Geral

Safra 2022: Associação de Vinícolas da Serra Gaúcha busca incentivar o enoturismo

Flores da Cunha, a maior produtora de vinhos do Brasil, tem investido cada vez mais nesse formato de turismo, trazendo visitantes de todo o país para o RS

Quando o assunto é turismo e vinho, a Serra Gaúcha costuma ser o primeiro lugar a vir à mente. É nessa região do sul do país que Flores da Cunha, uma pequena cidade com aproximadamente 30 mil habitantes e a 150km de Porto Alegre, tem chamado a atenção dos turistas. Considerado o maior produtor de vinhos do Brasil, o município abriga aproximadamente 200 vinícolas e possui uma paisagem tipicamente europeia, que é completada pela arquitetura italiana – herança deixada pelos imigrantes que povoaram a cidade, em 1877.  
Flores da Cunha é uma excelente opção para os amantes do enoturismo, uma forma  de turismo gastronômico voltada para a apreciação dos vinhos. Mais do que uma degustação, a experiência propõe que o visitante se aprofunde nas tradições e na cultura dos lugares que produzem a bebida. Segundo dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), a busca por esse modelo de roteiro vem crescendo de 10% a 15% ao ano.  
As vinícolas que fazem parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), localizada em Flores da Cunha, percebem o aumento de turistas na região, principalmente nas épocas mais frias do ano. A Apromontes, que já garantiu a Indicação de Procedência (IP) dos vinhos produzidos na região, busca oferecer serviços que melhorem ainda mais a experiência de quem visita a cidade. 
Para o presidente da Associação, Filipe Panizzon, o grande sucesso da região está na sua dedicação em transformar e melhorar cada vez mais a sua estrutura, sem esquecer de honrar as tradições. “É aqui em Flores que a tradição e a modernidade se unem, onde as vinícolas que ajudaram a fundar a cidade prosperam, fazendo da uva muito além de um bem econômico, mas um legado que é passado de geração em geração”. 
 
Melhoras nas estruturas 
A Fante Bebidas, vinícola que faz parte da Apromontes, inaugurou recentemente o seu varejo, a Fante Store, que oferece vinhos, espumantes, sucos e destilados. De acordo com a responsável pelo marketing da vinícola, Caroline Fante, “nos atentamos ao crescimento do enoturismo na nossa região e, assim, buscamos oferecer degustação e outras experiências que atraiam ainda mais consumidores”. 
Próximo da Fante, a 10 quilômetros de distância, a Vinícola Bebber também tem intensificado seus investimentos no enoturismo. Desde 2020, os sócios Rafael, Felipe e Valter Bebber buscam reformar e melhorar cada vez mais a estrutura da vinícola para receber os visitantes. Após as reformas, o casarão da família, a vinícola, uma nova sala de vinificação e um local para armazenamento de barricas, ganharam um visual novo. Os ambientes estão prontos para a visitação dos turistas, podendo promover uma experiência ainda maior de imersão no universo do vinho. 
“Essa é uma oportunidade de mostrarmos o potencial da nossa região dos Altos Montes, que vem despontando e se apresentando como uma grande promessa do enoturismo na Serra Gaúcha. Com certeza, muito em breve, seremos um dos destinos mais procurados do Brasil”, projeta o enólogo da vinícola, Felipe Bebber. 
E assim, o município florense tem se tornado uma potência em meio aos gigantes – onde todos transformam as uvas, os vinhos e a gastronomia em relíquias turísticas da região sul para o resto do Brasil e do mundo. 

Fante Bebibas inaugurou seu varejo, a Fante Store, atendendo a demanda do enoturismo. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário