Geral

Revitalização da Praça da Bandeira começa no 1º semestre

Projeto está em fase final de execução e previsão é que seja concluído em janeiro. Em seguida será aberta a licitação

A Praça da Bandeira, localizada na área central, é um dos principais símbolos de Flores da Cunha. Além de ser um ponto de encontro de crianças, jovens e idosos, está na lista de locais que os visitantes não podem deixar de conhecer quando vêm à Terra do Galo. Com o objetivo de evitar acidentes no local, nos últimos dias de 2014 a prefeitura realizou o corte de uma árvore da espécie Corticeira que havia sido danificada por um temporal no mês de outubro. O município recebeu autorização do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap-RS) para realizar o corte.

Para 2015, uma das prioridades da atual administração é a revitalização completa da Praça da Bandeira. Conforme a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Ropke Cavagnoli, o projeto está em fase final de execução e a previsão é que seja concluído até o final de janeiro. A partir disso, será encaminhado o processo de licitação para empresas interessadas em assumir a obra – ainda não há previsão para isso. A ideia é que a revitalização inicie ainda no primeiro semestre deste ano. “Estamos revisando o orçamento da obra, verificando alguns detalhes, pois o valor final ficou muito alto, R$ 2,4 milhões”, cita.

A titular da pasta destaca que serão realizadas mudanças no paisagismo, pavimento, iluminação pública, parque infantil e mobiliário urbano. A intenção da administração também é manter o traçado original do espaço construído em 1930, que tem o desenho de uma taça de vinho em seu centro. Os banheiros públicos também serão mantidos, pois foram reconstruídos em 2010 ao custo de R$ 100 mil, conseguidos por meio de uma emenda parlamentar. “A nova praça será mais aberta, pois a parte de circulação das pessoas ficará maior e os canteiros serão diminuídos. Além disso, os canteiros da Avenida 25 de Julho, em frente à Matriz, e a calçada da Praça ficará nivelada com a rua, como se fosse um calçadão”, adianta Ana Paula. Uma fonte irá ornamentar o local, que será arborizado e terá calçadas maiores para incentivar a convivência da população. O prazo de conclusão da obra é de um ano. Nesse período o espaço ficará fechado com tapumes.

Como estão as demais praças de Flores da Cunha?

Além da Praça da Bandeira, Flores da Cunha possui outras praças, distribuídas em bairros e loteamentos. Porém, nem todas estão bem cuidadas e não têm nenhum projeto de revitalização. Há quatro anos o jornal O Florense acompanha periodicamente a situação desses lugares que deveriam ser para o lazer, mas que nem sempre são. Nesta semana, a reportagem esteve novamente em todas as praças e constatou que muitas estão sem manutenção, mas que ainda são utilizadas, enquanto que outras foram abandonadas pela população e pelo poder público.

A prefeitura afirma que procura fazer periodicamente a manutenção de algumas praças que são mais utilizadas, como a Nova Trento e a Imigrante que, de fato, estão em boas condições. Já para as demais a administração admite a falta de investimentos. A Secretaria de Obras e Viação afirma que não recebe pedidos de moradores para manutenção dos locais, o que demonstra que falta interesse também dos usuários. O secretário e vice-prefeito Almir Zanin salienta que, na medida do possível, a equipe responsável pelo serviço realiza as obras quando são solicitadas. “A nossa ideia era fazer uma parceria com as comunidades para que elas nos ajudassem a cuidar desses locais. Não adianta a gente arrumar se depois eles não usarem e abandonarem ou destruírem o que é feito. Pedimos a colaboração das pessoas”, salienta Zanin, que diz que pretende realizar uma força tarefa para averiguar a situação dos espaços. Confira abaixo como estão as praças de Flores da Cunha.

Praça do Imigrante
A Praça do Imigrante, localizada em frente ao Hospital Fátima, está em bom estado, mas falta atenção com relação à limpeza. Além da grama alta, muitas garrafas de cerveja e latas de refrigerante, copos plásticos e embalagens de iogurte ficam espalhados por todos os lados. Os brinquedos estão em bom estado, assim como os bancos e os equipamentos da academia ao ar livre. Já os banheiros estão sujos e as tampas dos vasos sanitários foram arrancadas.

Fotos/Mirian Spuldaro


Loteamento Parque dos Pinheiros
A praça do loteamento Parque dos Pinheiros está destruída. O terreno ao lado do parque foi transformado em uma pedreira. Os brinquedos estão completamente deteriorados, o que impossibilita o uso. A quadra, localizada a poucos metros, tem sinais de que ainda é utilizada, pois a areia está limpa e não tem lixo acumulado, apesar do mato ter tomado conta do entorno. Moradores reclamam que falta iluminação.


Bairro Aparecida
A praça do bairro Aparecida está com as quatro lixeiras quebradas e dois brinquedos danificados (o escorregador está com um degrau quebrado e os parafusos que prendiam a madeira estão à mostra, oferecendo risco para as crianças). As duas goleiras da quadra de areia (que não tem areia) estão sem as redes e o mato está toma conta do local.


Bairro São José
No bairro São José a população tem à disposição uma quadra de areia. Não existe parquinho. Desde que o jornal iniciou o levantamento a situação do local é a mesma. A tela que protege a quadra está cheia de buracos. Uma das goleiras não tem rede e a outra está completamente rasgada. O mato também predomina.


Bairro Vindima
A praça do bairro Vindima tinha tudo para ser encantadora, por ser calma e estar rodeada de residências. Porém, a realidade que se observa no local não é bem essa. Os brinquedos do parque infantil estão abandonados e não recebem manutenção há tempo. A mesma situação de descaso acontece com a cancha de areia, que está tomada pelo mato, sem redes e com a tela repleta de buracos.


Loteamento Granja União
Apesar do lixo espalhado, a cancha de areia localizada ao lado da praça do loteamento Granja União ainda é utilizada pelas crianças. A situação do parque não é a mesma. Para chegar ao local é necessário atravessar um matagal e quase todos os brinquedos estão quebrados e enferrujados.


Bairro União
A praça que existia no bairro União deu lugar a uma academia ao ar livre, inaugurada em 2014. O lugar está bem conservado e é ponto de encontro para crianças, jovens e adultos. A praça também dispõe de câmeras de segurança e de sistema wifi, que possibilita o acesso gratuito à internet.


Praça Nova Trento
A Praça Nova Trento, entre o Centro e o bairro Aparecida, é a mais bem cuidada de todas as visitadas. O gramado está bem cortado e os canteiros, que no final de 2014 foram alvo de vândalos, agora conservam lindas flores. A limpeza está em perfeitas condições, assim como os equipamentos da academia ao ar livre. O único problema encontrado no local foi no parquinho das crianças, onde um brinquedo (gangorra) estava quebrado, aguardando manutenção.







Projeto da prefeitura, que ainda não está finalizado, prevê uma nova configuração para o espaço público. - Sec. de Planejamento de FC/Digulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário