Geral

Romaria das Pessoas com Deficiência terá mudanças neste ano

Principal alteração é a fixação de data única para o evento

A Romaria das Pessoas com Deficiência (PcD) ao Santuário de Caravaggio em Farroupilha, terá mudanças em 2023, quando chega a sua segunda edição. A principal delas é o estabelecimento de uma data única para o evento: 21 de maio, quando ocorre independentemente da condição de clima.

Assim, com tempo bom, a programação prevê saída defronte ao Pronto Atendimento (PA) da Unimed em Farroupilha (4,1 quilômetros distantes de Caravaggio) às 14h, bênção em frente ao Santuário às 15h30min e Santa Missa às 16h. Em caso de chuva, acontecerá carreata, com partida também às 14h, do PA da Unimed, para participação na celebração religiosa das 15h. “A intenção é fixar uma ‘data nobre’ – o domingo imediatamente anterior ao domingo da festa principal de Caravaggio – como sendo o dia da Romaria das Pessoas com Deficiência”, diz o coordenador do evento e presidente da Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef), Giovani Antonio Capra. O coordenador reforça que a ideia de que a Romaria PcD seja a última pré-romaria antes da festa principal leva em conta que, com o passar dos anos e a consolidação da promoção, toda PcD poderá se agendar com antecedência para a programação.

Outra modificação na Romaria das Pessoas com Deficiência é a não-solicitação de inscrição prévia dos peregrinos. “Ano passado, pedimos que se credenciassem antes para que pudéssemos mais ou menos dimensionar um evento que estava tendo sua primeira edição”, explica Capra. “Este ano, além da experiência que trazemos de 2022, temos a ampliação da comissão organizadora, que conta com nove das principais entidades representantes de PcD em Caxias do Sul e em Farroupilha, as quais, pelo próprio envolvimento com o planejamento da promoção, podem divulgá-la melhor junto a seu público e outras instituições de Pessoas com Deficiência”.

Em 2022, aproximadamente trezentas pessoas participaram da caminhada e outras seiscentas circularam no Santuário por conta da Romaria, segundo o Grupo Rodoviário de Farroupilha. “Como a tendência dos eventos é ter seu público ampliado, com o passar do tempo, esperamos receber em torno de 400 romeiros, em caso de tempo bom”, assinala o coordenador. “Com chuva, é aquilo: estamos ainda no processo de tentativa e erro, de modo que não temos como prever o número de participantes se o tempo não ajudar”.

O que será mantido na 2ª Romaria das Pessoas com Deficiência é a possibilidade de os romeiros saírem de ponto que não o principal (o PA da Unimed). Em caso de tempo bom, as PcD que não tiverem condições de partir do local poderão fazê-lo do início da Avenida Dom José Barea – a reta que conduz ao Santuário – ou mesmo deslocar-se diretamente ao templo.

A 2ª Romaria das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Caravaggio é uma promoção de Amdef – coordenadora, Apae de Caxias do Sul, Apae de Farroupilha / Escola de Educação Especial Sol Nascente, Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa), Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (Afadev), Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller, Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (Inav) e Projeto L’Aqua. Também integram a comissão organizadora os casais idealizadores da Romaria, Gilberto Adami e Maria Ester Rigo Adami e Antonio Carlos Potrich e Ilma Neumann Potrich. O evento conta com parceria da Fundação Marcopolo e patrocínio de Supermercados Andreazza, Terrasol Toyota, Cgtec Comércio de Ferramentas e Samae Caxias do Sul.

Peregrinos na 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência (PcD) ao Santuário de Caravaggio. - Luiz Carlos Kuhn/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário