Geral

Proteja seu melhor amigo

Profissionais dão dicas para evitar problemas com os pets no inverno

O inverno é a estação que exige mais cuidado com os pets, pois frio e umidade se tornam uma combinação perfeita para o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, como gripe e pneumonia, e osteoarticulares, como dores nas articulações. Por isso, é preciso redobrar a atenção com os bichinhos.
Para cães e gatos, conforme explica a veterinária Jéssica Erhart, da Agrobichos, a orientação é evitar que o animal permaneça na chuva ou vento e que a caminha fique em contato direto com o chão, protegendo sempre com uma lona ou cobertor. Também devem ser disponibilizadas cobertas ou mantas e assegurar que o local seja bem arejado, porém sem correntes de vento. “Recomenda-se o uso de roupas para os filhotes e idosos, principalmente os com pelo mais curto”, salienta a profissional.
Os passeios podem ser mantidos, porém dando preferência aos dias menos úmidos e frios. A recomendação é que o animal seja seco e aquecido toda vez que retornar para casa. Também é importante manter as vacinas em dia para evitar a queda da imunidade. “As vacinas antirrábica e polivalente para cães e gatos são indispensáveis e devem ter seus reforços feitos anualmente. Outras vacinas podem ser solicitadas pelo veterinário de acordo com o histórico e estilo de vida de cada pet, como por exemplo, a vacina contra a traqueobronquite infecciosa canina, popularmente conhecida como vacina contra a “gripe” canina, que normalmente é indicada para cães que tem uma rotina mais intensa de convívio com outros animais e para os cães com o focinho mais curto (raças braquicefálicas)”, explica Elizete Pickler, proprietária da Dog e Cia.

Alimentação e banhos
Em relação à alimentação, Jéssica explica que que ela deve ser mantida a mesma, sempre respeitando a quantidade diária, calculada conforme o peso e o porte do animal. Caso haja o incremento com petiscos, frutas, sachês ou patês, deve-se reduzir a quantidade da ração. “A alimentação humana não é recomendada para os pets, pois temperos, sal e conservantes prejudicam sua saúde”, adverte.
Elizete acrescenta que fornecer água limpa e fresca de maneira contínua é muito importante mesmo no inverno, especialmente para os felinos. Os gatos, fisiologicamente, bebem menos água em relação a outras espécies e, no inverno, isso pode ficar mais evidente ainda. “O baixo consumo de água pode desencadear uma série de problemas para a saúde do pet, como doenças do trato urinário inferior, por exemplo. O estímulo ao consumo de água deve ser feito através de fontes d´água, maior disponibilidade de recipientes com água limpa e fresca em vários cômodos e por meio de alimentação úmida (sachês ou patês)”, ensina Elizete.

Confira outras dicas para proteger seu pet
- Evite que os pets fiquem expostos ao frio e à chuva sem que tenham algum refúgio para proteção contra intempéries.
- Para os animais que vivem fora de casa, garanta que o seu abrigo resista à entrada de água e esteja em um local passível de aquecimento com o calor do sol, evitando locais que permitam a incidência direta e intensa de vento.
- Para os pets que vivem dentro de casa, recomenda-se que as caminhas não permaneçam em contato direto com o chão em virtude da umidade. É possível utilizar caminhas com pés ou colocar algum revestimento de borracha embaixo.
- Para os gatos, pode ser interessante investir em tocas com arranhadores. Eles adoram esses ambientes, tanto pela privacidade quanto por funcionarem como proteção para o vento e o frio.
- Para auxiliar na manutenção da temperatura dos pets, é de suma importância que sejam oferecidos cobertores ou mantas, os quais devem ser regularmente higienizados.
- Evite mudanças bruscas de temperatura, ou seja, se o animal está em um ambiente muito aquecido, deve-se evitar que tenha acesso a áreas muito frias de forma repentina.
- Mantenha as vacinas dos pets em dia. As vacinas antirrábica e polivalente para cães e gatos são indispensáveis e devem ter seus reforços feitos anualmente. Outras vacinas podem ser solicitadas pelo veterinário de acordo com o histórico e estilo de vida de cada pet.
- Fornecer água limpa e fresca de maneira contínua é muito importante mesmo no inverno.
- No caso de pássaros, mantenha água fresca e alimento de boa qualidade. No frio, as aves tendem a comer mais, então é necessário mais quantidade de comida à disposição. Evite locais úmidos e com correntes de vento. Casinhas são uma ótima opção para se abrigarem. Outra recomendação é cobrir a gaiola à noite. Também é importante que eles se exponham ao sol.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário