Geral

Safra 2022: expectativas, qualidade e realidade

"Dentre as principais características, com certeza, o clima exerce papel determinante no tamanho e na qualidade de cada safra"

“Cada safra é uma safra” essa frase é muito antiga na nossa região, mas ela está sempre presente no início de cada colheita, pois reflete bem os diversos fatores que interferem na quantidade e na qualidade da uva.
Dentre as principais características, com certeza, o clima exerce papel determinante no tamanho e na qualidade de cada safra, sendo muito importante em cada fase do estádio (etapa de desenvolvimento que a parreira se encontra) de repouso e de desenvolvimento da videira.
No ciclo que antecede a safra 2022 tivemos um inverno com um bom número de horas de frio, isso faz com que tenhamos uma boa quebra de dormência das gemas da videira, garantido uma brotação normal e uniforme, além disso, nosso inverno teve chuvas regulares contribuindo para uma boa reserva hídrica no solo. No início da primavera, onde a planta inicia o ciclo vegetativo, tivemos temperaturas amenas, boa distribuição de chuvas e uma boa insolação, esses fatores são muito importantes para o bom desenvolvimento da planta e para o baixo ataque de doenças fúngicas, além disso, não foi registrado nenhum incidente climático grave, como geadas tardias ou granizo, que possa ter danificado as plantas e os frutos, comprometendo, em parte, a futura safra.
Na fase de maturação das uvas, fim da primavera e início do verão, nossa região – como todo o estado do Rio Grande do Sul – está passando por uma estiagem severa. Essa falta de chuvas, que é muito prejudicial para diversas culturas, principalmente as anuais, é menos danosa para a cultura da videira, com exceção de alguns parreirais que estão em solos rasos, compactos e pouco irrigados.
Essa distribuição de chuvas abaixo da média, combinada com a grande amplitude térmica diária, com dias quentes e noites frias, junto ao fator da alta luminosidade, está propiciando um amadurecimento completo do fruto e com sanidade excelente. Bagas com diâmetro mais fino, concentração de açúcares, de antocianina, taninos e aumento de precursores aromáticos.
Em resumo, a safra da uva de 2022, pela amostragem inicial, indica que será uma safra de quantidade média e de excelente qualidade, refletindo muito o clima deste último ano e também o esforço e a dedicação dos produtores de uvas. Juntando isso com as práticas e o conhecimento técnico dos enólogos, e os investimentos em tecnologia realizados pelas indústrias nos últimos anos, com certeza, teremos vinho, sucos e espumantes de altíssima qualidade.
Um brinde à safra 2022!

 - Arquivo Pessoal/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário