Geral

Reitores da UCS, UFRGS e UERGS reúnem-se para alinhar Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha

Encontro contou ainda com a presença do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, que, em sua passagem pela universidade, visitou o TecnoUCS

Na semana em que se comemora o Dia da Inovação, a Universidade de Caxias do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) deram mais um passo em favor do desenvolvimento regional. Os reitores das respectivas instituições, Gelson Leonardo Rech, Carlos André Bulhões Mendes e Leonardo Beroldt, reuniram-se na tarde da segunda-feira, dia 17, no Gabinete da Reitoria da UCS, e discutiram um protocolo de intenções para unir esforços em torno de ações de alto impacto e estruturantes em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da Serra Gaúcha. A agenda teve também a participação do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin.

A proposta articularia formalmente a “Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha”, iniciativa que visa potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação alinhando interesses entre as Instituições de Ensino Superior. Além da UCS, UFRGS e UERGS, o projeto prevê ainda a participação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O encontro estabeleceu aspectos envolvendo a cooperação, e os reitores sinalizaram que a formalização do protocolo deve ocorrer até o final do mês de outubro.

Sobre a Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha

Os debates para formalização de uma Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha começaram ainda em janeiro, encabeçadas inicialmente pela UCS e UFRGS. Em fevereiro, durante encontro na Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, os reitores das quatro Instituições de Ensino Superior assinaram um manifesto formalizando a intenção de criar uma aliança regional. Em julho, nova reunião entre os dirigentes da UCS e da UFRGS sinalizou para que a Universidade de Caxias do Sul liderasse o movimento na região da Serra Gaúcha.

A reunião de segunda-feira deu mais um passo rumo ao fortalecimento das relações entre as instituições de Ensino Superior da Serra Gaúcha. A partir do encontro, ficou decidido o modelo de colaboração entre as universidades, que terá foco no caráter técnico, científico e cultural, e deve ser realizada por meio de projetos e de convênios específicos, mas de comum acordo entre as IES.

A iniciativa será semelhante à Aliança para Inovação envolvendo UFRGS, PUCRS e Unisinos, em prática desde 2018, na Região Metropolitana, e que foi responsável, entre outras ações, pelo Pacto Alegre.

 - Bruno Zulian/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário