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Santuário de Caravaggio terá nova pintura e vitrais

Abóbada será pintada de azul, com estrelas douradas para representar o céu

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, passa por um importante momento de obras para conservação e preservação da igreja, que é uma das mais visitadas do Estado.  Desde o ano passado, o Santuário já passou pela impermeabilização e o conserto das calhas. Nesta semana, o arquiteto e artista sacro Cristtiano Fabris irá começar a pintura interna da abóboda e a instalação de novos vitrais, o que dará um aspecto ainda mais imponente, religioso e repleto de significados ao Santuário, que é um espaço onde impera o clima de paz e harmonia entre os fiéis. O trabalho da equipe de arquitetura deve levar dois meses, sendo entregue antes da 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre nos dias 23, 24 e 26 de maio no Santuário.

Estes novos elementos – que aparecerão na pintura e na instalação dos vitrais – irão reforçar expressões de fé e de arte cristã, especialmente em devoção a Nossa Senhora de Caravaggio. Fabris e uma equipe com mais três profissionais trabalharão sobre andaimes de quase 40 metros de altura. Os desenhos que serão pintados, os formatos e cores dos vitrais e todos os itens que passarão a compor a parte interna do Santuário foram desenhados em uma parceria da equipe litúrgica do Santuário com o arquiteto. O Santuário foi projetado pelo engenheiro civil Ticiano Bettanin na década de 1940, e levou 18 anos para ser concluído.

“A arte sacra apresenta expressões da fé, que estão a serviço da fé e que contribuirão muito para embelezar e ensinar ainda mais sobre a nossa igreja para quem nos visita”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. “Estamos muito felizes em poder dar seguimento a uma obra tão magnífica e que dará tanto sentido ao nosso projeto do Santuário”, completa.

Ao todo, esta etapa da obra envolverá 500 metros quadrados de área. “Não tenho receio em dizer que é a realização de um sonho poder executar esta obra. E me sinto dando continuidade ao trabalho do arquiteto Betanin e do parceiro de obras dele daquela época, Emiliano Zanon”, afirma Fabris, que é um dos seguidores do estilo de trabalho da dupla responsável pela construção e decoração do Santuário na época em que foi construído.


O Santuário também passa por pintura predial completa externa. São cores neutras, em tons de cinza e marrom. Em evidência estará a cruz, no ponto mais alto da cúpula do Santuário. A cor escolhida para a cruz é o dourado justamente para contrastar com a cúpula e destacar esse importante elemento simbólico e cheio de significados. As linhas verticais do prédio, em tons mais escuros, apontam para o alto, para o céu, para a cruz. A cruz dourada, por sua vez, indica o Mistério Pascal de Jesus Cristo.

Toda a obra é feita com recursos arrecadados pela comunidade, e provoca mudanças no espaço de celebração de missas por tempo determinado (cerca de dois meses). Durante a semana, elas são celebradas no Santuário Antigo. Aos fins de semana, ocorrem normalmente no Santuário.

 A obra

A abóbada será predominantemente pintada de azul, com estrelas douradas, pois representará o céu. No centro da abóbada, será pintada a imagem do Espírito Santo, em forma de pomba. Dela sairão 7 línguas, em forma de chama de fogo, simbolizando tanto os 7 dons do Espírito Santo.

Abaixo da abóbada, a estrutura da cúpula chamada de “tambor” ou também “domo de sustentação da abóbada” também terá novidades. Essa estrutura de paredes verticais, que acompanham o formato esférico da abóbada, possui 12 janelas onde serão instalados os vitrais. Também fazem parte dela uma grande moldura de concreto armado que divide a estrutura da abóbada. Estas paredes serão pintadas numa cor quente em tons de areia, em contraponto às cores frias azuladas que hoje decoram o interior do edifício. Já a moldura será pintada num tom bem mais claro que a parede, para criar melhor efeito estético. Os 12 vitrais, fabricados em técnica clássica de vitral de chumbo, em tons de azul, são uma continuidade do céu estrelado.

Completando a estrutura da cúpula, temos posicionado abaixo do tambor o anel. Este anel é dividido em duas partes: o anel vertical e o anel horizontal. Cada um destes anéis será ornado de maneira diferente. No anel vertical, seguindo a tradição decorativa renascentista, será pintada uma ornamentação que aqui denominaremos como “grega”. A grega representará galhos entrelaçados que formarão uma coroa de espinhos, a coroa de Cristo. Esses galhos que formam a coroa de espinhos, porém, também possuem flores: estas, de maneira especial, estão marcadas na história da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio.

Por fim, no anel horizontal haverá uma citação bíblica que resume por escrito o que é visto pela arte: “O que em Maria foi gerado vem do Espírito Santo” (Mt 1,20). Trata-se da mensagem do Anjo para São José, em sonho, antes do nascimento de Cristo. Jesus foi gerado no ventre de Maria pela ação do Espírito Santo.

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