Geral

Robótica para planejar, entender e trabalhar em equipe

Planejar, explorar, fazer na prática, trabalhar em equipe. Entre a lista de objetivos e benefícios que a Educação Tecnológica oferece, estes são os destacados pela Escola Interativa, que a partir deste ano implementa  a robótica no currículo dos seus alunos. “Diferente de oferecer uma oficina de robótica, a prática junto ao currículo escolar interliga os aprendizados e amplia o conhecimento”, destaca a coordenadora Letícia Zin. O projeto pôde ser viabilizado com o apoio das empresas Fábrica de Móveis Florense e Agência Positiva, das Associações de Pais e Mestres  e de investimento da própria escola que adquiriu os equipamentos para as diferentes fases escolares. Assim, atende da Educação Infantil até o 9º ano, em Flores da Cunha, e até o Ensino Médio em Antônio Prado. 


Segundo a Coordenadora Catia Marostica, a chamada Educação Tecnológica visa proporcionar aprendizado prático a fim de desenvolver a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos a cada aula. Essas atividades desenvolvem o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a  pesquisa e a tomadas de decisões, além de definições de ações e diálogos em relação às diversas possibilidades e opiniões. 


Prática, na prática
Os professores Rafael Tebaldi e Mayara Chiosi juntamente com a Diretora Eroni Mazzocchi Koppe receberam treinamento específico para ministrar as aulas de educação tecnológica através da robótica  em fevereiro deste ano em Blumenau/SC na sede da Robo Mind. “Cada aula é realizada com o acompanhamento de um professor de diferentes disciplinas. Assim, integramos o conhecimento interdisciplinar e o espírito colaborativo de equipe”, define o professor Rafael Tebaldi. A reportagem do O Florense acompanhou uma aula de inglês com o trabalho da robótica, onde os alunos determinavam os comandos do robô em frases na língua inglesa. “A robótica tem muito da física e da matemática devido às programações que eles desenvolvem nos robôs. Mas é possível adaptar atividades em todas as disciplinas”, comenta o professor Rafael. 


Segundo a diretora Eroni Mazzochi Koppe, que acompanhou a formação dos professores, a Educação Tecnológica - Robótica vem ampliar os conhecimentos já oferecidos pela escola, oportunizando o conhecimento em diversas áreas, que é essencial para garantir o desenvolvimento de habilidades e promover importantes melhorias na vida pessoal e profissional. Qualquer aprendizado é ainda mais efetivo na infância e na adolescência, quando o aluno está em fase de desenvolvimento e adaptação e se envolve na descoberta de um novo mundo.


Os colegas Enzo Farinha, João Rigotto e Sofia Carpeggiani Webber, todos com 11 anos, são alunos do 6º ano da Escola Interativa Flores da Cunha. Apesar de ainda estarem conhecendo o projeto, estão adorando as aulas. “Se parece muito com o processo de montar ‘Lego’, e por isso a montagem é divertida. A parte da programação é difícil, pois são muitas tentativas até dar certo, mas estamos gostando bastante”, afirmam.

 - Larissa Verdi/OF
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    Parabéns Rafael Tebaldi

Deixe o Seu Comentário