Geral

Regulamentadas as vagas de estacionamento para idosos

Regulamentação da prefeitura prevê a confecção de um cartão de identificação para habilitar os beneficiados. Fiscalização será feita pela Brigada

O prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna (PMDB), regulamentou por meio de um decreto a utilização de vagas de estacionamento especiais para idosos e deficientes na área central do município. A iniciativa tem base nas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e assegura 5% de vagas de estacionamento público para idosos e 2% dos lugares para veículos pertencentes ou que transportem pessoas com dificuldades. Conforme a lei, são consideradas idosas as pessoas com mais de 60 anos.

Entretanto, desde a demarcação das vagas, o que se percebe no Centro de Flores é o não cumprimento – e a falta de fiscalização – da nova norma. Conforme o prefeito, a ação é considerada de extrema importância para a qualidade de vida dos idosos. “Eles necessitam de fácil acesso, é um direito deles. Basta a população respeitar”, frisa Lídio.

Para estacionar nos locais específicos os idosos e os portadores de deficiência física deverão solicitar na prefeitura uma credencial expedida pelo Departamento de Trânsito. O documento deverá ser posicionado em local visível, sobre o painel do veículo, quando o mesmo estiver estacionado. Conforme o diretor de Trânsito Décio Stangherlin, o Marinho, a carteira é nominal e pode ser usada em outros veículos desde que esteja transportando o idoso ou PPD. “É uma nova norma que exigirá respeito de todos. Essas vagas em pontos estratégicos foram criadas para colaborar com o trânsito”, afirma Marinho.

Para fazer a certeira é preciso ter 60 anos completos e procurar o Departamento de Trânsito, no térreo da prefeitura (Rua São José, 2.500, no Centro), preencher a regulamentação e apresentar cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3292.1722, no Departamento de Trânsito.

A fiscalização ficará sob responsabilidade da Brigada Militar (BM), que tentará controlar o uso correto das vagas. Marinho lembra que no próximo ano deve ser criada a Guarda Municipal, a qual será responsável pelas questões de trânsito, liberando os PMs para atuação exclusiva na área da segurança.

Depoimentos
No Centro, segundo alguns comerciantes, as vagas de idosos não estão sendo respeitadas e mal interpretadas. Alguns afirmam que o idoso acaba estacionando e deixando o carro na vaga o dia todo, ou por várias horas. Os comerciantes alegam que falta conscientização da população que não respeitar e ‘finge não ver’ que são vagas especiais. O mesmo acontece com as vagas de deficientes, principalmente no turno da tarde, quando o fluxo é maior.

Para o agricultor aposentado João Tibolla, 74 anos, se todos respeitarem a medida irá melhorar o acesso dos idosos a lojas, mercados e demais estabelecimentos. “Antes eu tinha que procurar estacionamento ou deixar o carro longe. Agora, quando eu encontro, consigo ficar próximo da farmácia e bancos, faço meus serviços e libero a vaga para outras pessoas”, detalha Tibolla, que reside no distrito de Otávio Rocha.


Pedido de cartão que habilita estacionamento em vagas especiais deve ser feito na prefeitura.

João Tibolla aprova a medida e espera respeito dos motoristas. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário