços públicos oferecidos, enfim, conhecer nosso município e mostrar o que se espera desses novos moradores, os quais precisam necessariamente adaptar-se à nossa realidade”, propõe Ernani.

 - Pedro Henrique dos Santos
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário