Geral

Retratos da educação florense

Museu Municipal sedia exposição sobre os 85 anos da Escola Frei Caneca

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", já disse o líder rebelde e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Por isso, completar 85 anos dedicados à educar os florenses é uma tarefa que merece ser mostrada. E esse é o objetivo da exposição 85 anos da Escola Frei Caneca, que está a mostra no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, até o dia 25 de setembro. A entrada para visitação é franca.

A mostra, coordenada pela professora Fernanda Tosetto, reúne objetos confeccionados pelos alunos, ata de criação do grupo escolar e diversas fotos históricas dos primeiros professores e alunos, das primeiras turmas que se formaram na escola, dos eventos e das atividades realizados, além de imagens dos alunos atuais da instituição.

Quem quiser conferir a exposição, as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. As visitas de grupos devem ser agendadas pelo telefone 3292 2777, com Elói ou Neusa ou ainda pelos e-mails neusa.museu@floresdacunha.com.br ou eloi.museu@floresdacunha.com.br. No final de semana, as visitas são feitas apenas sob agendamento.

Trajetória escolar
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca iniciou suas atividades no ano de 1925, com o nome de Grupo Escolar General Osório. A instituição estava localizada num prédio de madeira alugado, na esquina da Avenida 25 de Julho com a rua Maria Dal Conte. Seu primeiro diretor foi Apolinário Alves dos Santos.

De 1927 a 1937, a escola trocou de nome três vezes: passando de Grupo Escolar Silva Jardim para Grupo Escolar Eduardo Marques e, por último, Grupo Escolar de Flores da Cunha. Foi somente no ano de 1940, que a escola recebeu o nome de Frei Caneca e passou a funcionar no prédio atual.

No ano de 1957, uma grande mobilização foi feita para instituir no município as séries ginasiais. Por meio de uma comissão foi criado o Ginásio São Rafael, que como não tinha um local específico para funcionar, iniciou suas atividades junto as instalações do Frei Caneca. O São Rafael funcionou na escola até 1970. Antes disso, em 1967, a rua onde está localizada a escola recebeu o nome da professora Maria Dal Conte, que por vários anos se dedicou a Escola Frei Caneca.

Com o passar dos anos, o Frei Caneca criou o símbolo da escola, instituiu novas séries, criou o grupo de danças - atualmente denominado Herança da Tradição -, fundou a banda marcial, reformou suas instalações, construiu um novo pavilhão e criou o Conselho Escolar. Atualmente, o Frei Caneca conta com 337 estudantes e 19 professores.


No ano de 1942, foto da turma de formandos do Grupo Escolar Frei Caneca. À esquerda (sentada), a professora Maria Dal Conte e no centro, o diretor Oscar Rodrigues.
 

Mostra reúne imagens e fatos sobre a escola.  - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário