Geral

Quatro grupos musicais animarão a Noite Italiana de Antônio Prado

Girotondo, Q´ Balanço, Os Colonos Zo Scarpon e Som do Sul prometem divertir o público nos dias 19 e 26 de agosto

A 41ª Noite Italiana de Antônio Prado, marcada para os dias 19 e 26 de agosto, no Centro de Eventos, terá a animação de quatro grupos musicais da região: Girotondo e Q´ Balanço (19); Os Colonos Zo Scarpon e Som do Sul (26). Além da farta gastronomia, com mais de 30 opções no cardápio, servido à vontade durante as duas noites, a festa se destaca pela animação.

Conheça mais sobre cada grupo:

Girotondo: é formado por nove músicos tipicamente trajados como os imigrantes italianos que se vestiam nos primeiros tempos. Natural de Caxias do Sul, o Grupo Girotondo tem seu repertório essencialmente formado por canções do Talian – língua originada a partir dos diversos dialetos vindos da Itália e estabelecidos na Serra Gaúcha há mais de 147 anos. Os componentes, em sua maioria, já pertenceram a outros grupos típicos italianos que marcaram época e história nesse segmento artístico italiano. Com seu foco principal em um espetáculo típico imigrante, o Girotondo apresenta-se com todo instrumental plugado como um grupo de baile e ao som da gaita, teclado, guitarra, bateria, contrabaixo, dois metais e três vozes principais, sendo que sete integrantes cantam. Muita interatividade e performances típicas pode-se esperar do grupo que já se apresentou em vários locais do Sul e Sudeste do Brasil.

Q´ Balanço: foi fundado em 2003, em Antônio Prado, batizado como Balanço Fandangueiro, com a gravação de dois CD's, em 2015 e 2017. No decorrer da carreira o grupo tornou-se conhecido na região serrana por apresentar um repertório diversificado, por adotarem um estilo próprio em animação de fandangos, festas italianas e apresentações em geral. Em janeiro de 2023, o nome do grupo foi alterado para Q'Balanço.

Os Colonos Zo Scarpon: fundado em outubro de 2002, em Caxias do Sul, realizou o primeiro show juntamente com o lançamento do 1° CD. O grupo de músicos, vindo de outras bandas do cenário musical, como Ego Mecanóide, Itamone, Os Bertussi e Grupo Ricordi, surge com uma proposta inovadora, onde o maior desafio seria a alegria em forma de música e teatro. A partir de então, os trabalhos se iniciaram pelos palcos das feiras, festas e eventos de diversas cidades do Sul do País, onde sempre teve a aceitação do público em geral das diversas faixas etárias. O nome “Zo Scarpon”, por ser italiano, mantém no repertório músicas e letras cantadas com sotaque interiorano. Em 2008 lançam o 2° CD, incluindo mais um nome adicional, “Os Colonos”. Em 2011, surgiu o desafio de fazer algo mais ousado, como a gravação de um DVD, porém em formato de clipes, atuando também como atores e lançado em agosto do mesmo ano. Em 2016 uma coletânea, com a soma dos dois primeiros CDs, totalizando 21 músicas, e, em 2017, o CD “La Bella Polenta” com 14 canções tradicionais e folclóricas de Domínio Público para acrescentar e abrilhantar a Cultura Italiana. Em 2018 foi lançado o clipe Mérica Mérica e por fim, em 2020, o clipe O Colono (Letra de Teixeirinha).

Som do Sul: conta com um elenco artístico da mais alta qualidade e experiência musical, o que, aliás, é reconhecido pela maioria do público, tanto quem dança, quanto quem assiste. Portanto, bagagem e repertório não faltam para alegrar em todas as apresentações. “Hoje nos fundimos em busca de um sonho e ideal comum - criar um grupo, primando pela união, amizade, cultura e tradição, retratados através da música. Nossa proposta é fazer a verdadeira, autêntica música gaúcha com qualidade por todos os rincões, fandangos e shows onde passamos”.

O público da Noite Italiana será recepcionado no Centro de Eventos pelas soberanas de Antônio Prado, a rainha Ingrid Lodi Barison e as princesas, Amanda Falavigna e Ana Júlia Toresan Cavazzola, além dos conhecidos mascotes, o Nono Valentin e a Nona Valentina.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário