Geral

Resultados da Wine South America superam expectativas

Público superou edição anterior em 10% no volume e em 30% na representatividade de países

Muitos brindes, negócios e comemorações deram a tônica dos três dias da segunda edição da Wine South America, validando o posto de maior feira profissional do setor de vinhos da América Latina. Encerrado na sexta-feira, dia 27, em Bento Gonçalves, o evento superou em 10% o total de público registrado no ano anterior, computando a presença de aproximadamente 6,6 mil profissionais ligados ao segmento. A representatividade de participantes internacionais se ampliou em 30%, registrando 21 países presentes. O volume de negócios realizados pelas cerca de 300 marcas expositoras devem também atingir os R$ 10 milhões projetados inicialmente.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado. Mesmo com um dia a menos de realização em relação à 2018, superamos a quantidade de público e também ganhamos em qualidade, pois a maioria veio com uma postura profissional, voltada para o fechamento de negócios. Grandes compradores estiveram presentes e houve oportunidade de negócios para vinícolas de todos os portes”, avalia Marcos Milanez, diretor da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Verona Fiere, que realiza a feira.

A efetividade e a alta qualidade dos empresários trazidos pelo Projeto Comprador, realizado em parceria com Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sebrae, Secretaria de Agricultura, Pecuária, e Desenvolvimento Rural (SEAPDR-RS) do Rio Grande do Sul, e Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) surpreendeu os vinicultores presentes às rodadas de negócio e que apresentavam seus produtos nos estandes na Wine South América.

A oportunidade para estabelecer novos contatos, trocar experiências e fazer negócios foi a tônica também das 45 vinícolas gaúchas e catarinenses presentes nos estandes coletivos do programa Juntos Para Competir e do Sebrae SC. Os dois espaços foram projetados para valorizar o terroir de cada uma das diferentes regiões: Serra, Campanha, Costa Doce e Noroeste gaúchos e Vales da Uva Goethe e Planaltos Serrano e Norte catarinenses. 

“As pequenas vinícolas receberam treinamento prévio, estavam com lançamentos e vieram preparadas para fazer negócios. E, esse ano, circularam pela feira compradores para todos os portes de empresas e há procura também para diferentes nichos de mercado, desde os vinhos de caráter mais popular até os de categoria premium”, pontua Angélica Brandalise, gestora de projetos do Sebrae Serra Gaúcha. Ela salienta também que o momento econômico está mais favorável, pois muitos comerciantes saíam das rodadas de negócios, onde tinham o primeiro contato com os produtores, direto para o estande a fim de degustar e alinhar os pedidos.

Em números

- 300 marcas expositoras

- Presença de 13 países expositores, ampliando a internacionalização do evento

- A participação brasileira será ainda mais expressiva, com 180 marcas

- Do total, 26% dos expositores (80 marcas) estreiam no evento

- Projeto Comprador terá a participação de 230 profissionais do Brasil e do Exterior

- Expectativa de público de 6 mil pessoas de todos os estados brasileiros e de mais de 20 países nos três dias de feira

- Volume de negócios deverá ultrapassar os R$ 10 milhões nos 12 meses seguintes à realização da feira

- 10 mil metros quadrados, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque)

- Maior evento profissional de vinhos na América Latina

 

Mais de 6,6 mil pessoas circularam pelos estandes e participaram das ações promovidas nos três dias da Wine South America 2019. - Augusto Tomasi/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário