Região da Serra volta à bandeira laranja
Regras passam a valer a partir da próxima terça-feira, dia 23
O Governo do Estado divulgou na noite deste sábado, dia 20, a atualização das bandeiras do Distanciamento Controlado. A região da Serra, que estava na bandeira vermelha, voltou para a bandeira laranja, o que indica que a região se encontra em um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus; ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. A vigência da nova bandeira inicia na terça-feira, dia 23 – saiba mais abaixo. De acordo com os dados, a região que integra 50 municípios obteve melhora nos indicadores em termos de ocupação e disponibilidade de leitos de UTI. Pelos números de sexta-feira, dia 19, a região ampliou de 33 para 82 os leitos de UTI livres. A ocupação de UTIs por pacientes de SRAG caiu de 71 para 51 e de confirmados para Covid-19, reduziu de 44 para 39.
Na atualização, o mapa indica cinco áreas que aumentaram o risco de Covid-19 e foram classificadas na bandeira vermelha: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa e Palmeira das Missões. Além destas regiões, tiveram piora, passando da cor amarela para a laranja, as áreas de Pelotas, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul.
Além da região de Caxias do Sul, melhoraram os índices as regiões de Uruguaiana, Santa Rosa e Bagé.
Mudança na divulgação
A partir desta semana, o governador Eduardo Leite anunciou mudanças na sistemática de anúncio e confirmação das bandeiras do Distanciamento Controlado.
Para dar uma oportunidade de discussão sobre os dados e as consequentes bandeiras antes de entrarem em vigor, o governo decidiu antecipar a coleta de dados dos 11 indicadores de propagação de coronavírus e da capacidade de atendimento de saúde para quinta-feira e rodar os cálculos do modelo na sexta-feira. A partir disso, será aberto um prazo até as 8h de segunda-feira para que os municípios apresentem eventual divergência nos números.
Na sequência, a sistemática do modelo passa a incluir nova etapa: uma reunião do Gabinete de Crise, na segunda-feira pela manhã, para analisar os dados e decidir se o recurso é pertinente. No mesmo dia, à tarde, o governador fará o anúncio definitivo do mapa, que será vigente a partir de terça até a segunda-feira posterior.
Novo calendário de divulgação e validade das bandeiras:
• QUINTA
Coleta de dados.
• SEXTA
Cálculo e divulgação das bandeiras.
• SEGUNDA
Manhã:
- Até 8h, prazo para municípios apresentarem divergência nos números.
- Gabinete de Crise analisa recursos.
Tarde:
- Divulgação do mapa definitivo.
• TERÇA
Início da vigência do novo mapa.
0 Comentários