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Ritmo reduzido nas obras da Estrada Velha

Na última reportagem feita pelo O Florense, término estava previsto para o mês de julho

11 meses de obras, mas o fim está próximo (ou quase, é o que todos esperam). Depois de tantos anos, o asfalto da Estrada Velha já é realidade. O contrato da obra, assinado em 24 de agosto de 2020 com a empresa CCN - Construtora Centro Norte LTDA, de Vila Maria, teve aditivos, mas está sendo concluído, conforme a engenheira civil da prefeitura, Carine Marzarotto. “As obras tiveram o ritmo reduzido depois da última reportagem em março, devido aos atrasos de repasse dos valores da verba federal, além de iniciar meses mais frios e chuvosos, que diminuem a produtividade em serviços de pavimentação”, declara a engenheira, que afirma que a obra foi vistoriada no final de maio pelos responsáveis do Ministério da Integração Nacional, assim liberado os pagamentos em atrasos.
Conforme Carine, ao ser licitado o aditivo para 1,1km faltantes, a empresa também solicitou prorrogação de prazo, concedido até setembro. “Julho foi um prazo estimado, mas o contrato segue vigente até setembro, prazo que acreditamos concluir a obra”.
São 4,4 km que estão sendo pavimentados - o investimento do primeiro trecho contratado, de 3,3 km, é de R$ 4.196.992,17 (R$ 4 milhões do Governo Federal, através do deputado federal Osmar Terra (MDB), e R$ 196.992,17l de contrapartida do município). A municipalidade escolheu investir no aditivo ao contrato com recursos próprio para contemplar o trecho remanescente de 1,12km que pertence ao território do município de Flores da Cunha. Para este trecho, o valor a ser aditivado foi de R$ 990.742,94, totalizando assim um investimento de R$ 5.375.341,51 para o trecho total de 4,4km. “O trecho restante sem pavimentação não é jurisdição do município de Flores da Cunha”, ressalta a engenheira.
Na obra, já está concluído os serviços de alargamento da pista, a substituição dos dois pontilhões e a drenagem. A empresa está executando no momento a primeira camada de base – pronta até a metade do trecho. “Seguem os serviços de execução da base, em seguida o revestimento asfáltico e, por fim, a sinalização e acabamentos finais”, finaliza Carine.

 - Valdinéia Tosetto
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